As prioridades de Meira
Gonçalo Meira vai deixar o Braga no final da temporada. E, muito provavelmente, pendura os patins. Apesar de um reconhecido talento, o jogador, que vai completar 27 anos, sempre privilegiou a vida académica e profissional.

É o fim de uma ligação daquelas que, cada vez mais, vão rareando no desporto. Aos 26 anos, completando 27 a 19 de Maio, Gonçalo Meira vai deixar o Braga, depois de um percurso em comum de largos anos, apenas interrompido entre 2018 e 2020. E, provavelmente, Meira pendurará os patins.
Escrevemos "provavelmente" porque nestas coisas nunca se sabe e, nos casos de enorme talento, haja a secreta esperança que o "bichinho" fale mais alto. Mas será mais difícil no caso de Meira que, de facto, sempre privilegiou a vida académica e a vida profissional, mesmo chegando ao patamar das selecções nacionais.
Dono de uma invejável capacidade técnica e uma patinagem desconcertante, Gonçalo Meira - ou Gonçalo Pereira - venceu a Eurockey Cup de Sub-17 pelos bracarenses em 2014 e sagrou-se campeão do Mundo de Sub-20 em 2017, na China, tendo marcado o golo da confirmação do triunfo português na final. Em 2018, voltou a vestir a camisola das quinas, na derradeira edição da Taça Latina.
Cresceu no Braga, viveu a descida em 2016, mas também a subida "imediata", em 2017. E, agora, o Braga vai para a 9ª temporada consecutiva na I Divisão, num recorde de permanência do clube no escalão maior. Entretanto, Gonçalo Meira rumara em 2018 ao Óquei em Barcelos.
Representou os "galos" em duas temporadas e, quando era do interesse dos barcelenses a continuidade, já apontando com Rui Neto a objectivos maiores, o jogador decidiu regressar a Braga. As exigências académicas e profissionais não se coadunavam com a exigência do Óquei de Barcelos, e as prioridades de Meira, apesar dos seus 21 anos e de uma reconhecida valia que o poderia levar a altos voos, estavam bem definidas.
Meira despede-se do Braga - e das pistas? - como capitão, e com nove golos assinados na fase regular do Campeonato Placard.
Mexidas no Braga
No Braga, a "baixa" de Gonçalo Meira junta-se às de Diogo Seixas (que parte para o Valdagno) e Miguel Henriques (Sanjoanense), tendo os bracarenses já anunciado a saída de Tó Neves do comando técnico.
Jorge Silva é uma das possibilidades para a sucessão como treinador, mas, enquanto a cadeira continua por ter novo dono, são já conhecidos os reforços Filipe Fernandes (ex-Lodi) e Gonçalo Neto (ex-Tomar), e a cedência de Santiago Chambella, internacional jovem argentino do Óquei de Barcelos, conforme adiantado pelo hoqueiemportugues.
Sexta-feira, 16 de Maio de 2025, 15h28