Um novo Sporting, uma nova era
A despedida de Girão é, inevitavelmente, a linha que separa um Sporting de outro. Saem também Toni Pérez, Matias Platero e João Souto, e chegam Xano Edo, Danilo Rampulla, Facundo Navarro e Diogo Barata. Termina uma era, começa outra.

Na História do Hóquei em Patins do Sporting, haverá inevitavelmente uma era com Ângelo Girão na baliza e um "após", sem Ângelo Girão na baliza.
Girão despediu-se do Sporting depois de 11 temporadas de leão ao peito. Chegou a um Sporting que ia para apenas a terceira temporada após o regresso à I Divisão, sem casa certa, em busca de afirmação. Girão foi uma aposta do Sporting, mas o Sporting também foi uma aposta, de maior risco, de Girão.
Da apresentação no pavilhão Paz e Amizade ao adeus no majestoso João Rocha, o Sporting de Girão conquistou uma vez a Taça CERS, uma vez a Supertaça António Livramento, duas vezes o Campeonato Nacional, três vezes a Champions League, duas vezes a Taça Continental e uma vez a Taça de Portugal.
Neste defeso, termina essa era, a "Era de Girão", mas não só pela partida do guarda-redes, como de Matias Platero e Toni Pérez, nos leões desde 2017, e João Souto, desde 2019.
Agora, é hora de mudança. E de rejuvenescimento. A Platero (36 anos), Girão (35), Pérez (35) e Souto (33), sucedem, na nova época, Danilo Rampulla (26 anos), Facundo Navarro (25), Xano Edo (24) e Diogo Barata (23).
Os novos reforços juntam-se a Facundo Bridge (26), Rafa Bessa (24), Roc Pujadas (23) e aos mais experientes Zé Diogo (32), Gonzalo Romero (32) e Henrique Magalhães (33). Para fechar a equipa principal em virtude da recuperação que se antevê demorada de Bridge, foi chamado Santiago Honório, recém-coroado campeão nacional de Sub-19 pela Oliveirense.
Depois de um "ano zero", ainda assim coroado com uma Taça de Portugal que escapava aos leões há 35 anos, Edo Bosch passa a contar no Sporting com cinco jogadores que estiveram consigo numa ou nas duas finais da Champions League consecutivas logradas pelo Valongo, em 2022 e 2023: Xano, Navarro, Bridge, Barata e Rafa Bessa.
Edo contará também com Pedro Gil, companheiro em tantas conquistas pelo Porto, como novo director-técnico. Mas deixará de contar com os "fieis escudeiros" Jorge Vieira e João Paulo Almeida na equipa técnica. Rui Seabra, ex-treinador dos Sub-15, deverá ser o novo adjunto da equipa principal, devendo assumir igualmente a liderança dos Sub-19 e da equipa "B" na II Divisão.
Na nova temporada, com arranque adiado pelo Europeu, o Sporting lutará por três competições nas primeiras duas semanas e meia de competição. Estarão em jogo a Elite Cup - que o Sporting venceu oficiosamente em 2016 e 2018, mas nunca oficialmente - de 25 a 27 de Setembro, o Mundial de Clubes de 1 a 5 de Outubro e a Supertaça António Livramento, agendada para 11 de Outubro.
Quinta-feira, 10 de Julho de 2025, 18h06