Dia de Jogo: 17 de Maio de 2025

17 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na Taça de Portugal Feminina, com a final entre Benfica e Sanjoanense, e no Campeonato Placard, com o primeiro jogo dos restantes três duelos dos quartos-de-final.

Dia de Jogo: 17 de Maio de 2025

Este sábado, 17 de Maio, decide-se a Taça de Portugal de Seniores Femininos, entre Benfica e Sanjoanense, que, confirmando prognósticos do defeso, se têm mostrado as duas equipas mais fortes da temporada.

Benfica e Sanjoanense defrontaram-se na final da Elite Cup, venceram as Zona Sul e Zona Norte na primeira fase do Nacional Feminino e são as duas mais bem classificadas na segunda fase. Nos duelos directos, as águias têm levado a melhor, tendo vencido na Elite Cup por 5-3 e, para o campeonato, por 2-0. A 1 de Junho, há encontro marcado no "Caldeirão" de São João da Madeira.

Na História, os caminhos de Benfica e Sanjoanense encontraram-se na final de 2014, numa simbólica passagem de testemunho. As alvinegras tinham vencido a Taça de Portugal, em Turquel, no ano antes, naquele que seria o único troféu nacional que, até agora, escaparia à secção feminina de Hóquei em Patins do Benfica. Mas, ainda com Marlene Sousa, a Sanjoanense não conseguiria parar, na Parede, a marcha triunfal das águias, que venceriam a sua primeira Taça. E já vão em 10 consecutivas.

Na decisão da "prova rainha", o Benfica a Sanjoanense (2014), Académica (2015 e 2016), Stuart (2017), Carvalhos (2018), CACO (2019), Infante Sagres (2021), Sporting (2022), Académico da Feira (2023) e Tojal (2024), sendo que a última conquista foi a única conseguida por margem tangencial, um 3-2 que, curiosamente, foi o mesmo resultado com que a Sanjoanense garantiu a conquista da Taça em 2013, frente à equipa da Aldeia do Hóquei.

A final está marcada para as 20h, com arbitragem de Jorge Machado e Tiago Bessa.

Playoff

Depois do Sporting ter aberto o playoff com uma vitória por 5-2 sobre a Sanjoanense, jogam-se as outras primeiras partidas dos restantes três duelos dos quartos-de-final.

O vencedor da fase regular Benfica recebe o Tomar, procurando confirmar as vitórias da primeira fase deste campeonato por 3-2 e 1-5. Na ressaca do afastamento nas meias-finais da Taça de Portugal e da Champions League, as águias terão de dar uma resposta afirmativa neste primeiro passo da derradeira caminhada para o título nacional.

Também vindo de uma derrota, na final da Champions League, o Porto recebe um Juventude de Pacense que se estreia nestas andanças do playoff e foi "carrasco" dos dragões na Taça de Portugal, vencendo precisamente no Dragão Arena. Pouco depois, voltaria a vencer, em Paços de Ferreira, na segunda volta do Campeonato Placard, para duas vitórias em três duelos, mas, ainda assim, o favoritismo é da equipa de Ricardo Ares.

A fechar o dia, a partir de umas inusitadas 22h de Portugal continental, o Óquei de Barcelos recebe a Oliveirense. Campeão europeu há menos de uma semana, há a curiosidade de ver como Rui Neto geriu as emoções - e os festejos - de uma conquista histórica.

Taça de Portugal Feminina - Final

• Benfica vs. Sanjoanense • 17.Mai, 20h

Campeonato Placard - Quartos-de-final - Jogo 1

• Benfica vs. Tomar • 17.Mai, 15h

• Porto vs. Juv. Pacense • 17.Mai, 20h45

• Óquei de Barcelos vs. Oliveirense • 17.Mai, 22h

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Jorge Silva no comando e cinco caras novas no Braga

Jorge Silva no comando e cinco caras novas no Braga

Jorge Silva vai pendurar os patins aos 41 anos e assumir a prancheta no 'novo' Braga. O campeão do Mundo de 2019 contará no plantel bracarense com uma mão cheia de novas caras, meia equipa nova numa 'mini-revolução'.

Quévert e Lyon vencem 'Coupe'

Quévert e Lyon vencem 'Coupe'

O Quévert, do português Tomás Cardoso, no masculino, e o Lyon, no feminino, venceram este domingo a Taça de França. Num domingo aziago, o Coutras foi finalista vencido nas duas finais.

A '9' do Barcelona não será para mais ninguém

A '9' do Barcelona não será para mais ninguém

Esta sexta-feira, o Barcelona retirou a camisola '9' de Sergi Panadero. O jogador catalão conquistou 68 troféus pelos blaugrana em 21 temporadas e junta-se, no topo do Palau, aos já imortalizados Beto Borregán e Aitor Egurrola.

Porto e Óquei de Barcelos completam pleno dos anfitriões

Porto e Óquei de Barcelos completam pleno dos anfitriões

Porto e Óquei de Barcelos venceram Juventude Pacense e Oliveirense, numa ronda de vitórias caseiras. Os barcelenses só selaram o triunfo nas grandes penalidades, ao 18º penálti, já domingo dentro, depois de duas horas e 20 minutos de jogo.

Federação de Patinagem de Portugal
Benfica vence 11ª Taça

Benfica vence 11ª Taça

O Benfica conquistou este sábado a Taça de Portugal Feminina pela 11ª vez consecutiva. As águias venceram na final a Sanjoanense por tangencial 2-1, com golos de Maria Sofia Silva e Aimee Blackman. Catarina Costa marcou para as alvinegras.

Carvalhos na 'montanha-russa': regressa à I Divisão um ano depois

Carvalhos na 'montanha-russa': regressa à I Divisão um ano depois

Depois de uma amarga participação na I Divisão na pretérita temporada, o Carvalhos venceu em Espinho este sábado para carimbar o regresso ao convívio dos maiores do Hóquei em Patins luso. O Póvoa disputará o playoff de subida.

Eficácia máxima dá vantagem ao Benfica

Eficácia máxima dá vantagem ao Benfica

O Benfica venceu o Tomar por 4-2 e está na frente da eliminatória. As águias transformaram em golo as quatro oportunidades de bola parada de que dispuseram, com Pau Bargalló a marcar três livres directos e João Rodrigues uma grande penalidade.

Poka deu uma mãozinha

Poka deu uma mãozinha

Houve 'batota' do Óquei de Barcelos na Champions ao apresentar-se com dois treinadores. Impossibilitado de ir a jogo, Poka terá dado mais indicações que o próprio Rui Neto e, depois de representar os 'três grandes', é, agora, campeão europeu.

Acontece aos melhores

Acontece aos melhores

Por Pedro Alves dos Santos: Girão disse que 'o Benfica, neste momento, é a melhor equipa do mundo', e a maioria concordará. Mas, como o próprio Sporting provou na Taça, as águias não são invencíveis. E voltaram a claudicar na Champions League.