Oliveira de Azeméis 'traja a rigor' para decisão da WSE Cup Women
Oliveira de Azeméis recebe, este fim-de-semana, a decisão da primeira edição da WSE Cup Women, segunda prova europeia de clubes. Sem 'gulosas' espanholas em prova, Escola Livre, Gulpilhares, Coutras e Valdagno procuram ficar com o inédito troféu.

Oliveira de Azeméis recebe, este fim-de-semana, uma festa europeia, com a organização da primeira Final Four da estreante WSE Cup Women.
A prova surgiu esta temporada como a segunda prova europeia de clubes no panorama feminino e, sem equipas espanholas, que ficaram em exclusivo na "sua" Champions League (16 títulos espanhóis em 17 edições), o troféu ficará em mãos portuguesas, italianas ou francesas.
A festa está a ser preparada pela Escola Livre, emblema que no âmbito do Hóquei em Patins fica um pouco ofuscada pela Oliveirense, mas que vai procurando afirmação. Desde logo, para esta Final Four, não falta divulgação, com outdoors e divulgação a multiplicarem-se pela cidade.
Nas meias-finais, a Escola Livre tem um duelo português com o Gulpilhares. A equipa de Gaia é favorita, até porque esta época venceu as oliveirenses nos dois confrontos, por 4-5 e 6-1, na Zona Norte da primeira fase do Nacional Feminino, mas há expectativa que o "factor-casa" possa equilibrar as forças.
Nos quartos-de-final, a Escola Livre deu sinal de ambição e qualidade ao virar em casa um desfavorável 3-2 com um taxativo 6-1 perante as italianas do Roller Matera, equipa com experiência europeia, líder do campeonato italiano e já esta época vencedora da Supercoppa e da Coppa.
Na outra meia-final, há duelo franco-italiano entre o Coutras e o Valdagno.
O Coutras, multititulado em França, soma várias presenças europeias e disputou mesmo uma final da mais importante prova europeia em 2015, frente ao Benfica. Em 2º no campeonato gaulês, a dois pontos do líder Lyon, o Coutras tem pela frente uma jovem equipa do Valdagno que, com cinco jogos realizados no "mini-campeonato" italiano de apenas cinco equipas, soma nove pontos, a seis do líder Roller Matera.
Destaque no Coutras para a sempre presente Vânia Ribeiro, internacional portuguesa há muito ali radicada - com uma breve passagem pelas helvéticas do Montreux - depois de ter representado a histórica Fundação Nortecoope. Internacional portuguesa, disputou, entre 2003 e 2012, quatro campeonatos do Mundo e cinco campeonatos da Europa.
Meias-finais
• MF1 • Escola Livre vs. Gulpilhares • 22.Mar, 15h
• MF2 • Coutras vs. Valdagno • 22.Mar, 18h
Final
• Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 23.Mar, 15h
Horário das partidas na hora local.
Sexta-feira, 21 de Março de 2025, 11h45