Murches regressa à II Divisão

Era, desportivamente, dado como praticamente certo, e mais uma derrota confirma-o matematicamente: o Murches regressará, depois de três temporadas na categoria máxima, à II Divisão.

Murches regressa à II Divisão

No final desta temporada, termina, para já, a História do Murches na I Divisão. Com apenas cinco pontos somados em 21 partidas, a equipa esta época orientada por Pedro Nunes regressará ao escalão secundário.

Com cinco jornadas por disputar, o Murches até poderia aspirar, matematicamente, a igualar os 20 pontos do Candelária e, se houvesse empate a quatro, olhar para os confrontos directos, mas nem isso já o poderia safar. E o empate a quatro nem sequer é possível. Desde logo, na penúltima jornada, há um embate entre Riba d'Ave e Candelária em que necessariamente alguém tem de pontuar. Vencendo o Riba d'Ave, a equipa de Raul Meca garantia pelo menos 22 pontos. Vencendo os picarotos, a equipa de Pedro Afonso ia para os 23. E um empate, vale logo pelo menos 21 pontos ao Candelária.

Matemáticas à parte, o Murches completará três épocas na categoria máxima. Estreante absoluto entre os maiores do Hóquei em Patins português em 2022, terminou a primeira temporada - às ordens de Hugo Lourenço, timoneiro na subida - num 9º lugar com 24 pontos que até valeu a estreia nas competições europeias na época seguinte.

Ainda com "Caleta" ao leme, a equipa do concelho de Cascais lograria na pretérita temporada mais pontos (26), mas não foi além do 11º lugar, o primeiro acima da linha de água.

Esta temporada, Pedro Nunes assumiu o comando técnico. Com vários jogadores, alguns internacionais jovens por Portugal, a quem foi apontado potencial, mas que tardam em afirmar-se em pleno, o percurso, marcado também por algumas dificuldades financeiras, foi pautado por derrotas, excepto na recepção às duas outras equipas que se encontram abaixo da linha de água - Riba d'Ave (3-3) e Juventude de Viana (6-5) - e na deslocação a Tomar (2-2).

Até ao final da presente edição do Campeonato Placard, o Murches joga pelo seu brio. No próximo sábado, desloca-se a Viana, depois recebe a Sanjoanense, joga em Valongo, recebe a Juventude Pacense e fecha esta passagem pela categoria máxima no João Rocha, frente ao Sporting.

Dois lugares em aberto

No "carro" que leva o Murches de regresso à II Divisão, sobram dois lugares que ninguém quererá ocupar.

Com cinco ou seis jogos por disputar, Juventude de Viana (17 pontos), Riba d'Ave (19), Candelária (20), Tomar (21), Sanjoanense e Valongo (22), Braga (23) e Juventude Pacense (25) lutarão por pontos que os possam, primeiramente, livrar da descida e, na proximidade pontual, até aspirar a uma de duas vagas no play-off.

Sporting, Benfica, Porto, Óquei de Barcelos e Oliveirense já estão matematicamente apurados para a discussão a eliminar pelo título, repetindo a presença das últimas quatro edições neste formato.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
O rei vai de Ferrari

O rei vai de Ferrari

Por Pedro Alves dos Santos: A World Skate Europe 'meteu-se a jeito' e, não obstante as críticas na meia-final, não houve alternativa para a final, com o mesmo árbitro a apitar as três derradeiras partidas do Igualada. O rei vai nú. Mas vai de Ferrari.

«Estas caras têm de ser públicas, porque estas caras fazem um trabalho incrível»

«Estas caras têm de ser públicas, porque estas caras fazem um trabalho incrível»

O afastamento nas 'meias' da WSE Cup ficou aquém da ilusão do Riba d'Ave, mas o lugar na História ninguém tira a Raul Meca. Nem à sua equipa técnica, que o técnico fez questão de ter ao seu lado na conferência de imprensa.

Tiago Sousa deixa já Trissino, João Pinto assume comando

Tiago Sousa deixa já Trissino, João Pinto assume comando

Era uma mudança apontada à próxima época, mas acontece já. O Trissino, vencedor da Coppa e ainda na luta pela Champions League e a Serie A1, anunciou a saída de Tiago Sousa por motivos familiares, assumindo João Pinto o comando técnico.

Benfica sem Roberto e Pau para chegar à Final Four da Champions

Benfica sem Roberto e Pau para chegar à Final Four da Champions

Depois de Roberto Di Benedetto, Pau Bargalló. Edu Castro não contará com dois dos seus jogadores mais influentes para a recepção ao Reus na segunda mão dos 'quartos' da Champions League e nos compromissos próximos para o campeonato.

«Como é que se resolve esta história toda no Hóquei em Patins? É assobiar para o lado...»

«Como é que se resolve esta história toda no Hóquei em Patins? É assobiar para o lado...»

Lamentando a falta de golos, mas contente com a exibição, Nuno Lopes lançou farpas a quem rege a modalidade. Filipe Almeida, mais pragmático, e Pedro Martins, sem conter a revolta, garantem que o Tomar continuará a lutar por um troféu.

Benfica goleia, Porto sofre e Valongo consegue ponto importante

Benfica goleia, Porto sofre e Valongo consegue ponto importante

Em mais quatro partidas da 21ª jornada, Benfica, com uma 'manita' de João Rodrigues, Porto, só resolvendo perto do final, e Óquei de Barcelos confirmaram o favoritismo. O Valongo pontuou em Oliveira de Azeméis e está em lugares de play-off.

Igualada volta a vencer WSE Cup

Igualada volta a vencer WSE Cup

Um ano volvido, no mesmo palco de Les Comes, o Igualada voltou a vencer a WSE Cup, desta vez vencendo o Tomar por 2-0. Desta feita, foi Marc Carol o herói arlequim, ao marcar os dois golos da equipa de Marc Muntané.

Dia de Jogo: 30 de Março de 2025

Dia de Jogo: 30 de Março de 2025

30 de Março de 2025 é 'Dia de Jogo' na WSE Cup, com a entrega do troféu a Igualada ou Tomar, e no Campeonato Placard, com a continuação da 21ª jornada.

Sporting abre 21ª jornada com vitória no Pico

Sporting abre 21ª jornada com vitória no Pico

O Sporting venceu o Candelária no Pico, num resultado feito na primeira parte, e reforçou a liderança do Campeonato Placard. Os leões colocam pressão nos perseguidores mais directos, Benfica e Porto, para os seus jogos deste domingo.

«Esta oportunidade não pode escapar»

«Esta oportunidade não pode escapar»

A viver um momento já por si histórico, o treinador Nuno Lopes e o capitão Pedro Martins apelam à identidade da equipa do Tomar para não deixar escapar a oportunidade de conquistar um troféu europeu.