Jorge Silva no comando e cinco caras novas no Braga

Jorge Silva vai pendurar os patins aos 41 anos e assumir a prancheta no 'novo' Braga. O campeão do Mundo de 2019 contará no plantel bracarense com uma mão cheia de novas caras, meia equipa nova numa 'mini-revolução'.

Jorge Silva no comando e cinco caras novas no Braga

O sucessor de Tó Neves no comando técnico do Braga será mesmo Jorge Silva, que pendurará os patins. E o plantel terá cinco mudanças para tentar melhorar o 11º lugar alcançado esta época.

Jorge Silva despontou afirmou-se na formação do Gulpilhares, sagrando-se duas vezes campeão da Europa de Sub-17, e, em 2003, campeão do Mundo e campeão da Europa de Sub-20. Foi aposta do Porto em 2005.

Representou os dragões em cinco temporadas, esteve duas épocas no Candelária, e regressou para mais seis temporadas de dragão ao peito, conquistando, no conjunto das 11 épocas de azul-branco, sete vezes o Campeonato Nacional, outras tantas a Taça de Portugal, e oito vezes a Supertaça António Livramento.

Em 2018, deixou o Porto rumo à Oliveirense para conquistar mais uma Taça de Portugal, e, aportando o seu cunho de experiência, foi campeão do Mundo em 2019, no Mundial de Barcelona.

Trocou Oliveira de Azeméis por Braga em 2023. Apesar de ter completado 41 anos no passado dia 9, fecha esta última temporada com 12 golos marcados, apenas aquém de António Trabulo, que assinou 17 tentos. Nos "corredores", falou-se mesmo de um hipotético regresso ao Porto no mercado de Inverno para colmatar a longa ausência de Rafa por lesão.

Reconhecido como indiscutível apaixonado e alguém sempre atento à modalidade, tendo convicções e opiniões bem vincadas, sempre se perspectivou que a carreira de Jorge Silva passaria pelos bancos, e é então agora aposta dos bracarenses.

Para além do próprio Jorge Silva, deixarão de ser opção Diogo Seixas (que parte para o Valdagno), Gonçalo Meira (que deverá pendurar os patins) e Miguel Henriques (a caminho da Sanjoanense) e Zé Pedro. São reforços Filipe Fernandes e Gonçalo Neto, que chegam, respectivamente, de Lodi e Tomar, o campeão europeu Santi Chambella, que será cedido pelo Óquei de Barcelos, e ainda o catalão Ferran Giménez e Guilherme Magalhães.

Giménez completa 24 anos em Junho, mas há muito que é chamado à equipa principal dos "roiginègres". Esta época, foi chamado por Jordi Garcia a 21 jogos da OK Liga, aos dois da Supercopa e aos três da Copa del Rey, que seria ganha pelo Reus, e ainda às 10 partidas da fase de grupos da Champions League.

Da Juventude de Viana, chega o (ainda mais) jovem Guilherme Magalhães, que completa 20 anos no próximo dia 25. Formado no Campo, juntou-se aos vianenses em 2023 e, agora, depois de assinar 10 golos, o seu trajecto continua na categoria máxima do Hóquei em Patins português.

Para a nova temporada, deverão continuar, agora ás ordens de Jorge Silva, os jogadores de pista António Trabulo, Paulo Pereira e Pedro Mendes e os guarda-redes Diogo Fernandes e Tomás Teixeira.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Quévert e Lyon vencem 'Coupe'

Quévert e Lyon vencem 'Coupe'

O Quévert, do português Tomás Cardoso, no masculino, e o Lyon, no feminino, venceram este domingo a Taça de França. Num domingo aziago, o Coutras foi finalista vencido nas duas finais.

A '9' do Barcelona não será para mais ninguém

A '9' do Barcelona não será para mais ninguém

Esta sexta-feira, o Barcelona retirou a camisola '9' de Sergi Panadero. O jogador catalão conquistou 68 troféus pelos blaugrana em 21 temporadas e junta-se, no topo do Palau, aos já imortalizados Beto Borregán e Aitor Egurrola.

Porto e Óquei de Barcelos completam pleno dos anfitriões

Porto e Óquei de Barcelos completam pleno dos anfitriões

Porto e Óquei de Barcelos venceram Juventude Pacense e Oliveirense, numa ronda de vitórias caseiras. Os barcelenses só selaram o triunfo nas grandes penalidades, ao 18º penálti, já domingo dentro, depois de duas horas e 20 minutos de jogo.

Federação de Patinagem de Portugal
Benfica vence 11ª Taça

Benfica vence 11ª Taça

O Benfica conquistou este sábado a Taça de Portugal Feminina pela 11ª vez consecutiva. As águias venceram na final a Sanjoanense por tangencial 2-1, com golos de Maria Sofia Silva e Aimee Blackman. Catarina Costa marcou para as alvinegras.

Carvalhos na 'montanha-russa': regressa à I Divisão um ano depois

Carvalhos na 'montanha-russa': regressa à I Divisão um ano depois

Depois de uma amarga participação na I Divisão na pretérita temporada, o Carvalhos venceu em Espinho este sábado para carimbar o regresso ao convívio dos maiores do Hóquei em Patins luso. O Póvoa disputará o playoff de subida.

Eficácia máxima dá vantagem ao Benfica

Eficácia máxima dá vantagem ao Benfica

O Benfica venceu o Tomar por 4-2 e está na frente da eliminatória. As águias transformaram em golo as quatro oportunidades de bola parada de que dispuseram, com Pau Bargalló a marcar três livres directos e João Rodrigues uma grande penalidade.

Poka deu uma mãozinha

Poka deu uma mãozinha

Houve 'batota' do Óquei de Barcelos na Champions ao apresentar-se com dois treinadores. Impossibilitado de ir a jogo, Poka terá dado mais indicações que o próprio Rui Neto e, depois de representar os 'três grandes', é, agora, campeão europeu.

Acontece aos melhores

Acontece aos melhores

Por Pedro Alves dos Santos: Girão disse que 'o Benfica, neste momento, é a melhor equipa do mundo', e a maioria concordará. Mas, como o próprio Sporting provou na Taça, as águias não são invencíveis. E voltaram a claudicar na Champions League.

Dia de Jogo: 17 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 17 de Maio de 2025

17 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na Taça de Portugal Feminina, com a final entre Benfica e Sanjoanense, e no Campeonato Placard, com o primeiro jogo dos restantes três duelos dos quartos-de-final.