Laços de troféus
Nas duas decisões europeias realizadas esta época, Oliveira de Azeméis organizou a Final Four e ficou com o troféu. Os irmãos Nuno Resende e Miguel Resende, naturais da 'rival' São João da Madeira, foram os timoneiros dos triunfos.

Em Outubro, a Taça Continental. Agora, a WSE Cup Women.
Houve duas competições europeias já decididas esta temporada. Em ambas, Oliveira de Azeméis foi o palco da Final Four. E, em ambas, o troféu ficou em casa.
A marcar no início da época europeia, a Oliveirense recebeu, no Dr. Salvador Machado, a decisão da Taça Continental, também chamada de Supertaça Europeia por semelhanças históricas com a competição do futebol. A Oliveirense, finalista vencida da Champions League, venceu o Igualada (1-5) nas meias-finais e venceria o Sporting na final (2-4). Foi a segunda vez na história que os oliveirenses venceram a prova, depois de uma primeira conquista em 2017.
Já em Fevereiro deste ano, arrancou a WSE Cup Women, nova prova do calendário europeu, segunda prova em termos de importância no feminino. Foi uma primeira edição relâmpago. Nos quartos-de-final, a Escola Livre perdeu na primeira mão em Itália, frente ao Roller Matera (3-2), mas virou duas semanas volvidas, de forma contundente (6-1) frente à actual melhor equipa italiana.
Este fim-de-semana, na Final Four, no terceiro confronto da temporada com o Gulpilhares, levou a melhor (3-2) depois de duas derrotas para o campeonato, e, na sua casa, não se fez rogada na final, vencendo de forma clara as italianas do Valdagno (6-0).
Em comum nas conquistas, a cidade-sede, Oliveira de Azeméis. Mas também o sangue dos timoneiros.
O feito merece destaque. Sem vasculhar nos anais da História, será fácil apostar que é inédito. Miguel Resende e Nuno Resende são irmãos a festejar títulos europeus como treinadores, por equipas diferentes, na mesma época.
Miguel Resende, obreiro do triunfo da Escola Livre, não tem os holofotes mediáticos sobre si. Tendo completado neste mês de Março 47 anos, representou nos últimos anos Sanjoanense, Académico da Feira e, desde 2023, Escola Livre.
Quatro anos mais velho (completa redondos 50 em Julho), Nuno Resende, venceu troféus pela Oliveirense, pelos italianos do Lodi e, ainda com mais mediatismo, pelo Benfica. Este ano regressou à Oliveirense, e garantiu a conquista da tal Taça Continental.
Nuno e Miguel, nascidos em São João da Madeira, cidade desportivamente (e não só) rival de Oliveira de Azeméis, já levaram esta época as suas equipas - e a cidade que os recebe - ao topo da Europa. E Nuno ainda está na luta pela Champions League, defrontando nos quartos-de-final o Porto.
Segunda-feira, 24 de Março de 2025, 9h24