Óquei de Barcelos sobe à liderança, Porto cai em Reus

O Óquei de Barcelos venceu em França e assume a liderança do Grupo A da Champions League depois do Noia perder no Palau Blaugrana. O Barcelona volta a entrar na zona de qualificação para os 'quartos' à custa de um Porto derrotado em Reus.

Óquei de Barcelos sobe à liderança, Porto cai em Reus

A derradeira jornada da primeira volta da fase de grupos da Champions League foi agridoce para as equipas portuguesas do Grupo A. Doce para o Óquei de Barcelos e muito amarga para o Porto.

O Óquei de Barcelos venceu na pista do Saint-Omer, campeão francês, por 2-5, ascendendo ao 1º lugar em virtude da derrota do Noia no Palau Blaugrana.

Miguel Rocha inaugurou cedo o marcador e voltou a bater Pedro Chambel aos 10 minutos, de grande penalidade. Mas os gauleses, ainda sem qualquer ponto, não baixaram os braços. Fabien Savreux pediu desconto de tempo e "Pichu" Balmaceda, que representou Turquel e Parede em Portugal, reduziu. Luís Querido fez o 1-3, mas Marçal Cuenca repôs de pronto a diferença mínima e Roc Llisa até teve oportunidade para igualar de livre directo antes do intervalo. No entanto, Conti Acevedo negou-lhe o golo.

Como acabara, assim recomeçaria. Cuenca teve oportunidade de bisar e igualar, mas Conti voltou a estar intransponível na bola parada, agora numa grande penalidade. E quem não marca... Miguel Rocha selou o hat-trick aos oito minutos e Luis Querido fez o seu segundo no jogo aos 11.

Pálido Porto em Reus

Por igual 5-2, o Porto perdeu em Reus, amenizando nos minutos finais um resultado que ainda assim é pesado e se segue a outra derrota, em Valongo, para o Campeonato Placard.

Na primeira parte, só houve um golo, de Maxi Oruste, mas ficou bem vincada a falta de Rafa, operado à clavícula direita e com um tempo de paragem previsto de três meses. Na etapa complementar, os "roiginègre" foram tremendamente eficazes.

Marti Casas, com apenas minuto e meio jogado, fazia o segundo e, ainda antes de estarem cumpridos cinco minutos, assinava o terceiro.

O Porto não conseguia reagir. Guillem Jansá ampliava e Martí Casas, com o seu terceiro tento na partida, levava a equipa de Jordi Garcia a uma vantagem de mão cheia.

A vitória já não escapava e os reusences procuraram gerir o jogo. Os de Ricardo Ares, mesmo com pouco esclarecimento, procuravam o golo, e lograriam reduzir por Diogo Barata e Gonçalo Alves, dando alguma - mas pouca - cor a uma derrota pesada.

Barcelona quebra invencibilidade do Noia

Aproveitando a derrota do Porto, o Barcelona entrou nos quatro primeiros, os lugares de apuramento para os quartos-de-final.

Os blaugrana venceram na recepção ao Noia por claros 6-1, tendo a equipa de Sant Sadurní, que ainda não tinha perdido, resistido até aos sete minutos finais da primeira parte. Ignacio Alabart e Matias Pascual marcaram antes do intervalo e o Barcelona embalou para o seu segundo triunfo na fase de grupos.

No arranque da segunda parte, Marc Grau ampliou e Alabart, com mais dois golos, elevou para cinco golos sem resposta que matavam o jogo. Toni Salvadó reduziu a dois minutos e meio do fim, mas caberia a Pablito Álvarez fechar as contas da partida.

A 6ª jornada, primeira da segunda volta, disputa-se a 16 de Janeiro, com a inversão dos jogos desta 5ª jornada.

5ª jornada

• Saint-Omer 2-5 Óquei de Barcelos • 9.Jan

Barcelona 6-1 Noia • 9.Jan

Reus 5-2 Porto • 9.Jan

Classificação

1º Óquei de Barcelos (11), 2º Noia (10 pontos), 3º Reus (9), 4º Barcelona (7), 5º Porto (6), 6º Saint-Omer (0)

6ª jornada

• Porto vs. Reus • 16.Jan, 20h30

• Noia vs. Barcelona • 16.Jan, 20h30

• Óquei de Barcelos vs. Saint-Omer • 16.Jan, 21h30

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Uma Taça de sorte condicionada

Uma Taça de sorte condicionada

Por José Pedro Silva: A Taça de Portugal vai para os 16-avos, ainda sem qualquer duelo entre equipas da categoria máxima. Condicionada, torna mais provável as equipas 'pequenas' receberem um 'grande', mas cada vez mais difícil chegarem longe da prova.

«Do Panchito, muita gente fala, mas pouca gente conhece»

«Do Panchito, muita gente fala, mas pouca gente conhece»

Para toda uma geração que não nasceu a tempo de ver os falados astros de outrora, Panchito é uma referência, um ícone, uma lenda. Para alguns, só não é o melhor de sempre no Hóquei, porque o que ele jogava era distinto, mágico. Completa 50 anos.

World Skate Europe
Só Quévert vence no Grupo B

Só Quévert vence no Grupo B

Os primeiros pontos de uma equipa francesa na fase de grupos, com a vitória do Quévert sobre o Valongo, marcam a 5ª jornada. No Grupo B, só o Quévert venceu. Entre Liceo e Benfica houve um inusitado nulo e Oliveirense e Trissino empataram a um.

World Skate Europe
Dia de Jogo: 9 de Janeiro de 2025

Dia de Jogo: 9 de Janeiro de 2025

9 de Janeiro de 2025 é 'Dia de Jogo' na Champions League. Na primeira jornada do novo ano da mais importante prova europeia, destaque para as visitas de Porto e Benfica às pistas de Reus e Liceo.

«Decidi terminar a minha carreira desportiva»

«Decidi terminar a minha carreira desportiva»

Marc Torra anunciou o fim da carreira como atleta. Aos 40 anos, o capitão da Oliveirense fará a sua última época, ficando para a História, entre outras conquistas, três Ligas Europeias consecutivas por três emblemas diferentes.