Murches regressa à II Divisão
Era, desportivamente, dado como praticamente certo, e mais uma derrota confirma-o matematicamente: o Murches regressará, depois de três temporadas na categoria máxima, à II Divisão.

No final desta temporada, termina, para já, a História do Murches na I Divisão. Com apenas cinco pontos somados em 21 partidas, a equipa esta época orientada por Pedro Nunes regressará ao escalão secundário.
Com cinco jornadas por disputar, o Murches até poderia aspirar, matematicamente, a igualar os 20 pontos do Candelária e, se houvesse empate a quatro, olhar para os confrontos directos, mas nem isso já o poderia safar. E o empate a quatro nem sequer é possível. Desde logo, na penúltima jornada, há um embate entre Riba d'Ave e Candelária em que necessariamente alguém tem de pontuar. Vencendo o Riba d'Ave, a equipa de Raul Meca garantia pelo menos 22 pontos. Vencendo os picarotos, a equipa de Pedro Afonso ia para os 23. E um empate, vale logo pelo menos 21 pontos ao Candelária.
Matemáticas à parte, o Murches completará três épocas na categoria máxima. Estreante absoluto entre os maiores do Hóquei em Patins português em 2022, terminou a primeira temporada - às ordens de Hugo Lourenço, timoneiro na subida - num 9º lugar com 24 pontos que até valeu a estreia nas competições europeias na época seguinte.
Ainda com "Caleta" ao leme, a equipa do concelho de Cascais lograria na pretérita temporada mais pontos (26), mas não foi além do 11º lugar, o primeiro acima da linha de água.
Esta temporada, Pedro Nunes assumiu o comando técnico. Com vários jogadores, alguns internacionais jovens por Portugal, a quem foi apontado potencial, mas que tardam em afirmar-se em pleno, o percurso, marcado também por algumas dificuldades financeiras, foi pautado por derrotas, excepto na recepção às duas outras equipas que se encontram abaixo da linha de água - Riba d'Ave (3-3) e Juventude de Viana (6-5) - e na deslocação a Tomar (2-2).
Até ao final da presente edição do Campeonato Placard, o Murches joga pelo seu brio. No próximo sábado, desloca-se a Viana, depois recebe a Sanjoanense, joga em Valongo, recebe a Juventude Pacense e fecha esta passagem pela categoria máxima no João Rocha, frente ao Sporting.
Dois lugares em aberto
No "carro" que leva o Murches de regresso à II Divisão, sobram dois lugares que ninguém quererá ocupar.
Com cinco ou seis jogos por disputar, Juventude de Viana (17 pontos), Riba d'Ave (19), Candelária (20), Tomar (21), Sanjoanense e Valongo (22), Braga (23) e Juventude Pacense (25) lutarão por pontos que os possam, primeiramente, livrar da descida e, na proximidade pontual, até aspirar a uma de duas vagas no play-off.
Sporting, Benfica, Porto, Óquei de Barcelos e Oliveirense já estão matematicamente apurados para a discussão a eliminar pelo título, repetindo a presença das últimas quatro edições neste formato.
Terça-feira, 1 de Abril de 2025, 13h46