Sanjoanense com revés no planeamento, mas apontada à Europa
Do regresso à categoria máxima ao regresso às competições europeias, foi um ápice. A Sanjoanense terminou o campeonato em 7º e prepara a nova temporada, que será de regresso à europeia WSE Cup, com cinco saídas e quatro entradas.

Saíam cinco, entravam cinco, mas a lesão de Pau Bargalló no Benfica "tramou" as contas da Sanjoanense, que assim não poderá contar com o empréstimo de Viti na próxima temporada.
Na impossibilidade de contar com o internacional jovem português, vigente campeão da Europa de Sub-19 e de Sub-23, os alvinegros poderão mesmo fechar o plantel com 10 jogadores ao invés dos 11 que Reinaldo Ventura planeara.
Guilherme Pedruco e Zé Almeida penduram os patins, e Vítor Hugo, Andrés Castaño e Mathias Arnaez também estão de saída.
Ficam Alex Mount, Hugo Santos, João Ramalho, Luís Filipe, Nuno Araújo e o guarda-redes Juan Manuel Carrion, e a equipa conta com quatro reforços: João Pedro Pereira, Joel Martin, Miguel Henriques e Tiago Freitas.
O argentino Joel Martin completa 25 anos em Agosto e chega do Candelária. Nas três temporadas que representou os picarotos, Joel foi sempre o melhor marcador da equipa.
Tiago, João Pedro e Miguel são três internacionais jovens portugueses. Para Tiago e João Pedro será um regresso a São João da Madeira.
Tiago Freitas, de 24 anos, esteve nos alvinegros de 2019 a 2022, emprestado pelo Sporting na transição a sénior. Representou depois Académica de Espinho, Famalicense, Valongo e, esta época que está a terminar, novamente Famalicense.
João Pedro Pereira, de 23 anos e também com passagem nos escalões de formação leoninos, defendeu a camisola da Sanjoanense em 2021/22, mas depois esteve três temporadas (históricas) na Juventude Pacense.
No seu trajecto, Tiago Freitas e João Pedro Pereira coincidiram nas selecções de Sub-17 de 2016 e 2017, disputando em 2019 o Mundial de Sub-19. Tiago estaria também na primeira edição do Europeu de Sub-23, em 2023.
Mais novo, Miguel Henriques, de 21 anos, completou duas temporadas no Braga depois de todo um percurso formativo no Porto. Foi campeão da Europa de Sub-19 em 2021 e participou no Mundial do escalão em 2022.
Regresso à categoria máxima e regresso à Europa
A Sanjoanense regressou em 2024 ao Campeonato Placard e, com um 7º lugar - obrigando o Sporting a "negra" nos quartos-de-final -, não só assegurou o primordial objectivo de manutenção, como também o direito desportivo a disputar a WSE Cup. E o clube já confirmou a intenção de participar na prova.
Vencedora da extinta Taça das Taças em 1986, a Sanjoanense regressa à Europa depois da participação em 2021/22, quando, em grupos de três equipas, não teve argumentos para se impor aos catalães do Calafell e do Voltregà.
Com uma vitória e um empate no "Caldeirão", a equipa então orientada por Vítor Pereira não passou aos quartos-de-final de uma prova em que o Calafell - com Xano Edo na baliza - venceria o Follonica na final de Paredes, no culminar de um percurso de seis vitórias e apenas uma derrota... em São João da Madeira.
Dessa equipa, restam Luís Filipe, João Ramalho e Hugo Santos, juntando-se agora Tiago Freitas e João Pedro Pereira, que também estiveram nessa campanha.
Para o técnico Reinaldo Ventura, será a oportunidade de procurar um troféu que, enquanto jogador, venceu em 2016 e 2017 pelo Óquei de Barcelos.
Quinta-feira, 12 de Junho de 2025, 14h06