Óquei de Barcelos na final

O Óquei de Barcelos venceu o Benfica e está na final do Campeonato Placard, em busca de um título que escapa há 24 anos. Desde o regresso do playoff, as águias são o primeiro vencedor da fase regular a ficar fora da final.

Óquei de Barcelos na final

O Óquei de Barcelos venceu este sábado o Benfica por 6-4 e, com a terceira vitória nas meias-finais, avança para a final do Campeonato Placard. Será a primeira vez depois de 2004 que os barcelenses terminam nos dois primeiros e é a primeira vez, desde o regresso do playoff, que o vencedor da fase regular é "derrubado" antes de chegar à final. E, com público, tinha sido sempre campeão...

A ter de vencer para levar a decisão para a Luz, o Benfica entrou fortíssimo no jogo, a tentar fazer esquecer a ausência de Pau Bargalló. Os capitães Diogo Rafael e Pedro Henriques levaram ao alinhamento inicial das equipas a camisola do catalão, que esteve presente, mas de canadianas. Há que esperar que o inchaço passe para a operação à rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, que não deve acontecer nas próximas duas semanas.

Logo no primeiro minuto, num remate da esquerda, João Rodrigues inaugurou o marcador. Aos seis minutos, numa transição rápida de Roberto Di Benedetto, o gaulês rematou cruzado da direita para o segundo das águias.

Rui Neto pediu desconto de tempo na resposta ao segundo tento encarnado e, de regresso à pista, Pol Manrubia, feliz em alguns ressaltos, reduzia, avivando o impressionante apoio que nunca deixara de vir das bancadas.

O Municipal encheu e houve mesmo muitas pessoas que tiveram de ficar do lado de fora. E, mais do que encher, foi sempre de uma incansável e inabalável crença. Ímpar.

O Óquei de Barcelos ia em busca da igualdade, mas os encarnados pareciam controlar e seguravam a desvantagem. Mesmo em inferioridade, mesmo com bolas paradas contra. Até ao intervalo, Pedro Henriques parou três livres directos, de Miguel Rocha após azul a Diogo Rafael, de Luís Querido na 10ª falta, e de Danilo Rampulla após azul a Edu Castro.

Pelo meio, em cinco minutos antes do intervalo intensos, houve também a 10ª falta barcelense. Zé Miranda perguntou se não era azul e, com segunda advertência, viu ele próprio o azul. No livre directo das águias, Conti ganhou o duelo com o seu capitão na albiceleste, Lucas Ordoñez. E, antes do descanso que já todos precisavam, Rampulla e Roberto Di Benedetto viram azul. Houve três para três entre jogadores de pista.

Sem golos, houve seis minutos, que entraram segunda parte dentro, sem 10 jogadores em pista.

A equipa de Rui Neto continuava atrás da igualdade, que surgiria já com 14 faltas. Aos sete minutos e meio, houve falha de marcação e Miguel Rocha, solto, não perdoou. Mas, pouco depois, o goleador desta época veria azul. Era hora de Conti mostrar predicados.

De livre directo, o guarda-redes argentino negou o golo a João Rodrigues. E, com a 15ª falta a cair de imediato, negou também a Zé Miranda. O Benfica continuava em superioridade, mas Rampulla ganhou uma grande penalidade e Luís Querido virava o marcador.

O capitão barcelense mandou calar a falange de apoio encarnada e escapou a um possível azul. A resposta foi de Roberto Di Benedetto, a avançar como quis para o 3-3. E devolveu a provocação, na sua melhor partida após o regresso da lesão em Abril. O gaulês carregou os encarnados, mas, agora que parecia estar de volta, não foi suficiente...

Houve nova grande penalidade para os da Catedral, mas desta feita Pedro parou o remate de Luís e, mesmo com 14 faltas a 13 minutos do fim, o Benfica estava melhor, provavelmente como nunca estivera nesta meia-final.

A seis minutos, teve oportunidade de passar para a frente depois de azul a Rampulla, mas Viti, coelho sacado - a frio - da cartola para tentar desfeitear Conti, atirou por cima. O jovem dos encarnados, chamado para colmatar a ausência de Pau, saiu de pronto, e as águias atacavam com mais um.

Num desequilíbrio da equipa barcelense, Zé Miranda serviu Nil Roca e o catalão rematou para o 3-4 já nos cinco minutos finais. Na efusiva celebração, Nil ficou queixoso da perna esquerda, mas recuperaria. Desta vez, foi só um susto.

Melhor no jogo e em vantagem, o Benfica estava por cima. Mas, de pronto, Miguel Rocha igualou, e o jogo e as bancadas ficavam para lá do ponto de ebulição. Pedro Henriques negou a Miguel o golo no livre directo na 15ª falta. E Conti fez o mesmo perante Zé Miranda após azul a Manrubia.

A quatro minutos do fim, o Óquei jogava com menos um. Em inferioridade, Rampulla "sacou" mais uma bola parada, e o capitão Luís Querido bisava para o 5-4. "Eu quero o Óquei campeão" ecoava a plenos pulmões no Municipal.

O irrequieto e supersónico Rampulla isolou-se e ganhou outro livre directo. Querido não conseguiu voltar a bater Pedro Henriques e o Benfica tentava o cinco-contra-quatro.

No entanto, na realidade, era mais cinco contra milhares de gargantas e cachecóis esvoaçantes, cinco contra a confiança e o orgulho do campeão europeu, cinco contra a certeza de que já nada abala esta temporada dourada.

Miguel Rocha recuperou a bola e rematou de muito longe. Podia ser de costas, de olhos fechados, quiçá pudesse ser na direcção errada, que certamente os deuses do Municipal encaminhariam a bola para a baliza deserta. O 6-4, com 38 segundos para jogar, matava o jogo e a eliminatória.

Os barcelenses ficam agora a aguardar adversário, que sairá da "negra" entre Sporting e Porto. O arranque da final está agendado para 14 de Junho. O Municipal de Barcelos será palco do jogo 2, no dia 18, e do eventual jogo 4, a 25.

Benfica 1-3 Óquei de Barcelos

Benfica 4-3 Óquei de Barcelos • 28.Mai

Óquei de Barcelos 4-1 Benfica • 1.Jun

• Benfica 2-4 Óquei de Barcelos (2-2, 0-2 pen.) • 4.Jun

Óquei de Barcelos 6-4 Benfica • 7.Jun

Sporting 2-2 Porto

Sporting 3-2 Porto • 28.Mai

Porto 1-0 Sporting • 1.Jun

Sporting 7-4 Porto • 4.Jun

Porto 7-6 Sporting (4-4, 1-1 prol., 2-1 pen.) • 7.Jun

• Sporting vs. Porto • 10.Jun, 15h

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Associação Desportiva OH Sports
OH Sports campeã em Sub-23

OH Sports campeã em Sub-23

Dois anos depois, a OH Sports volta a conquistar o Campeonato Nacional de Sub-23. A equipa de Oliveira do Hospital, finalista vencida na pretérita temporada, venceu, na final do playoff, Os Limianos.

Pendente de um segundo

Pendente de um segundo

A presença do Óquei de Barcelos na final está pendente da decisão de um protesto do Benfica. As águias contestaram a entrada de um quinto jogador um segundo antes de cumprido o devido tempo de inferioridade.

A linha que separa

A linha que separa

Por Pedro Alves dos Santos: Entre muitos lances subjetivos, os jogos 4 das meias-finais tiveram dois lances de possível golo que não foram validados. Num jogo de alta velocidade, vai faltando ajuda, técnica e humana, aos árbitros.

Cerdanyola Club d'Hoquei
Cerdanyola regressa à OK Liga, 17 anos depois

Cerdanyola regressa à OK Liga, 17 anos depois

O Cerdanyola confirmou este domingo o regresso à OK Liga, voltando a vencer, numa eliminatória pela última vaga, o Manlleu. Orientado por Diego Mir e capitaneado por Marc Coy, o Cerdanyola volta à elite espanhola 17 anos depois.

Turquel campeão da II Divisão

Turquel campeão da II Divisão

Com o primordial objectivo do regresso à categoria máxima, logo um ano depois, já garantido pelas duas equipas, Turquel e Carvalhos discutiram o título de campeão. No desempate por grandes penalidades, a 'sorte grande' saiu ao Turquel.

CD Póvoa - Hóquei em Patins
Póvoa conquista última vaga na I Divisão

Póvoa conquista última vaga na I Divisão

Foram necessárias grandes penalidades para encontrar o derradeiro apurado para a próxima edição do Campeonato Placard. O Póvoa levou a melhor e está de regresso à categoria máxima, 10 anos depois de uma inédita presença.

Porto leva decisão para a 'negra'

Porto leva decisão para a 'negra'

O Porto venceu o Sporting nas grandes penalidades, e a decisão da meia-final será na 'negra', no João Rocha. Gonçalo Alves, com um hat-trick para levar o jogo a prolongamento e dois penáltis convertidos, foi a figura maior dos dragões.

Igualada fecha elenco da próxima Champions League

Igualada fecha elenco da próxima Champions League

O Igualada, seis vezes campeão europeu na década de 90, está de volta ao palco maior da Champions League 12 anos depois. Os arlequins apuram-se com 4º classificado na OK Liga e, se não houver (mais) desistências, o elenco da prova está fechado.

Alex Caparrós / FC Barcelona
Barcelona e Liceo na final da OK Liga

Barcelona e Liceo na final da OK Liga

Dois anos depois, a final da OK Liga volta a ser entre Barcelona e Liceo. Os dois rivais selaram o apuramento em apenas três jogos, vencendo o terceiro nas pistas de Calafell e Reus. 'Los verdes' venceram no prolongamento.

Óquei Clube de Barcelos
Dia de Jogo: 7 de Junho de 2025

Dia de Jogo: 7 de Junho de 2025

7 de Junho de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard, com ‘tudo ou nada’ para Porto e Benfica, a uma derrota de ficarem pelo caminho. Os dragões recebem o Sporting e as águias deslocam-se ao Municipal de Barcelos.