Benfica e Trissino mais sós (e com os dois pés nos 'quartos')
Com vitórias em Oliveira de Azeméis e Quévert, Benfica e Trissino reforçaram os dois primeiros lugares no Grupo B e os italianos, de Tiago Sousa, juntam-se às águias como já apurados para os quartos-de-final.
No Grupo B da Champions League, mesmo já apurado para os quartos-de-final, o Benfica venceu em Oliveira de Azeméis e atrasou a Oliveirense na luta que era pelo pelo 2º lugar. O Trissino está mais isolado na perseguição ao Benfica - e já apurado e o Liceo, vencendo o Valongo, é agora 3º por troca com a Oliveirense, apesar da igualdade pontual.
A vitória do Benfica foi clara, por 1-5, mesmo que a Oliveirense desse boa réplica durante a maior parte da primeira metade da partida.
A oito minutos do intervalo, Gonçalo Pinto inaugurou o marcador, e o jogo desequilibrou decisivamente no último minuto dos primeiros 25. Lucas Ordoñez foi o último a entrar, mas, com dois golos, elevou para 0-3 antes da ida para os balneários.
A Oliveirense, que esta temporada tem sofrido para chegar aos golos - e ainda mais sem Lucas Martinez -, teria mais posse de bola, mas pouca efectividade. Confortável com a sua vantagem, mesmo chegando às nove faltas, o Benfica ampliaria aos 10 minutos, pelo capitão Diogo Rafael, e, a sete minutos do fim, Ordoñez fazia o seu terceiro golo no jogo e o quinto do Benfica.
O vencedor estava definitivamente encontrado. A Oliveirense reduziria na 10ª falta das águias, por Bruno Di Benedetto, mas tal não beliscaria o triunfo dos pupilos de Edu Castro, agora com seis vitórias e um empate em sete jogos.
Trissino mais 2º e apurado
Com uma vitória em França, o Trissino consolidou o seu 2º lugar. E carimbou o apuramento para os quartos-de-final.
Giulio Cocco regressou dois meses depois, e logo com duas assistências, mas o Quévert até chegou ao intervalo em igualdade, com Tomás Cardoso a empatar depois de Reinaldo Garcia ter dado vantagem aos italianos.
No entanto, na segunda parte, a equipa de Tiago Sousa mostrou a sua maior valia. Andrea Malagoli marcou aos quatro minutos e, aos nove, Jordi Mendez fez o 1-3 que persistiria até ao apito final.
Na próxima jornada, a disputar já a 6 de Fevereiro, defrontam-se na Luz os dois primeiros do grupo.
Liceo faz valer "factor-Riazor" e sobe a 3º
Na luta pelo apuramento, Juan Copa avisou que o Riazor poderia ser decisivo e, a jogar em casa, o Liceo venceu o Valongo por 2-0 e subiu ao 3º lugar, ainda que em igualdade pontual com a Oliveirense.
O "azar" para o Valongo bateu à porta ao 13º minuto da primeira parte, com Arnau Xaus e Jacobo Copa a destacarem o Liceo no marcador com uma vantagem de dois golos. E o resultado não se alteraria.
7ª jornada
• Quévert 1-3 Trissino • 30.Jan
• Liceo 2-0 Valongo • 30.Jan
• Oliveirense 1-5 Benfica • 30.Jan
Classificação
1º Benfica (19 pontos), 2º Trissino (14), 3º Liceo (9), 4º Oliveirense (9), 5º Valongo (4), 6º Quévert (3)
8ª jornada
• Liceo vs. Quévert • 6.Fev, 20h30
• Benfica vs. Trissino • 6.Fev, 20h
• Valongo vs. Oliveirense • 6.Fev, 21h
Horário das partidas na hora local.
Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025, 22h51