Sporting triunfa na V Armindo Lamas
O Sporting venceu este domingo em Viana do Castelo a V Taça Armindo Lamas.
O troféu, que serviu de apresentação da equipa da Juventude de Viana aos seus adeptos, foi o mote para o regresso a Monserrate de André Centeno e Luís Viana, que reforçaram esta época os leões, e de João Pinto, que "abrira caminho" entre Viana e o Livramento no defeso da última temporada.
Os internacionais angolanos Centeno e João Pinto integraram o cinco inicial de Nuno Lopes que apresentou três reforços. Para além de Centeno, também Cacau (ex-Breganze) e Estebán Abalos ("Tuco", ex-Benfica) jogaram de início.
Do lado dos vianenses, Pedro Sampaio fez alinhar de início também três reforços - Tó Silva e André Azevedo (ambos ex-Oliveirense) e Gonçalo Suissas (ex-Valongo) - dos cinco que agora chegaram a Viana.
O jogo começou com um Sporting mais seguro e a adiantar-se logo aos três minutos, por João Pinto. A Juventude, com muito do seu jogo a passar por Tó Silva, teria a oportunidade de chegar ao empate de livre directo (por azul a Tuco), mas Girão deu um dos primeiros sinais de que dificilmente os anfitriões teriam motivos para festejar ao negar o golo a André Azevedo.
Ângelo Girão foi mesmo uma das figuras do jogo ao defender praticamente tudo ao longo dos 50 minutos, numa exibição que levou os adversários ao desespero e culminou numa vistosa defesa a uma grande penalidade a dois minutos do fim. O "muro" só abriria brecha a 16 segundos do apito final, com Diogo Fernandes a fazer o tento de honra da equipa da casa.
Antes, Cacau ampliou ainda cedo - com menos de nove minutos decorridos - e Daniel Oliveira ("Poka") fez o 0-3 já na segunda parte, batendo o reforço vianense Francisco Veludo (ex-Os Tigres), que substituira Jorge Correia.
A Juventude de Viana ofereceu boa réplica mas pecou na concretização, num jogo em que Pedro Sampaio usou todos os seus jogadores, incluindo o também reforço Nelson Pereira (ex-Oliveirense). Do lado dos leões, nota para a utilização dos nove jogadores de pista que integram o plantel (só o guarda-redes Zé Diogo não foi utilizado), com um sublinhado especial para o também regresso de Luís Viana a Monserrate.
Para a temporada 2015/16, o treinador Pedro Sampaio garantiu a continuidade do guarda-redes Jorge Correia e de Diogo Fernandes, Francisco Silva, Gustavo Lima e Nuno Félix. Entre os reforços já referidos, destaque para os regressos de André Azevedo e Gonçalo Suissas, anos volvidos sobre a saída de ambos para o FC Porto.
No final da partida, Pedro Sampaio revelou ambição para a época que agora começa, abordando também a participação na CERS. Nuno Lopes fez um balanço da pré-temporada e vincou o facto da equipa ainda estar em preparação, com muito espaço – e tempo – para melhorar.
Teresa Herrera cancelado
O Liceo cancelou a realização do Troféu Teresa Herrera, que estava agendado para dia 15 e no qual participaria o Sporting. Assim, os leões rumaram a sul e prosseguirão a preparação no Livramento.
Pese o cancelamento do compromisso na Corunha, o Liceo tem outro embate agendado com os leões. Será no Troféu Stromp, próximo dia 19, no Livramento, e servirá de apresentação da equipa do Sporting aos seus associados e demais adeptos.
Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015, 22h57