«Como é que se resolve esta história toda no Hóquei em Patins? É assobiar para o lado...»

Lamentando a falta de golos, mas contente com a exibição, Nuno Lopes lançou farpas a quem rege a modalidade. Filipe Almeida, mais pragmático, e Pedro Martins, sem conter a revolta, garantem que o Tomar continuará a lutar por um troféu.

«Como é que se resolve esta história toda no Hóquei em Patins? É assobiar para o lado...»

Na conferência de imprensa de rescaldo da final da WSE Cup entre Igualada e Tomar, que terminou com vitória dos arlequins por 2-0, Nuno Lopes, técnico tomarense, constatou o óbvio - "faltou a bola entrar dentro da baliza" - e não deixou de "alertar para duas ou três coisas", com o foco na organização e na regência da modalidade.

Desde logo, o curto tempo de descanso que os seus atletas tiveram entre as duas partidas. "Não competimos da forma correcta, eles [jogadores] não competiram com as melhores condições".

Elogiando a sua equipa, e também o adversário pela forma como se foi defendendo, Nuno Lopes apontou àquele "lance de falta que não é falta". "Acaba por nos tirar dois minutos do jogo e meter-nos numa situação que, por acaso, não deu golo, mas que não nos deixou a trabalhar de igual para igual", analisou, escalando as suas críticas.

"Como é que se resolve isto no Hóquei? É fácil. O árbitro chama o capitão, pede-lhe desculpa no fim e diz que errou, que já viu o lance. E é assim. É o Hóquei em Patins ao mais alto nível. Como é que se resolve um Campeonato do Mundo de Sub-19? A bola entrou na baliza. Pede-se desculpa, metem-se duas redes na baliza e está tudo bem. Como é que se resolve esta história toda do Hóquei em Patins? É assim, é assobiar para o lado e para o ano estamos cá outra vez, nós ou outros", referiu.

Entre críticas continuadas, o técnico valorizou o momento. "Chegámos à final. Outros queriam cá estar, não estiveram. Nós temos que nos orgulhar e não podemos desvalorizar, nunca, sermos vice-campeões ou ficar em segundo lugar. A vida do desporto é isto. Quando nós começamos miúdos, pensamos em chegar a estes palcos. Chegámos cá, não conseguimos ganhar, com a certeza que não competimos da mesma forma, não competimos de forma igual, de maneira nenhuma, à equipa que jogou connosco. Mas é a vida. Amanhã vamos estar noutros palcos, doutra forma, à espera que haja outros que estejam no nosso lugar. Infelizmente, enquanto as organizações e enquanto o hóquei quiser que isto seja assim, vamos continuar cá a teimar, e vamos continuar cá a pertencer a isto. E, no final, gente ri-se todos uns para os outros, cumprimentamo-nos e amanhã a vida continua e não se passa nada", contou.

Filipe Almeida destacou a "excelente caminhada" protagonizada nesta competição europeia, recordando os adversários afastados, sem desprezar o valor da medalha conquistada.

Sobre a partida, Filipe apontou que "falhou o último toque", visando a exibição do guarda-redes Guillem Torrents. Reconhecendo uma primeira parte não tão bem conseguida, mas valorizando o que foi feito na segunda pelo Tomar, Filipe deixou os parabéns ao Igualada e, ainda que haja muito por melhorar, à organização.

O capitão Pedro Martins, alinhado com o seu sub-capitão, realçou também a segunda parte muito bem conseguida, acrescentando que o Tomar, ao longo de toda a partida, foi sempre a equipa mais disposta a correr riscos, pressionando a campo inteiro.

Reforçando que, com a sua identidade, o Tomar se pode bater com qualquer equipa do Mundo, Pedro Martins não se conteve nos reparos à organização e às nomeações, frisando que "os árbitros não tiveram a competência e a qualidade que os jogadores em campo mereciam. É pena, porque o Hóquei em Patins português e o Tomar, pelo que fazem pela modalidade, mereciam mais respeito nesta Final Four".

Nas incidências do jogo, destacou a infelicidade no primeiro golo, a dar outra tranquilidade ao Igualada, permitindo gerir o desenrolar dos acontecimentos de outra forma. Mas, garante Pedro, uma taça europeia vai chegar a Tomar em breve.

Do Igualada, com a festa a acontecer na pista, ninguém se deslocou à sala de conferência de imprensa.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
O rei vai de Ferrari

O rei vai de Ferrari

Por Pedro Alves dos Santos: A World Skate Europe 'meteu-se a jeito' e, não obstante as críticas na meia-final, não houve alternativa para a final, com o mesmo árbitro a apitar as três derradeiras partidas do Igualada. O rei vai nú. Mas vai de Ferrari.

Murches regressa à II Divisão

Murches regressa à II Divisão

Era, desportivamente, dado como praticamente certo, e mais uma derrota confirma-o matematicamente: o Murches regressará, depois de três temporadas na categoria máxima, à II Divisão.

«Estas caras têm de ser públicas, porque estas caras fazem um trabalho incrível»

«Estas caras têm de ser públicas, porque estas caras fazem um trabalho incrível»

O afastamento nas 'meias' da WSE Cup ficou aquém da ilusão do Riba d'Ave, mas o lugar na História ninguém tira a Raul Meca. Nem à sua equipa técnica, que o técnico fez questão de ter ao seu lado na conferência de imprensa.

Tiago Sousa deixa já Trissino, João Pinto assume comando

Tiago Sousa deixa já Trissino, João Pinto assume comando

Era uma mudança apontada à próxima época, mas acontece já. O Trissino, vencedor da Coppa e ainda na luta pela Champions League e a Serie A1, anunciou a saída de Tiago Sousa por motivos familiares, assumindo João Pinto o comando técnico.

Benfica sem Roberto e Pau para chegar à Final Four da Champions

Benfica sem Roberto e Pau para chegar à Final Four da Champions

Depois de Roberto Di Benedetto, Pau Bargalló. Edu Castro não contará com dois dos seus jogadores mais influentes para a recepção ao Reus na segunda mão dos 'quartos' da Champions League e nos compromissos próximos para o campeonato.

Benfica goleia, Porto sofre e Valongo consegue ponto importante

Benfica goleia, Porto sofre e Valongo consegue ponto importante

Em mais quatro partidas da 21ª jornada, Benfica, com uma 'manita' de João Rodrigues, Porto, só resolvendo perto do final, e Óquei de Barcelos confirmaram o favoritismo. O Valongo pontuou em Oliveira de Azeméis e está em lugares de play-off.

Igualada volta a vencer WSE Cup

Igualada volta a vencer WSE Cup

Um ano volvido, no mesmo palco de Les Comes, o Igualada voltou a vencer a WSE Cup, desta vez vencendo o Tomar por 2-0. Desta feita, foi Marc Carol o herói arlequim, ao marcar os dois golos da equipa de Marc Muntané.

Dia de Jogo: 30 de Março de 2025

Dia de Jogo: 30 de Março de 2025

30 de Março de 2025 é 'Dia de Jogo' na WSE Cup, com a entrega do troféu a Igualada ou Tomar, e no Campeonato Placard, com a continuação da 21ª jornada.

Sporting abre 21ª jornada com vitória no Pico

Sporting abre 21ª jornada com vitória no Pico

O Sporting venceu o Candelária no Pico, num resultado feito na primeira parte, e reforçou a liderança do Campeonato Placard. Os leões colocam pressão nos perseguidores mais directos, Benfica e Porto, para os seus jogos deste domingo.

«Esta oportunidade não pode escapar»

«Esta oportunidade não pode escapar»

A viver um momento já por si histórico, o treinador Nuno Lopes e o capitão Pedro Martins apelam à identidade da equipa do Tomar para não deixar escapar a oportunidade de conquistar um troféu europeu.