As prioridades de Meira

Gonçalo Meira vai deixar o Braga no final da temporada. E, muito provavelmente, pendura os patins. Apesar de um reconhecido talento, o jogador, que vai completar 27 anos, sempre privilegiou a vida académica e profissional.

As prioridades de Meira

É o fim de uma ligação daquelas que, cada vez mais, vão rareando no desporto. Aos 26 anos, completando 27 a 19 de Maio, Gonçalo Meira vai deixar o Braga, depois de um percurso em comum de largos anos, apenas interrompido entre 2018 e 2020. E, provavelmente, Meira pendurará os patins.

Escrevemos "provavelmente" porque nestas coisas nunca se sabe e, nos casos de enorme talento, haja a secreta esperança que o "bichinho" fale mais alto. Mas será mais difícil no caso de Meira que, de facto, sempre privilegiou a vida académica e a vida profissional, mesmo chegando ao patamar das selecções nacionais.

Dono de uma invejável capacidade técnica e uma patinagem desconcertante, Gonçalo Meira - ou Gonçalo Pereira - venceu a Eurockey Cup de Sub-17 pelos bracarenses em 2014 e sagrou-se campeão do Mundo de Sub-20 em 2017, na China, tendo marcado o golo da confirmação do triunfo português na final. Em 2018, voltou a vestir a camisola das quinas, na derradeira edição da Taça Latina.

Cresceu no Braga, viveu a descida em 2016, mas também a subida "imediata", em 2017. E, agora, o Braga vai para a 9ª temporada consecutiva na I Divisão, num recorde de permanência do clube no escalão maior. Entretanto, Gonçalo Meira rumara em 2018 ao Óquei em Barcelos.

Representou os "galos" em duas temporadas e, quando era do interesse dos barcelenses a continuidade, já apontando com Rui Neto a objectivos maiores, o jogador decidiu regressar a Braga. As exigências académicas e profissionais não se coadunavam com a exigência do Óquei de Barcelos, e as prioridades de Meira, apesar dos seus 21 anos e de uma reconhecida valia que o poderia levar a altos voos, estavam bem definidas.

Meira despede-se do Braga - e das pistas? - como capitão, e com nove golos assinados na fase regular do Campeonato Placard.

Mexidas no Braga

No Braga, a "baixa" de Gonçalo Meira junta-se às de Diogo Seixas (que parte para o Valdagno) e Miguel Henriques (Sanjoanense), tendo os bracarenses já anunciado a saída de Tó Neves do comando técnico.

Jorge Silva é uma das possibilidades para a sucessão como treinador, mas, enquanto a cadeira continua por ter novo dono, são já conhecidos os reforços Filipe Fernandes (ex-Lodi) e Gonçalo Neto (ex-Tomar), e a cedência de Santiago Chambella, internacional jovem argentino do Óquei de Barcelos, conforme adiantado pelo hoqueiemportugues.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
João Melo / AD Sanjoanense
Benfica e Sanjoanense na final da Taça

Benfica e Sanjoanense na final da Taça

A final da Taça de Portugal Feminina será disputada por Benfica e Sanjoanense, na reedição da final de 2014, que foi de passagem de testemunho. Esta sexta-feira, em Famalicão, as águias e alvinegras derrotaram Stuart e Física.

Sporting adianta-se no playoff

Sporting adianta-se no playoff

Ainda que fosse dia do Rei fazer anos, a Sanjoanense não conseguiu surpreender o Sporting, que, vencendo por 5-2, se adianta nos quartos-de-final do playoff. Bridge, com dois golos e duas assistências, foi a figura da partida.

Tiago Sousa com novo desafio

Tiago Sousa com novo desafio

De vencedor da Coppa Italia e da presença no palco maior da Champions League pelo Trissino, Tiago Sousa vai assumir na próxima temporada mais um desafio na II Divisão portuguesa. Será à frente do Alcobacense, promovido há um ano.

Nádia Samgy / SL Benfica
Dia de Jogo: 16 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 16 de Maio de 2025

16 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na Taça de Portugal Feminina, com a realização das meias-finais em Famalicão, e no Campeonato Placard, com o arranque do playoff no João Rocha.

Campus João Rodrigues, agora em Grândola

Campus João Rodrigues, agora em Grândola

O Campus João Rodrigues está de regresso para a 2ª edição, agora em Grândola e com possibilidade de regime de internato. O campus realiza-se no início de Julho, e é destinado a atletas nascidos entre 2008 e 2015.

O ontem, hoje e amanhã de Pol Manrubia

O ontem, hoje e amanhã de Pol Manrubia

Sem ter a confiança que esperava no Benfica, Pol Manrubia encontrou a felicidade plena em Barcelos, coroada com a Champions League numa Final Four em que estiveram dois dos seus anteriores clubes... e o próximo.

Agora, o playoff, com seis do costume e dois estreantes

Agora, o playoff, com seis do costume e dois estreantes

Está prestes a começar a fase a eliminar pelo título nacional. No playoff, estão seis equipas que garantiram sempre presença no modelo adoptado pós-pandemia e os estreantes Juventude Pacense e Sanjoanense. Há regras e excepções para confirmar.

«Afinal, tenho capacidade para alguma coisa»

«Afinal, tenho capacidade para alguma coisa»

Apesar de já ter conquistado a Elite Cup e a Supertaça pelo Óquei de Barcelos, Rui Neto releva a conquista da Champions League como prova cabal da sua capacidade enquanto treinador.

«Não imaginas como estou feliz»

«Não imaginas como estou feliz»

Uma frase, após o final da conferência de imprensa, resumia tudo. Com a imprensa, não se falou do jogo. Falou-se de sentimentos, de um trajecto de trabalho, de vencer títulos pelo Óquei de Barcelos como o pai. Agora é a vez de Luís.