Nas asas das águias, Portugal aponta ao topo no Europeu
O seleccionador Ricardo Barreiros vai com 'as fichas todas' ao Europeu, com cinco jogadoras do Benfica e duas que reforçarão as dodecacampeãs na próxima época. Numa aposta tão ambiciosa como de risco, ficam apenas quatro das vice-campeãs do Mundo.

Já se antevia revolução na pré-convocatória e Ricardo Barreiros faz uma aposta de risco para o Campeonato da Europa de Seniores Femininos que decorre de 8 a 13 de Setembro em Paredes.
Não está em causa a (indubitável) qualidade das atletas, mas o resultado logrado no Campeonato do Mundo em Novara. O 2º lugar conquistado não acontecia desde 2016 e foi conseguido por uma selecção de que sobram agora apenas quatro atletas, sendo que a capitã Ana Catarina Ferreira já anunciara a sua despedida.
Repetem essa chamada ao Mundial as jogadoras Inês Severino (Coruña), Leonor Coelho (Turquel), Raquel Santos (Benfica) e Sofia Moncóvio (Benfica). Entre as quatro, duas já estão no Benfica e as outras representarão o Benfica na próxima temporada.
A estas junta-se o regresso de Maria Celeste Vieira, Maria Sofia Silva e Marlene Sousa, todas do hegemónico Benfica, para um contingente das águias que, olhando à nova época, será de sete atletas.
A convocatória é completa com a guarda-redes Sandra Bento Coelho, campeã do Mundo de clubes pelo Vila-Sana, a atacante Catarina Costa, goleadora da Sanjoanense, e a surpreendente
Beatriz Várzeas.
Aos 28 anos, Beatriz, por terras espanholas desde 2018, tem estado à margem das escolhas da selecção nacional. Nas duas últimas temporadas, representou o Bembibre, que foi 10º classificado na competitiva OK Liga e é dirigido pelo "mestre dos mestres", Carlos Figueroa.
Pressão encarnada
Há um ano, o Benfica reagiu com um comunicado "agressivo" à convocatória de Hélder Antunes para o Campeonato do Mundo, visando a não chamada de Maria Celeste Vieira, Marlene Sousa e Maria Sofia Silva.
Agora, houve novo comunicado sobre a convocatória para o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, mas com uma nota sobre esse comunicado de 2024. "Vale a pena recordar aqui o caso da seleção feminina, em que o tempo deu razão às críticas então feitas pelo Benfica".
Terá o tempo dado razão? Isso avaliar-se-á neste Europeu. De facto, o vice-campeonato mundial conquistado em Novara foi um feito, e o Benfica coloca agora pressão do lado das jogadoras das águias que estão de regresso. A conquista do Europeu será o "mínimo" para o "tempo" dar razão.
Portugal procura um quarto título Europeu (nunca ganhou o Mundial) depois das conquistas consecutivas de 1997, 1999 e 2001. Foi vice-campeão nas últimas seis edições.
Quarta-feira, 9 de Julho de 2025, 9h51