Só Quévert vence no Grupo B
Os primeiros pontos de uma equipa francesa na fase de grupos, com a vitória do Quévert sobre o Valongo, marcam a 5ª jornada. No Grupo B, só o Quévert venceu. Entre Liceo e Benfica houve um inusitado nulo e Oliveirense e Trissino empataram a um.
Foto de capa: World Skate EuropeNa 5ª jornada do Grupo B da fase de grupos da Champions League, houve festa de Quévert e Liceo. Por motivos distintos.
O Quévert festejou os primeiros pontos de um emblema francês [no Grupo A, o Saint-Omer soma cinco derrotas] na presente edição da mais importante prova europeia, e logo com uma vitória, sobre o Valongo por 5-4.
Os valonguenses tinham surpreendido no fim-de-semana ao vencerem o Porto, líder do Campeonato Placard, mas não conseguiram aproveitar o embalo anímico.
Logo no dobrar do primeiro minuto, Mateo Garcia inaugurou o marcador. Kyllian Gil at+e não tardou a igualar, mas Guido Pellizzari voltaria a dar vantagem aos gauleses. E Arthur Landrin, de livre directo, ampliaria para 3-1 antes do intervalo.
De regresso dos balneários, o Valongo reagiu. Depois de azul a Corentin Turluer, João Almeida não aproveitou o livre directo, mas Kyllian marcou na superioridade numérica e, logo de seguida, Gabriel Azevedo igualou a três.
A recuperação dos portugueses foi traída pelo português Tomás Cardoso, a colocar mais uma vez a equipa francesa na frente. Gabriel Azevedo voltou a igualar, agora a quatro, mas, a sete minutos do fim, Roman Ricaille fixaria o 5-4 do contentamento gaulês.
E o Quévert foi o único a vencer nesta 5ª jornada no Grupo B.
Nenhum golo entre Liceo e Benfica
O Liceo impôs um nulo, sempre raro no Hóquei em Patins, ao Benfica. No Palacio de los Deportes, a equipa de Juan Copa, mesmo sem contar com Tato Ferruccio, lesionado, parou a marcha triunfal do Benfica com uma exibição particularmente inspirada de Martí Serra.
O guarda-redes que, diz-se, poderá rumar ao Calafell na próxima temporada, defendeu uma grande penalidade de João Rodrigues com pouco mais de três minutos decorridos e "engatou" para uma noite memorável.
O Benfica foi mais perigoso na primeira parte - e carregou na fase final do jogo -, mas sem sucesso, e poderá também agradecer a Pedro Henriques a sua segurança para manter a invencibilidade nesta campanha europeia.
O nulo final foi efusivamente celebrado pelos liceístas, apesar de manterem o 4º lugar, a quatro pontos do Trissino e dois da Oliveirense, e de terem agora o Quévert a três pontos.
Menos mal, um golo para Oliveirense e Trissino
Em Oliveira de Azeméis, os atacantes de Oliveirense e Trissino não fizeram muito melhor que os de Liceo e Benfica, terminando o jogo com um empate a um.
Bruno Di Benedetto assinou o único tento da primeira parte aos 11 minutos, num jogo marcado pelo equilíbrio, na luta pelo 2º lugar. A Oliveirense teve algum ascendente, mas o Trissino chegou e parte com dois pontos de vantagem na classificação.
Tiago Sousa, treinador do Trissino que foi guarda-redes da Oliveirense de 2006 a 2010, coincidindo nas duas últimas temporadas com o então defesa - agora treinador da Oliveirense - Nuno Resende, não pode contar com Giulio Cocco, mas os italianos mostraram alguns dos argumentos na liderança da Seria A1.
Com uma exibição sólida, tiveram a "felicidade" de sobreviver a uma grande penalidade de Franco Platero e um livre directo de Lucas Martinez e, com a Oliveirense a mostrar as dificuldades em construir oportunidades de golo que evidencia no Campeonato Placard [é o pior ataque, com 24 golos em 10 jogos], o Trissino igualaria a 11 minutos do fim, pelo capitão João Pinto.
Os visitados já tinham nove faltas quando os italianos chegaram ao empate e tiveram de jogar com isso até final, apesar de terem mostrado mais vontade em chegar à vitória. O Trissino não conseguiu pressionar de forma a forçar a 10ª falta e o jogo acabou com divisão de pontos.
A 6ª jornada, primeira da segunda volta, disputa-se a 16 de Janeiro, com a inversão dos jogos desta 5ª jornada.
5ª jornada
• Quévert 5-4 Valongo • 9.Jan
• Liceo 0-0 Benfica • 9.Jan
• Oliveirense 1-1 Trissino • 9.Jan
Classificação
1º Benfica (13 pontos), 2º Trissino (10), 3º Oliveirense (8), 4º Liceo (6), 5º Quévert (3), 6º Valongo (1)
6ª jornada
• Benfica vs. Liceo • 16.Jan, 20h
• Trissino vs. Oliveirense • 16.Jan, 20h45
• Valongo vs. Quévert • 16.Jan, 21h
Quinta-feira, 9 de Janeiro de 2025, 22h37