Só Quévert vence no Grupo B

Os primeiros pontos de uma equipa francesa na fase de grupos, com a vitória do Quévert sobre o Valongo, marcam a 5ª jornada. No Grupo B, só o Quévert venceu. Entre Liceo e Benfica houve um inusitado nulo e Oliveirense e Trissino empataram a um.

Só Quévert vence no Grupo B
Foto de capa: World Skate Europe

Na 5ª jornada do Grupo B da fase de grupos da Champions League, houve festa de Quévert e Liceo. Por motivos distintos.

O Quévert festejou os primeiros pontos de um emblema francês [no Grupo A, o Saint-Omer soma cinco derrotas] na presente edição da mais importante prova europeia, e logo com uma vitória, sobre o Valongo por 5-4.

Os valonguenses tinham surpreendido no fim-de-semana ao vencerem o Porto, líder do Campeonato Placard, mas não conseguiram aproveitar o embalo anímico.

Logo no dobrar do primeiro minuto, Mateo Garcia inaugurou o marcador. Kyllian Gil at+e não tardou a igualar, mas Guido Pellizzari voltaria a dar vantagem aos gauleses. E Arthur Landrin, de livre directo, ampliaria para 3-1 antes do intervalo.

De regresso dos balneários, o Valongo reagiu. Depois de azul a Corentin Turluer, João Almeida não aproveitou o livre directo, mas Kyllian marcou na superioridade numérica e, logo de seguida, Gabriel Azevedo igualou a três.

A recuperação dos portugueses foi traída pelo português Tomás Cardoso, a colocar mais uma vez a equipa francesa na frente. Gabriel Azevedo voltou a igualar, agora a quatro, mas, a sete minutos do fim, Roman Ricaille fixaria o 5-4 do contentamento gaulês.

E o Quévert foi o único a vencer nesta 5ª jornada no Grupo B.

Nenhum golo entre Liceo e Benfica

O Liceo impôs um nulo, sempre raro no Hóquei em Patins, ao Benfica. No Palacio de los Deportes, a equipa de Juan Copa, mesmo sem contar com Tato Ferruccio, lesionado, parou a marcha triunfal do Benfica com uma exibição particularmente inspirada de Martí Serra.

O guarda-redes que, diz-se, poderá rumar ao Calafell na próxima temporada, defendeu uma grande penalidade de João Rodrigues com pouco mais de três minutos decorridos e "engatou" para uma noite memorável.

O Benfica foi mais perigoso na primeira parte - e carregou na fase final do jogo -, mas sem sucesso, e poderá também agradecer a Pedro Henriques a sua segurança para manter a invencibilidade nesta campanha europeia.

O nulo final foi efusivamente celebrado pelos liceístas, apesar de manterem o 4º lugar, a quatro pontos do Trissino e dois da Oliveirense, e de terem agora o Quévert a três pontos.

Menos mal, um golo para Oliveirense e Trissino

Em Oliveira de Azeméis, os atacantes de Oliveirense e Trissino não fizeram muito melhor que os de Liceo e Benfica, terminando o jogo com um empate a um.

Bruno Di Benedetto assinou o único tento da primeira parte aos 11 minutos, num jogo marcado pelo equilíbrio, na luta pelo 2º lugar. A Oliveirense teve algum ascendente, mas o Trissino chegou e parte com dois pontos de vantagem na classificação.

Tiago Sousa, treinador do Trissino que foi guarda-redes da Oliveirense de 2006 a 2010, coincidindo nas duas últimas temporadas com o então defesa - agora treinador da Oliveirense - Nuno Resende, não pode contar com Giulio Cocco, mas os italianos mostraram alguns dos argumentos na liderança da Seria A1.

Com uma exibição sólida, tiveram a "felicidade" de sobreviver a uma grande penalidade de Franco Platero e um livre directo de Lucas Martinez e, com a Oliveirense a mostrar as dificuldades em construir oportunidades de golo que evidencia no Campeonato Placard [é o pior ataque, com 24 golos em 10 jogos], o Trissino igualaria a 11 minutos do fim, pelo capitão João Pinto.

Os visitados já tinham nove faltas quando os italianos chegaram ao empate e tiveram de jogar com isso até final, apesar de terem mostrado mais vontade em chegar à vitória. O Trissino não conseguiu pressionar de forma a forçar a 10ª falta e o jogo acabou com divisão de pontos.

A 6ª jornada, primeira da segunda volta, disputa-se a 16 de Janeiro, com a inversão dos jogos desta 5ª jornada.

5ª jornada

Quévert 5-4 Valongo • 9.Jan

• Liceo 0-0 Benfica • 9.Jan

• Oliveirense 1-1 Trissino • 9.Jan

Classificação

1º Benfica (13 pontos), 2º Trissino (10), 3º Oliveirense (8), 4º Liceo (6), 5º Quévert (3), 6º Valongo (1)

6ª jornada

• Benfica vs. Liceo • 16.Jan, 20h

• Trissino vs. Oliveirense • 16.Jan, 20h45

• Valongo vs. Quévert • 16.Jan, 21h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Uma Taça de sorte condicionada

Uma Taça de sorte condicionada

Por José Pedro Silva: A Taça de Portugal vai para os 16-avos, ainda sem qualquer duelo entre equipas da categoria máxima. Condicionada, torna mais provável as equipas 'pequenas' receberem um 'grande', mas cada vez mais difícil chegarem longe da prova.

«Do Panchito, muita gente fala, mas pouca gente conhece»

«Do Panchito, muita gente fala, mas pouca gente conhece»

Para toda uma geração que não nasceu a tempo de ver os falados astros de outrora, Panchito é uma referência, um ícone, uma lenda. Para alguns, só não é o melhor de sempre no Hóquei, porque o que ele jogava era distinto, mágico. Completa 50 anos.

Óquei de Barcelos sobe à liderança, Porto cai em Reus

Óquei de Barcelos sobe à liderança, Porto cai em Reus

O Óquei de Barcelos venceu em França e assume a liderança do Grupo A da Champions League depois do Noia perder no Palau Blaugrana. O Barcelona volta a entrar na zona de qualificação para os 'quartos' à custa de um Porto derrotado em Reus.

World Skate Europe
Dia de Jogo: 9 de Janeiro de 2025

Dia de Jogo: 9 de Janeiro de 2025

9 de Janeiro de 2025 é 'Dia de Jogo' na Champions League. Na primeira jornada do novo ano da mais importante prova europeia, destaque para as visitas de Porto e Benfica às pistas de Reus e Liceo.

«Decidi terminar a minha carreira desportiva»

«Decidi terminar a minha carreira desportiva»

Marc Torra anunciou o fim da carreira como atleta. Aos 40 anos, o capitão da Oliveirense fará a sua última época, ficando para a História, entre outras conquistas, três Ligas Europeias consecutivas por três emblemas diferentes.