O processo foi longo, mas castigo já está cumprido

Após quase quatro meses de processo, foi conhecida a decisão sobre a expulsão de Gonzalo Romero em Riba d'Ave, com castigo de um jogo. Mas a sanção já foi cumprida preventivamente, e Edo Bosch respirará agora de alívio.

O processo foi longo, mas castigo já está cumprido

Não se afigurava fácil o arranque de playoff para Edo Bosch.

Expulso no Dragão Arena, Ângelo Girão foi castigado com uma suspensão de duas partidas. Falhou o derradeiro jogo da fase regular, frente ao Murches, e o primeiro dos quartos-de-final, frente à Sanjoanense.

Nestes dois jogos, o capitão foi Gonzalo Romero ("Nolito"), que tinha pendente a decisão sobre um processo disciplinar aberto a 20 de Janeiro.

Depois da vitória do Sporting por 5-2 no primeiro jogo desta série à melhor de três, Edo Bosch já contará com Ângelo Girão em busca de um triunfo que vale a passagem às meias-finais. E não deixará de contar com Nolito que conheceu a decisão de um castigo de um jogo, já cumprido.

O internacional argentino dos leões foi expulso no final da partida em Riba d'Ave. O processo foi aberto a 20 de Janeiro, o que suspenderia o cumprimento do (eventual) castigo, mas não chegou a tempo do dérbi com o Benfica, a 22. No entanto, permitiu a Nolito ir a jogo com o Porto, a 25, contribuindo, logo nos primeiros cinco minutos, a marcar e a assistir para golo, numa clara vitória por 4-0.

Após quase quatro meses de trâmites processuais, o Conselho de Disciplina ditou a "sentença" em acórdão datado de 12 de Maio e agora publicado no site oficial da Federação de Patinagem de Portugal.

"Determina-se a aplicação ao arguido da sanção de suspensão de atividade de 1 (um) jogo, na medida em que, ao tentar subir a tabela de stick em punho para agredir os adeptos ali presentes, em resposta ao comportamento incorrecto do público, que o atingiu com objetos e cuspo que foram arremessados para o recinto de jogo, o arguido cometeu o ilícito disciplinar muito grave de ofensa corporal a jogador, na forma tentada, em violação do disposto no artigo 155º, nº 4 do RDFPP", pode ler-se no sumário.

O artigo 155º ("Ofensas corporais a patinador ou espetador") do Regulamento de Disciplina 2024, em vigor até 18 de Março de 2025, prevê que "o patinador que agrida fisicamente outro patinador ou espectador antes, durante ou após a realização de jogo oficial é sancionado com suspensão de atividade de 2 a 10 jogos", mas, no nº 4, refere que "a tentativa é sancionada nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 16.º", ou seja, que "salvo expressa disposição em contrário no concreto tipo disciplinar, a tentativa e a negligência são sancionáveis com a sanção prevista para a infração consumada, com redução a metade dos seus limites mínimo e máximo".

Contas feitas ao linguajar jurídico, um jogo. Já cumprido, no "dérbi capital" adiado da 2ª jornada.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
World Skate 'oficializa' ranking do Professor

World Skate 'oficializa' ranking do Professor

A World Skate publicou, no fim de Abril, o ranking de clubes, masculinos e femininos, à data de 1 de Janeiro. Um ranking que tem sido mantido, trabalhado e compilado pelo Prof. Fernando Castro e que agora ganha, aparentemente, carácter oficial.

Liceo traído pelo seu próprio futuro

Liceo traído pelo seu próprio futuro

No primeiro jogo de equilibrados quartos-de-final do playoff da OK Liga, quase houve surpresa no Palau Blaugrana e o Lleida venceu mesmo na pista de um Liceo mais bem classificado, com os futuros 'verdes' Tombita e Paiva a serem determinantes.

Jorge Silva no comando e cinco caras novas no Braga

Jorge Silva no comando e cinco caras novas no Braga

Jorge Silva vai pendurar os patins aos 41 anos e assumir a prancheta no 'novo' Braga. O campeão do Mundo de 2019 contará no plantel bracarense com uma mão cheia de novas caras, meia equipa nova numa 'mini-revolução'.

Quévert e Lyon vencem 'Coupe'

Quévert e Lyon vencem 'Coupe'

O Quévert, do português Tomás Cardoso, no masculino, e o Lyon, no feminino, venceram este domingo a Taça de França. Num domingo aziago, o Coutras foi finalista vencido nas duas finais.

A '9' do Barcelona não será para mais ninguém

A '9' do Barcelona não será para mais ninguém

Esta sexta-feira, o Barcelona retirou a camisola '9' de Sergi Panadero. O jogador catalão conquistou 68 troféus pelos blaugrana em 21 temporadas e junta-se, no topo do Palau, aos já imortalizados Beto Borregán e Aitor Egurrola.

Porto e Óquei de Barcelos completam pleno dos anfitriões

Porto e Óquei de Barcelos completam pleno dos anfitriões

Porto e Óquei de Barcelos venceram Juventude Pacense e Oliveirense, numa ronda de vitórias caseiras. Os barcelenses só selaram o triunfo nas grandes penalidades, ao 18º penálti, já domingo dentro, depois de duas horas e 20 minutos de jogo.

Federação de Patinagem de Portugal
Benfica vence 11ª Taça

Benfica vence 11ª Taça

O Benfica conquistou este sábado a Taça de Portugal Feminina pela 11ª vez consecutiva. As águias venceram na final a Sanjoanense por tangencial 2-1, com golos de Maria Sofia Silva e Aimee Blackman. Catarina Costa marcou para as alvinegras.

Carvalhos na 'montanha-russa': regressa à I Divisão um ano depois

Carvalhos na 'montanha-russa': regressa à I Divisão um ano depois

Depois de uma amarga participação na I Divisão na pretérita temporada, o Carvalhos venceu em Espinho este sábado para carimbar o regresso ao convívio dos maiores do Hóquei em Patins luso. O Póvoa disputará o playoff de subida.

Eficácia máxima dá vantagem ao Benfica

Eficácia máxima dá vantagem ao Benfica

O Benfica venceu o Tomar por 4-2 e está na frente da eliminatória. As águias transformaram em golo as quatro oportunidades de bola parada de que dispuseram, com Pau Bargalló a marcar três livres directos e João Rodrigues uma grande penalidade.

Poka deu uma mãozinha

Poka deu uma mãozinha

Houve 'batota' do Óquei de Barcelos na Champions ao apresentar-se com dois treinadores. Impossibilitado de ir a jogo, Poka terá dado mais indicações que o próprio Rui Neto e, depois de representar os 'três grandes', é, agora, campeão europeu.

Acontece aos melhores

Acontece aos melhores

Por Pedro Alves dos Santos: Girão disse que 'o Benfica, neste momento, é a melhor equipa do mundo', e a maioria concordará. Mas, como o próprio Sporting provou na Taça, as águias não são invencíveis. E voltaram a claudicar na Champions League.

Dia de Jogo: 17 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 17 de Maio de 2025

17 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na Taça de Portugal Feminina, com a final entre Benfica e Sanjoanense, e no Campeonato Placard, com o primeiro jogo dos restantes três duelos dos quartos-de-final.