Barcelona e Porto 'empatam-se' e Óquei de Barcelos sela apuramento
Barcelona e Porto 'empataram-se' na luta pelo apuramento, depois dos dragões terem estado a vencer por 1-3. Aproveitando o empate, com uma contundente vitória em Reus, o Óquei de Barcelos carimbou já o apuramento para os quartos-de-final.
No equilibrado Grupo A da Champions League, Barcelona e Porto "empataram-se" numa luta que tem sido renhida por um derradeiro lugar de apuramento, enquanto o invicto Óquei de Barcelos somou a quinta vitória em sete jogos em Reus e garante desde já um lugar nos quartos-de-final. Em França, o Saint-Omer venceu o Noia.
No Palau Blaugrana, entre ex-rivais nacionais, Pablito Alvarez (ex-Benfica) serviu a entrada de Ferran Font (ex-Sporting) para o tento inaugural do grande Clássico entre Barcelona e Porto. Mas os dragões, apesar de só terem uma vitória naquele palco em 15 partidas oficiais, não desanimaram e deram a volta. Ainda nos primeiros 25 minutos, Ezequiel Mena colocou a meia altura para a igualdade, por Carlo Di Benedetto, e a etapa complementar começou praticamente com novo golo de Carlo. O francês saiu em contra-ataque e, em rotação, rematou com apenas uma mão para o fundo das redes de Carles Grau.
O Barcelona procurou reagir, mas o Porto - e Malián - mostraram acerto defensivo. E, aos nove minutos, em novo contra-ataque, Mena combinou com Diogo Barata e rematou para o 1-3.
Mesmo com anunciados 2135 espectadores, os blaugrana não conseguiam inverter a toada desta Champions League, em que já tinham mais derrotas que vitórias. Sem intensidade, sem rasgos, sem conseguir provocar desequilíbrios, o Barcelona era inconsequente.
No entanto, a oito minutos do fim, numa "chouriçada", um remate de muito longe de Ferran Font sofreu um desvio e traiu Xavi Maliàn, relançando a discussão dos pontos.
O Barcelona embalava no ataque correndo enormes riscos defensivos, e apenas alguma ineficácia dos dragões mantinha viva a esperança blaugrana. O Porto não matou o jogo e o Barcelona empatou, por Ignacio Alabart, num remate com pouco ângulo depois da bola ressaltar na rede de fundo. Pese a vantagem de dois golos perdida, terá mais razões para sorrir o Porto, que se destaca do Reus para o 3º lugar.
Óquei de Barcelos nos quartos-de-final
Aproveitando o empate entre Barcelona e Porto, o Óquei de Barcelos carimbou em Reus o apuramento para os quartos-de-final com uma vitória clara por 0-4.
O suspeito do costume, Miguel Rocha, inaugurou o marcador ainda não estavam decorridos três minutos, e os barcelenses conseguiram suster os "roiginègre" num Palau d'Esports que tem sido talismã.
Na segunda parte, o Reus continuou em busca da igualdade, mas o Óquei de Barcelos defendeu muito bem, sem nunca deixar de espreitar o ataque. E, a 10 minutos do final, no culminar de mais um ataque rápido, Poka rematou colocado à entrada da área para o 0-2.
O Reus perdeu esclarecimento, e a equipa de Rui Neto aproveitou para dilatar nos últimos dois minutos. Pol Manrubia e Danilo Rampulla selaram o resultado.
Primeiros pontos para o Saint-Omer
O Saint-Omer conseguiu os seus primeiros pontos na prova e logo com uma vitória sobre o 2º classificado, Noia. O triunfo por 4-3 foi alicerçado numa primeira parte plena de eficácia, com os gauleses a chegarem a uma vantagem de 3-0 com um golo de Marçal Cuenca e um bis de Fabien Barengo.
Xavi Aragonès reduziu ainda antes do intervalo e os catalães foram em busca de mais golos, mas Pedro Chambel tardou a ceder. A quatro minutos do apito final, "Pichu" Balmaceda assinou o 4-1 que parecia desde logo garantir o triunfo, mas os experientes jogadores da equipa de Sant Sadurni ainda assustaram.
No derradeiro minuto, Jordi Bargalló (45) e Xavi Costa (38) reduziram... mas não seria suficiente para evitarem a derrota e a festa do Saint-Omer.
A próxima jornada disputa-se já na próxima semana, a 6 de Fevereiro. Em mais uma cimeira luso-catalã, desta feita em Portugal, o Porto recebe o Noia e o Barcelona joga em Barcelos.
7ª jornada
• Saint-Omer 4-3 Noia • 30.Jan
• Barcelona 3-3 Porto • 30.Jan
• Reus 0-4 Óquei de Barcelos • 30.Jan
Classificação
1º Óquei de Barcelos (17 pontos), 2º Noia (13), 3º Porto (10), 4º Reus (9), 5º Barcelona (8), 6º Saint-Omer (3)
8ª jornada
• Reus vs. Saint-Omer • 6.Fev, 21h
• Porto vs. Noia • 6.Fev, 20h30
• Óquei de Barcelos vs. Barcelona • 6.Fev, 21h30
Horário das partidas na hora local.
Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025, 22h14