Xavi Cardoso é reforço de luxo para o Giovinazzo

Xavi Cardoso, presente no Campeonato do Mundo que decorreu em Novara, regressa a Itália, agora para actuar na Serie A1. O internacional português de 29 anos é reforço do Giovinazzo.

Xavi Cardoso é reforço de luxo para o Giovinazzo

Três meses e meio depois de ter sido um dos escolhidos por Paulo Freitas para representar a selecção portuguesa no Campeonato do Mundo que decorreu em Novara, Xavier Cardoso está de regresso a Itália, agora para representar o Giovinazzo na Serie A1, principal campeonato italiano.

Na Oliveirense desde 2021 - depois de ter representado as equipas principais de Valongo, Benfica e Sanjoanense -, Xavi Cardoso foi afastado dos trabalhos da equipa de Oliveira de Azeméis a meio de Novembro, e vai agora embarcar para a sua primeira aventura além-fronteiras.

Com 29 anos (completa 30 em Fevereiro), Xavi Cardoso é reconhecido pela sua disponibilidade física e intensidade, sendo um motor de tracção para qualquer equipa. Reforço estelar para o campeonato italiano, desde já transformará o Giovinazzo, de mero competidor pela manutenção a candidato claro a um dos oito primeiros lugares, que valem o acesso ao play-off.

Giovinazzo

Sediado na região de Puglia, com o adversário mais próximo (o Follonica) a mais de 650 km por estrada, o Giovinazzo voltou à categoria máxima italiana em 2023, e só asseguraria a salvação no play-out final. E esta época não começou da melhor maneira. Liderado por Pino Marzella, herói na conquista do "scudetto" em 1980 (o único do clube), o Giovinazzo não logrou mais do que dois empates nos sete primeiros jogos. Marzella saiu e assumiu outra referência do Hóquei em Patins transalpino: Giambattista Massari.

Tipo como um dos grandes técnicos italianos, Massari, de 80 anos, vai fazendo da sua idade um posto. O Giovinazzo empatou com o Monza, venceu Viareggio, Sarzana e Sandrigo e empatou com o Valdagno na despedida de 2024. Cinco jogos sem perder, para um total de 13 pontos e um 9º lugar às portas da Coppa Italia. Mas, ainda que a matemática o permita, desportivamente, será complicado. No regresso da Serie A1 em 2025, para o fecho da primeira volta e definição dos apurados para a Coppa, o Giovinazzo joga, a 5 de Janeiro, na pista do líder Trissino.

No Giovinazzo, Xavi Cardoso vai coincidir com outro português. Francisco Veludo - que também esteve no Mundial, mas ao serviço de Angola - está na sua quinta temporada em Itália e, na primeira época em Giovinazzo, não tardou a conquistar os adeptos locais. Outros jogadores portugueses no principal campeonato italiano são Alvarinho e João Pinto (Trissino), Carlitos (Montebello), Ivo Silva (Bassano), Filipe Fernandes (Lodi) e Tiago Sanches (Valdagno).

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny