Óquei de Barcelos sobe à liderança, Porto cai em Reus
O Óquei de Barcelos venceu em França e assume a liderança do Grupo A da Champions League depois do Noia perder no Palau Blaugrana. O Barcelona volta a entrar na zona de qualificação para os 'quartos' à custa de um Porto derrotado em Reus.
A derradeira jornada da primeira volta da fase de grupos da Champions League foi agridoce para as equipas portuguesas do Grupo A. Doce para o Óquei de Barcelos e muito amarga para o Porto.
O Óquei de Barcelos venceu na pista do Saint-Omer, campeão francês, por 2-5, ascendendo ao 1º lugar em virtude da derrota do Noia no Palau Blaugrana.
Miguel Rocha inaugurou cedo o marcador e voltou a bater Pedro Chambel aos 10 minutos, de grande penalidade. Mas os gauleses, ainda sem qualquer ponto, não baixaram os braços. Fabien Savreux pediu desconto de tempo e "Pichu" Balmaceda, que representou Turquel e Parede em Portugal, reduziu. Luís Querido fez o 1-3, mas Marçal Cuenca repôs de pronto a diferença mínima e Roc Llisa até teve oportunidade para igualar de livre directo antes do intervalo. No entanto, Conti Acevedo negou-lhe o golo.
Como acabara, assim recomeçaria. Cuenca teve oportunidade de bisar e igualar, mas Conti voltou a estar intransponível na bola parada, agora numa grande penalidade. E quem não marca... Miguel Rocha selou o hat-trick aos oito minutos e Luis Querido fez o seu segundo no jogo aos 11.
Pálido Porto em Reus
Por igual 5-2, o Porto perdeu em Reus, amenizando nos minutos finais um resultado que ainda assim é pesado e se segue a outra derrota, em Valongo, para o Campeonato Placard.
Na primeira parte, só houve um golo, de Maxi Oruste, mas ficou bem vincada a falta de Rafa, operado à clavícula direita e com um tempo de paragem previsto de três meses. Na etapa complementar, os "roiginègre" foram tremendamente eficazes.
Marti Casas, com apenas minuto e meio jogado, fazia o segundo e, ainda antes de estarem cumpridos cinco minutos, assinava o terceiro.
O Porto não conseguia reagir. Guillem Jansá ampliava e Martí Casas, com o seu terceiro tento na partida, levava a equipa de Jordi Garcia a uma vantagem de mão cheia.
A vitória já não escapava e os reusences procuraram gerir o jogo. Os de Ricardo Ares, mesmo com pouco esclarecimento, procuravam o golo, e lograriam reduzir por Diogo Barata e Gonçalo Alves, dando alguma - mas pouca - cor a uma derrota pesada.
Barcelona quebra invencibilidade do Noia
Aproveitando a derrota do Porto, o Barcelona entrou nos quatro primeiros, os lugares de apuramento para os quartos-de-final.
Os blaugrana venceram na recepção ao Noia por claros 6-1, tendo a equipa de Sant Sadurní, que ainda não tinha perdido, resistido até aos sete minutos finais da primeira parte. Ignacio Alabart e Matias Pascual marcaram antes do intervalo e o Barcelona embalou para o seu segundo triunfo na fase de grupos.
No arranque da segunda parte, Marc Grau ampliou e Alabart, com mais dois golos, elevou para cinco golos sem resposta que matavam o jogo. Toni Salvadó reduziu a dois minutos e meio do fim, mas caberia a Pablito Álvarez fechar as contas da partida.
A 6ª jornada, primeira da segunda volta, disputa-se a 16 de Janeiro, com a inversão dos jogos desta 5ª jornada.
5ª jornada
• Saint-Omer 2-5 Óquei de Barcelos • 9.Jan
• Barcelona 6-1 Noia • 9.Jan
• Reus 5-2 Porto • 9.Jan
Classificação
1º Óquei de Barcelos (11), 2º Noia (10 pontos), 3º Reus (9), 4º Barcelona (7), 5º Porto (6), 6º Saint-Omer (0)
6ª jornada
• Porto vs. Reus • 16.Jan, 20h30
• Noia vs. Barcelona • 16.Jan, 20h30
• Óquei de Barcelos vs. Saint-Omer • 16.Jan, 21h30
Quinta-feira, 9 de Janeiro de 2025, 21h41