Zé Miranda vence Cosme Damião para 'Revelação Modalidades'
Zé Miranda foi escolhido pelo universo benfiquista como 'Revelação Modalidades' do ano. O internacional português de 21 anos afirmou-se na equipa principal e mereceu chamada ao Campeonato do Mundo.

Zé Miranda recebeu, esta quinta-feira, das mãos do histórico Vítor Fortunato, seu conterrâneo de Torres Vedras, o galardão Cosme Damião "Revelação Modalidades", "batendo" a concorrência de Alice Clemente (voleibol), Eduardo Francisco (basquetebol) e Kutchy (futsal) a este reconhecimento do universo do Benfica.
Agora com 21 anos, Zé Miranda, que chegou ao Benfica em 2017, com 13 anos, surgiu na equipa principal em 2021, como aposta de Nuno Resende face a ausências e a um mau arranque de temporada dos encarnados. Na época seguinte, ganhou traquejo no Murches e regressou em 2023 para se afirmar definitivamente de águia ao peito apesar da sua tenra idade.
A sua temporada mereceu o reconhecimento do seleccionador nacional Paulo Freitas, que o chamou ao Campeonato do Mundo de Novara em Setembro último. O mais jovem entre uma selecção de figuras recorrentes, era "sangue novo", o mais novo a ser chamado desde a primeira chamada de Gonçalo Alves.
Mas, surpreendendo muitos, Paulo Freitas não levou Zé Miranda como mero "adorno". Deu-lhe minutos, muitos minutos, e "Zézinho" terá ganho o lugar para chamadas futuras. Para já, no imediato, o seu nome será certo na convocatória para o segundo Campeonato da Europa de Sub-23, depois de ter capitaneado a selecção das quinas na primeira edição, em 2023.
Para além de Zé Miranda, o Hóquei em Patins esteve nomeado para outros dois galardões na cerimónia que assinala os 121 anos das águias e decorreu na Aula Magna, mas a equipa feminina "perdeu" para a equipa feminina de futsal o galardão de "Modalidade" e Lucas Ordoñez viu o galardão de "Atleta de Alta Competição" ser entregue a Ana Catarina, também do futsal.
Sexta-feira, 21 de Março de 2025, 7h07