World Skate 'oficializa' ranking do Professor
A World Skate publicou, no fim de Abril, o ranking de clubes, masculinos e femininos, à data de 1 de Janeiro. Um ranking que tem sido mantido, trabalhado e compilado pelo Prof. Fernando Castro e que agora ganha, aparentemente, carácter oficial.

O ranking de clubes que o Prof. Fernando Castro mantém e disponibiliza regularmente em rinkhockey.net é considerado pelos clubes conforme as coisas correram bem ou correram mal. Se correram mal, é apenas um ranking oficioso, se correram bem, é uma verdade indesmentível e merece publicações de auto-elogio à classificação conseguida.
Nesse balançar de subjectividade, os defensores do ranking ganham agora um forte argumento. A World Skate, entidade que rege os desportos de Patinagem (como o Hóquei em Patins), publicou - ainda que com uma "roupagem" diferente, mais institucional - os rankings de Fernando Castro.
Será talvez uma apropriação do trabalho alheio, mas, por linhas tortas, dá-lhe um selo de reconhecimento. No ranking de 1 de Janeiro, Benfica, Barcelona, Porto, Sporting e Óquei de Barcelos eram, por esta ordem, os mais bem classificados. O Trissino, 7º, era o melhor italiano e o Forte também cabia no "top-10".
Entretanto, Fernando Castro já publicou um novo ranking no masculino, a 1 de Abril. Benfica, Porto, Sporting e Óquei de Barcelos mantém-se na mesma ordem, mas são agora os quatro mais bem classificados, com o Barcelona a "cair" para 5º. O Trissino continua a ser o melhor italiano, mas em 9º, ao passo que o Saint-Omer (24º) é o melhor francês e os argentinos da UVT (26º) são os melhores fora da Europa.
Para o ranking feminino, nova publicação só está prevista para 1 de Julho, quando também sairá nova publicação do ranking masculino. Na publicação de Janeiro, "republicada" pela World Skate, os quatro primeiros lugares eram de Palau, UVT, Gijón e Benfica, merecendo destaque a presença de cinco equipas argentinas no "top-10".
O Professor e o ranking
Fernando Castro é professor catedrático da Universidade do Minho, Doutor em Engª Metalomecânica. À margem da "vida académica", é um apaixonado pelo Hóquei em Patins, com livros publicados como "Campeonatos do Mundo de Hóquei em Patins: Contributos para a sua história", de 2011, que nos apresentou em 2015.
No seu site vai mantendo os resultados de todos os jogos, com um histórico impressionante que, paralelamente, lhe serve para compilar os dados para rankings de equipas masculinas e femininas a nível de clubes, bem como de selecções.
O ranking, com regras publicadas, baseia-se no sistema de pontuação Elo cujo nome deriva do criador do mesmo, o húngaro Arpad Elo.
O sistema Elo assenta num modelo de cálculo estatístico para calcular o valor relativo de cada jogador/equipa em relação aos seus adversários. O sistema foi inicialmente desenvolvido a pensar no xadrez (a grande paixão desportiva de Arpad) mas, à semelhança do que foi feito para outras modalidades, Fernando Castro introduziu algumas variáveis particulares da modalidade e das suas competições.
Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 22h02