«Decidi terminar a minha carreira desportiva»
Marc Torra anunciou o fim da carreira como atleta. Aos 40 anos, o capitão da Oliveirense fará a sua última época, ficando para a História, entre outras conquistas, três Ligas Europeias consecutivas por três emblemas diferentes.
Marc Torra anunciou esta quarta-feira o "pendurar de patins". Num comunicado em catalão que traduzimos na íntegra abaixo, o natural de Tordera porá fim a uma carreira como jogador repleta de títulos.
É uma das grandes figuras do Hóquei em Patins neste século. Começou em Tordera, representou o Lloret e explodiu no Vic antes de cumprir o sonho de representar o Barcelona.
Vestiu de blaugrana em cinco temporadas. Ganhou a Liga Europeia, mais importante prova europeia, em 2014, em pleno Palau Blaugrana. Voltou a vencer em 2015, em Bassano. Não se estranhava. Rumou ao Benfica e voltou a ganhar o mais importante troféu, em 2016, com uma equipa em que contava com os compatriotas Trabal e Adroher. Regressou à Catalunha, a um mais modesto Reus. Mas voltou a vencer a Liga Europeia, em 2017, em Lleida.
As quatro conquistas europeias consecutivas, três delas por três clubes distintos, serão o marco mais relevante de uma carreira em que não faltam triunfos. Como três campeonatos espanhóis, um campeonato português ou, por uma Oliveirense em que os títulos não são tão comuns, uma Taça de Portugal, em 2019, e uma Taça Continental, no arranque desta temporada.
A nível de selecções, por "La Roja", também não faltam títulos a Torra. Quatro campeonatos do Mundo e dois campeonatos da Europa adornam o seu invejável palmarés.
Marc Torra completou 40 anos. Está na Oliveirense desde 2018 e é capitão da equipa de Oliveira de Azeméis desde 2020. Com o anúncio do final de carreira, será mais uma baixa para a temporada que se avizinha, juntando-se - pelo menos - a Xavi Cardoso (que já partiu para os italianos do Giovinazzo), Xano Edo e Facundo Navarro (que rumarão ao Sporting).
Amigos, colegas, seguidores e comunicação social:
Hoje estou perante um momento muito especial e, ao mesmo tempo, difícil de partilhar com todos vós: decidi terminar a minha carreira desportiva.
Depois de muitos anos de dedicação, sacrifício e paixão, sinto que chegou o momento de me afastar e terminar este capítulo da minha vida.
Esta decisão não foi fácil e foi acompanhada de muita reflexão. Tive a sorte de viver experiências inesquecíveis, de partilhar momentos extraordinários com colegas, de conquistar troféus que nunca poderia imaginar e de receber o apoio incondicional dos meus entes queridos e de todos aqueles que me seguiram e apoiaram ao longo dos anos.
O desporto ensinou-me lições valiosas, permitiu-me ultrapassar os meus próprios limites e deu-me uma plataforma para inspirar outros.
Agradeço profundamente à minha família, amigos que são como família, aos meus pais, irmã, avós e à minha esposa e filhos que foram o meu motor durante todos estes anos, e principalmente a ti Pai, porque juntos iniciamos este sonho e lá de cima sempre te notei ao meu lado.
Também aos meus treinadores, companheiros e patrocinadores que tive ao longo da minha carreira e, claro, aos adeptos que me acompanharam nesta caminhada. Sem o apoio deles nada disto teria sido possível.
Embora me retire das competições, o desporto continuará muito presente, será uma parte fundamental da minha vida. A paixão pelo trabalho em equipa, pelo esforço e pela superação continuará a ser o motor que me impulsiona a seguir em frente noutras áreas. De cabeça erguida e coração cheio de gratidão, termino esta etapa com a certeza de que dei o meu melhor em cada momento e em cada clube que representei.
Obrigado a todos os que fizeram parte desta caminhada. Vejo-o em uma nova etapa.
Com todo o meu carinho,
Marc Torra Sayó
Quarta-feira, 8 de Janeiro de 2025, 15h02