Turquel sela regresso à I Divisão com duas jornadas por disputar
Ficando duas jornadas por disputar na Zona Sul da II Divisão, o Turquel já selou o regresso à categoria máxima, numa montanha-russa de quatro mudanças de divisão consecutivas. A equipa de André Luís venceu este sábado o Alenquer.

Um ano depois, o Turquel estará de regresso à categoria máxima do Hóquei em Patins português, numa autêntica montanha-russa. Em 2022, a equipa da Aldeia do Hóquei completou 10 temporadas consecutivas na I Divisão. Desceu, subiu em 2023, desceu novamente em 2024 e, agora, em 2025, às ordens de André Luís, volta ao convívio dos maiores do Hóquei patinado nacional.
O regresso é carimbado ainda com duas jornadas por disputar, em casa, com uma vitória frente ao Alenquer, 4º classificado à entrada para esta ronda, por 5-1.
É a 19ª vitória dos turquelenses em 24 jogos, sendo que, até ao momento, só registaram duas derrotas, uma no início de Novembro, no Entroncamento, e outra bem amarga, na ronda anterior, em Sacavém, frente à equipa "B" do Sporting, quando um triunfo valia desde logo a promoção.
André Luís, que assumiu o comando técnico no início da temporada, repete o feito que conseguira com Os Tigres em 2018/19 quando, logo na sua primeira época, garantiu o regresso à I Divisão.
Com apenas três "forasteiros" que não passaram pelos escalões de formação dos Brutos dos Queixos - o argentino Ezequiel Nunes, o sanjoanense Tiago Almeida e o portuense Diogo Almeida, sendo que o guarda-redes, na sua sétima temporada na Aldeia do Hóquei, já é da casa -, André Luís, também ele filho da casa, tem orientado a sua equipa à solidez defensiva, com apenas 53 golos sofridos, melhor defesa da prova, não indo além do 6º melhor ataque, com 110 tentos conseguidos.
Na Zonal Sul, o 2º lugar, que vale um playoff pela subida, está em disputa por Parede (53 pontos), Paço de Arcos (52) e Alenquer (48).
Na Zona Norte, já se sabe que os dois primeiros lugares serão de Carvalhos e Póvoa. A equipa que disputou o ano passado o Campeonato Placard tem cinco pontos de vantagem sobre os poveiros, e carimba o regresso já no próximo sábado se pelo menos empatar em Espinho.
Sábado, 10 de Maio de 2025, 22h25