Barcelona e Porto 'empatam-se' e Óquei de Barcelos sela apuramento

Barcelona e Porto 'empataram-se' na luta pelo apuramento, depois dos dragões terem estado a vencer por 1-3. Aproveitando o empate, com uma contundente vitória em Reus, o Óquei de Barcelos carimbou já o apuramento para os quartos-de-final.

Barcelona e Porto 'empatam-se' e Óquei de Barcelos sela apuramento

No equilibrado Grupo A da Champions League, Barcelona e Porto "empataram-se" numa luta que tem sido renhida por um derradeiro lugar de apuramento, enquanto o invicto Óquei de Barcelos somou a quinta vitória em sete jogos em Reus e garante desde já um lugar nos quartos-de-final. Em França, o Saint-Omer venceu o Noia.

No Palau Blaugrana, entre ex-rivais nacionais, Pablito Alvarez (ex-Benfica) serviu a entrada de Ferran Font (ex-Sporting) para o tento inaugural do grande Clássico entre Barcelona e Porto. Mas os dragões, apesar de só terem uma vitória naquele palco em 15 partidas oficiais, não desanimaram e deram a volta. Ainda nos primeiros 25 minutos, Ezequiel Mena colocou a meia altura para a igualdade, por Carlo Di Benedetto, e a etapa complementar começou praticamente com novo golo de Carlo. O francês saiu em contra-ataque e, em rotação, rematou com apenas uma mão para o fundo das redes de Carles Grau.

O Barcelona procurou reagir, mas o Porto - e Malián - mostraram acerto defensivo. E, aos nove minutos, em novo contra-ataque, Mena combinou com Diogo Barata e rematou para o 1-3.

Mesmo com anunciados 2135 espectadores, os blaugrana não conseguiam inverter a toada desta Champions League, em que já tinham mais derrotas que vitórias. Sem intensidade, sem rasgos, sem conseguir provocar desequilíbrios, o Barcelona era inconsequente.

No entanto, a oito minutos do fim, numa "chouriçada", um remate de muito longe de Ferran Font sofreu um desvio e traiu Xavi Maliàn, relançando a discussão dos pontos.

O Barcelona embalava no ataque correndo enormes riscos defensivos, e apenas alguma ineficácia dos dragões mantinha viva a esperança blaugrana. O Porto não matou o jogo e o Barcelona empatou, por Ignacio Alabart, num remate com pouco ângulo depois da bola ressaltar na rede de fundo. Pese a vantagem de dois golos perdida, terá mais razões para sorrir o Porto, que se destaca do Reus para o 3º lugar.

Óquei de Barcelos nos quartos-de-final

Aproveitando o empate entre Barcelona e Porto, o Óquei de Barcelos carimbou em Reus o apuramento para os quartos-de-final com uma vitória clara por 0-4.

O suspeito do costume, Miguel Rocha, inaugurou o marcador ainda não estavam decorridos três minutos, e os barcelenses conseguiram suster os "roiginègre" num Palau d'Esports que tem sido talismã.

Na segunda parte, o Reus continuou em busca da igualdade, mas o Óquei de Barcelos defendeu muito bem, sem nunca deixar de espreitar o ataque. E, a 10 minutos do final, no culminar de mais um ataque rápido, Poka rematou colocado à entrada da área para o 0-2.

O Reus perdeu esclarecimento, e a equipa de Rui Neto aproveitou para dilatar nos últimos dois minutos. Pol Manrubia e Danilo Rampulla selaram o resultado.

Primeiros pontos para o Saint-Omer

O Saint-Omer conseguiu os seus primeiros pontos na prova e logo com uma vitória sobre o 2º classificado, Noia. O triunfo por 4-3 foi alicerçado numa primeira parte plena de eficácia, com os gauleses a chegarem a uma vantagem de 3-0 com um golo de Marçal Cuenca e um bis de Fabien Barengo.

Xavi Aragonès reduziu ainda antes do intervalo e os catalães foram em busca de mais golos, mas Pedro Chambel tardou a ceder. A quatro minutos do apito final, "Pichu" Balmaceda assinou o 4-1 que parecia desde logo garantir o triunfo, mas os experientes jogadores da equipa de Sant Sadurni ainda assustaram.

No derradeiro minuto, Jordi Bargalló (45) e Xavi Costa (38) reduziram... mas não seria suficiente para evitarem a derrota e a festa do Saint-Omer.

A próxima jornada disputa-se já na próxima semana, a 6 de Fevereiro. Em mais uma cimeira luso-catalã, desta feita em Portugal, o Porto recebe o Noia e o Barcelona joga em Barcelos.

7ª jornada

Saint-Omer 4-3 Noia • 30.Jan

• Barcelona 3-3 Porto • 30.Jan

• Reus 0-4 Óquei de Barcelos • 30.Jan

Classificação

1º Óquei de Barcelos (17 pontos), 2º Noia (13), 3º Porto (10), 4º Reus (9), 5º Barcelona (8), 6º Saint-Omer (3)

8ª jornada

• Reus vs. Saint-Omer • 6.Fev, 21h

• Porto vs. Noia • 6.Fev, 20h30

• Óquei de Barcelos vs. Barcelona • 6.Fev, 21h30

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
13 nomes para a preparação do Europeu de Sub-23

13 nomes para a preparação do Europeu de Sub-23

A federação portuguesa anunciou um primeiro lote de 13 escolhidos para a preparação do II Campeonato da Europa de Sub-23, que decorre em Sant Sadurní, na semana pascal. Entre os eleitos, três jogadores procuram a 'desforra' de 2021.

Benfica e Trissino mais sós (e com os dois pés nos 'quartos')

Benfica e Trissino mais sós (e com os dois pés nos 'quartos')

Com vitórias em Oliveira de Azeméis e Quévert, Benfica e Trissino reforçaram os dois primeiros lugares no Grupo B e os italianos, de Tiago Sousa, juntam-se às águias como já apurados para os quartos-de-final.

World Skate Europe
Dia de Jogo: 30 de Janeiro de 2025

Dia de Jogo: 30 de Janeiro de 2025

30 de Janeiro de 2025 é 'Dia de Jogo' na Champions League, com a realização da 7ª jornada. No Grupo A, há jogo 'gigante' entre Barcelona e Porto no Palau Blaugrana, mesmo que, para já, só esteja em jogo um inusitado 4º lugar.

Final Four da Coppa definida, com 'golpe' do Bassano

Final Four da Coppa definida, com 'golpe' do Bassano

Estão definidos os confrontos da Final Four da Taça de Itália, depois de conhecido o desfecho das quatro partidas dos quartos-de-final. O Trissino, vencedor em 2023, defronta o Bassano, e o Forte, vencedor em 2024, terá pela frente o Lodi.