Um novo Sporting, uma nova era

A despedida de Girão é, inevitavelmente, a linha que separa um Sporting de outro. Saem também Toni Pérez, Matias Platero e João Souto, e chegam Xano Edo, Danilo Rampulla, Facundo Navarro e Diogo Barata. Termina uma era, começa outra.

Um novo Sporting, uma nova era

Na História do Hóquei em Patins do Sporting, haverá inevitavelmente uma era com Ângelo Girão na baliza e um "após", sem Ângelo Girão na baliza.

Girão despediu-se do Sporting depois de 11 temporadas de leão ao peito. Chegou a um Sporting que ia para apenas a terceira temporada após o regresso à I Divisão, sem casa certa, em busca de afirmação. Girão foi uma aposta do Sporting, mas o Sporting também foi uma aposta, de maior risco, de Girão.

Da apresentação no pavilhão Paz e Amizade ao adeus no majestoso João Rocha, o Sporting de Girão conquistou uma vez a Taça CERS, uma vez a Supertaça António Livramento, duas vezes o Campeonato Nacional, três vezes a Champions League, duas vezes a Taça Continental e uma vez a Taça de Portugal.

Neste defeso, termina essa era, a "Era de Girão", mas não só pela partida do guarda-redes, como de Matias Platero e Toni Pérez, nos leões desde 2017, e João Souto, desde 2019.

Agora, é hora de mudança. E de rejuvenescimento. A Platero (36 anos), Girão (35), Pérez (35) e Souto (33), sucedem, na nova época, Danilo Rampulla (26 anos), Facundo Navarro (25), Xano Edo (24) e Diogo Barata (23).

Os novos reforços juntam-se a Facundo Bridge (26), Rafa Bessa (24), Roc Pujadas (23) e aos mais experientes Alessandro Verona (29), Zé Diogo (32), Gonzalo Romero (32) e Henrique Magalhães (33). Para fechar a equipa principal em virtude da recuperação que se antevê demorada de Bridge, foi chamado Santiago Honório, recém-coroado campeão nacional de Sub-19 pela Oliveirense.

Depois de um "ano zero", ainda assim coroado com uma Taça de Portugal que escapava aos leões há 35 anos, Edo Bosch passa a contar no Sporting com cinco jogadores que estiveram consigo numa ou nas duas finais da Champions League consecutivas logradas pelo Valongo, em 2022 e 2023: Xano, Navarro, Bridge, Barata e Rafa Bessa.

Edo contará também com Pedro Gil, companheiro em tantas conquistas pelo Porto, como novo director-técnico. Mas deixará de contar com os "fieis escudeiros" Jorge Vieira e João Paulo Almeida na equipa técnica. Rui Seabra, ex-treinador dos Sub-15, deverá ser o novo adjunto da equipa principal, devendo assumir igualmente a liderança dos Sub-19 e da equipa "B" na II Divisão.

Na nova temporada, com arranque adiado pelo Europeu, o Sporting lutará por três competições nas primeiras duas semanas e meia de competição. Estarão em jogo a Elite Cup - que o Sporting venceu oficiosamente em 2016 e 2018, mas nunca oficialmente - de 25 a 27 de Setembro, o Mundial de Clubes de 1 a 5 de Outubro e a Supertaça António Livramento, agendada para 11 de Outubro.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Igualada HC
Matías Pascual reforça Igualada

Matías Pascual reforça Igualada

No anúncio da sua saída do Barcelona, multiplicaram-se interessados e o Igualada, de regresso à mais importante prova europeia na próxima temporada, ganhou a corrida. Matías Pascual será arlequim.

Europeus de Sub-17 arrancam segunda-feira

Europeus de Sub-17 arrancam segunda-feira

Gujan-Mestras recebe, a partir de segunda-feira e até às derradeiras partidas no dia 19, os Campeonatos da Europa de Sub-17. Apresentamos convocados e calendário da terceira organização conjunta no masculino e feminino.