Benfica com um 'cinco' para 2028/29

Enquanto há equipas ainda a fechar o plantel para a temporada que se avizinha, o Benfica já tem, pelos contratos anunciados, meia equipa, todo um cinco inicial, para 2028/29. Mesmo que haja ainda três temporadas para cumprir até lá.

Benfica com um 'cinco' para 2028/29

O defeso que se vive é da temporada 2025/26. Mas o Benfica, com contratos de longa duração, já tem jogadores - Conti Acevedo - para 2029/30. E meia equipa, um cinco que aos dias de hoje competiria claramente por qualquer título, para 2028/29. Ainda com três temporadas por cumprir.

Nos últimos dias, as águias oficializaram publicamente as já conhecidas renovações de Nil Roca, Zé Miranda e Lucas Ordoñez, os três jogadores cujo contrato anterior findava agora.

Lucas renova por mais um ano. Nil e Zé por mais quatro, até 2029. Não considerando a possibilidade de saídas "prematuras", Nil e Zé juntam-se desde já a Pau Bargalló, Roberto Di Benedetto e Conti para a (distante) temporada de 2028/29.

No passar dos anos, no arranque dessa temporada, Pau já terá 34 anos. Roby e Conti 31, Nil estará perto desses 31 e o jovem Zé Miranda... continuará um jovem, ainda sem 25 anos feitos.

São idades que não deverão comprometer a qualidade dos atletas, mas este lote de atletas internacionais gera uma questão adicional. Caso as regras dos não seleccionáveis se mantenham, só haverá vaga para integrar - nos 10 que vão a jogo - mais um estrangeiro depois de 2026, quando Lucas Ordoñez termina o novo contrato.

Também em 2026, chega ao fim o actual contrato de Diogo Rafael e Pedro Henriques, os dois capitães das águias. João Rodrigues e Gonçalo Pinto têm contrato até 2028. E há que ter em conta os vínculos de Viti e Martim Costa, que agora deixam de ser Sub-19, mas, pela idade, serão naturalmente os que têm um futuro mais largo à sua frente.

Viti vai integrar já a equipa principal, numa decisão "precipitada" pela lesão de Pau Bargalló. O jogador que estava "prometido" à Sanjoanense terá margem, possivelmente até Dezembro, para tentar conquistar o lugar nos 10, e afirmar-se desde já para cumprir - pelo menos - o vínculo até 2028.

Martim Costa, com contrato até 2027, vai ser cedido ao Turquel, no ano de "rodagem" na categoria máxima que se pretendia proporcionar a Viti e que, por exemplo, Zé Miranda cumpriu no Murches, na temporada de 2022/23, também a sua primeira com idade sénior.

No horizonte dos promissores jovens, há a porta entreaberta de duas "vagas" no próximo defeso, as de Lucas e Diogo, mas o planeamento a médio/longo prazo tem caprichos como o da chegada de Conti, em que tudo muda de uma semana para a outra. E depois há a variável dos resultados...

Mais à mercê do desfecho das partidas e das diferentes competições, estará, como é habitual nos desportos colectivos, o treinador. Edu Castro tem contrato até 2027, mas sobreviveria a uma temporada semelhante, em termos de troféus conquistados, à que agora terminou?

Será oportuno recordar que, dos últimos três treinadores, Pedro Nunes e Alejandro Dominguez acabaram por sair antes de terminado o vínculo acordado, sendo que apenas Nuno Resende saiu com o fim de contrato. Resende esteve três anos nas águias e, na primeira, a que foi chamado quase de "emergência" após o afastamento de Alejandro em 2021, não conquistou nada. Na segunda, venceu a Supertaça António Livramento e, mais importante, o Campeonato, o único das águias nas últimas oito temporadas concluídas.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Nas asas das águias, Portugal aponta ao topo no Europeu

Nas asas das águias, Portugal aponta ao topo no Europeu

O seleccionador Ricardo Barreiros vai com 'as fichas todas' ao Europeu, com cinco jogadoras do Benfica e duas que reforçarão as dodecacampeãs na próxima época. Numa aposta tão ambiciosa como de risco, ficam apenas quatro das vice-campeãs do Mundo.

Os 10 de Vasco Vaz para o 'tri' nos Sub-19

Os 10 de Vasco Vaz para o 'tri' nos Sub-19

Estão escolhidos os 10 que vão representar Portugal no Europeu de Sub-19, que se realiza no fim de Agosto em Viareggio. Vasco Vaz chama quatro vice-campeões do Mundo do escalão e um campeão da Europa de Sub-17.