Juventude de Viana e Candelária regressam à II Divisão

Na penúltima jornada do Campeonato Placard, Juventude de Viana e Candelária viram confirmado, uma época volvida, o regresso à II Divisão, juntando-se nas descidas ao Murches. Por discutir na última jornada, ficam duas vagas no play-off.

Juventude de Viana e Candelária regressam à II Divisão

À margem da luta pela liderança, houve uma "guerra" que terminou este domingo. Juventude de Viana e Candelária, que tinham regressado à categoria máxima esta temporada, vão voltar à II Divisão, juntando-se ao já matematicamente despromovido Murches.

Uma vitória do Riba d'Ave sobre o Candelária resolvia tudo. E, podendo arrumar a questão no seu Parque das Tílias, os ribadavenses não deixaram escapar a oportunidade, não obstante uma boa réplica dos picarotos que o 6-3 final oculta.

Franco Pósito, melhor marcador da equipa de Raul Meca, inaugurou de grande penalidade e ampliou a meio da primeira parte para o 2-0 com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte, faria, de livre directo, o terceiro, aos 12 minutos.

Martim Leite reduziu também de livre directo e a equipa de Pedro Afonso não baixaria os braços mesmo depois de, a sete minutos do fim, Nery ter feito o 4-1. Damian Paez reduziu para 4-2 e Rui Ramos, com minuto e meio para jogar, fazia um 4-3 que permitia sonhar com uma igualdade que adiava a eventual descida do Candelária para a última jornada.

No entanto, a 10ª falta permitiria a Folhetas fazer o 5-3 e, no derradeiro assomo picaroto, Pedro Rocha veria o azul que redundaria no 6-3 por Bruno Dinis.

Em Viana, a Juventude até esteve a vencer por 3-0 com um golo de Joaquin Fernandez e dois de Hugo Costa, mas as notícias da vantagem do Riba d'Ave - que tornariam inglório o triunfo - faziam mossa. Depois de uma entrada infeliz, o Tomar reduziu por André Centeno e Lucas Honório antes do intervalo.

Futuro ainda fez o 4-2, mas os tomarenses já tinham encarrilado e virariam o marcador. Gonçalo Neto reduziu e Lucas Honório, ainda no embalo do Europeu de Sub-23, consumou a reviravolta com mais dois golos. E, na euforia, também viu dois azuis. Ainda assim, caberia a Guilherme Silva fechar a contagem.

Juventude Pacense em 6º

A vitória lança o Tomar para um possível lugar no play-off, onde já é certo o Juventude Pacense.

Numa temporada histórica, a equipa de Hugo Azevedo venceu em Murches por 0-3, com golos de Joca Guimarães, Filipe Flórido e Zé Miguel, e garantiu o 6º lugar no fim desta fase regular.

No horizonte, nos quartos-de-final, está um provável duelo com o Porto, sendo bom recordar que os pacenses já venceram esta época no Dragão Arena e em Paços de Ferreira. Mas, antes de pensar nisso, há outro momento para disfrutar. A meio da semana, o Juventude Pacense disputa a Final Four da Taça de Portugal.

Valongo e Braga dividem pontos

O Juventude Pacense será 6º, o Tomar é actualmente 7º e o Valongo 8º, mas estas duas últimas vagas ainda estão em aberto, com Sanjoanense, Riba d'Ave e Braga na expectativa.

O Valongo logrou um empate a três em Braga. Os bracarenses ainda lutavam pela manutenção e Gonçalo Meira e Pedro Mendes deram dupla vantagem à equipa de Tó Neves, mas, nos dois minutos antes do intervalo, Carlitos bisou para a igualdade.

Na segunda parte, o capitão Meira voltou a colocar o Braga na frente aos cinco minutos, mas o "teimoso" Carlitos voltou a igualar dois minutos volvidos, selando um hat-trick. Depois, Diogo Fernandes e Guga Bento seguraram a divisão de pontos até final.

25ª jornada

Benfica 5-0 Sanjoanense • 27.Abr

• Murches 0-3 Juv. Pacense • 27.Abr

• Juv. Viana 4-6 Tomar • 27.Abr

• Braga 3-3 Valongo • 27.Abr

• Porto 3-3 Sporting • 27.Abr

• Oliveirense 1-3 Óquei de Barcelos • 27.Abr

Riba d'Ave 6-3 Candelária • 27.Abr

Classificação

1º Benfica (63), 2º Sporting (62 pontos), 3º Porto (58), 4º Óquei de Barcelos (55), 5º Oliveirense (40), 6º Juv. Pacense (34), 7º Tomar (30), 8º Valongo (29), 9º Sanjoanense (28), 10º Riba d'Ave (28), 11º Braga (27), 12º Candelária (22), 13º Juv. Viana (20), 14º Murches (5)

26ª jornada

• Candelária vs. Porto • 4.Mai, 17h

• Sanjoanense vs. Juv. Viana • 4.Mai, 18h

• Valongo vs. Benfica • 4.Mai, 18h

• Juv. Pacense vs. Braga • 4.Mai, 18h

• Sporting vs. Murches • 4.Mai, 18h

• Óquei de Barcelos vs. Riba d'Ave • 4.Mai, 18h

• Tomar vs. Oliveirense • 4.Mai, 18h

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
AFP Giovinazzo @ facebook
Sarzana e Giovinazzo nos quartos-de-final

Sarzana e Giovinazzo nos quartos-de-final

Na preliminar do play-off italiano entre os 7º ao 10º classificados, Sarzana e Giovinazzo levaram a melhor e avançam para os 'quartos'. Destaque para a equipa de Francisco Veludo e Xavi Cardoso que contrariou a classificação da fase regular.

Benfica 'salta' para a liderança

Benfica 'salta' para a liderança

Aproveitando o empate entre Porto e Sporting no Clássico do Dragão Arena, o Benfica sobe à liderança com uma jornada por disputar. As águias venceram a Sanjoanense, em dia de 'boas notícias', com bis de Bargalló no regresso de Di Benedetto.

World Skate Europe
Um golo, a terceira coroa

Um golo, a terceira coroa

Um golo solitário da capitã Laura Puigdueta foi suficiente para o Palau conquistar o terceiro título europeu da sua história. O golo com que as catalães venceram as asturianas do Gijón foi apontado ainda não estavam cumpridos dois minutos.

Dia de Jogo: 27 de Abril de 2025

Dia de Jogo: 27 de Abril de 2025

27 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' na Champions League Women, com Gijón e Palau a disputarem a coroa europeia, e no Campeonato Placard, com a liderança e a manutenção em causa. Há Clássico e emoção na linha de água.

World Skate Europe
Palau e Gijón na final

Palau e Gijón na final

O anfitrião Palau e as asturianas do Gijón são as finalistas da Champions League Women, depois de afastarem Benfica e o detentor do troféu, Fraga. Será a segunda final entre Palau e Gijón, depois da conquista do Palau, nas Astúrias, em 2022.

World Skate Europe
Dia de Jogo: 26 de Abril de 2025

Dia de Jogo: 26 de Abril de 2025

26 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' na Champions League Women, com a realização das meias-finais. Palau, Benfica, Gijón e Fraga procuram um lugar na final em busca de nova coroa europeia.

Valongo carimba manutenção

Valongo carimba manutenção

O Murches vendeu cara a derrota, mas o Valongo garantiu a vitória e, desde já, a manutenção. A Sanjoanense venceu o Braga e fica perto da continuidade, mas ainda não é matematicamente certa. Valongo e Sanjoanense subiram a lugares de play-off.