Anfitriões adiantam-se no Dr. Joaquim Guerra
Num formato atípico nos torneios de pré-época, disputado por quatro equipas em formato de todos-contra-todos, o Turquel terminou a primeira jornada do evento que organiza na liderança.
Num jogo “rasgadinho” e já a cheirar pela intensidade que os jogadores colocaram em pista, o Turquel venceu o Valongo por 4-0.
Sem Diogo Seixas, Luís Melo ou Pedro Freitas (todos ao serviço da selecção de Sub-20), a equipa orientada por Paulo Pereira não encontrou soluções para chegar ao golo. Mas também o Turquel só logrou um tento solitário na primeira parte, de grande penalidade, pelo reforço Alexandre Marques.
Antes, Xavier Lourenço desperdiçara ocasião semelhante numa partida em que os guarda-redes levaram quase sempre a melhor. Na segunda parte, em sete bolas paradas (quatro para o Turquel e três para o Valongo) só Vasco Luís conseguiria marcar, batendo Leonardo Pais.
O reforço para a baliza valonguense que veio de Viana sofreria ainda outro golo de Vasco Luís e um de Luís Silva.
Benfica e Oliveirense empatam
Antes do jogo da equipa da Aldeia do Hóquei, o Benfica defrontou a Oliveirense num jogo aguardado com grande expectativa face ao reforço das duas equipas e, em particular, da mudança de Carlos López de Lisboa para Oliveira de Azeméis.
A partida teve sempre uma toada de equilíbrio com ligeiro ascendente – esbatido durante largos minutos - para o lado encarnado. E ao intervalo, o empate a uma bola traduzia na perfeição o equilíbrio. Marc Torra marcou primeiro de grande penalidade; Albert Casanovas fez o mesmo para o 1-1.
Na segunda parte, o Benfica entrou melhor – como terminara a primeira – e chegou a nova vantagem com um golo de Nicolía, transformando em golo (numa característica picadinha) um livre directo por azul a Montivero.
Casanovas voltou a ter oportunidade de restabelecer a igualdade da marca de grande penalidade mas permitiu a defesa a Trabal. Nicolía não fez melhor depois de um azul a Pedro Moreira.
O Benfica ainda dispôs de mais um livre directo – a castigar a 10ª falta contrária – mas Marc Torra viu-lhe ser anulado o lance por ter simulado o remate para seguir com a bola. Descontente, o catalão que reforçou os encarnados marcou na jogada seguinte.
Veio depois a recuperação da equipa a que alguns apontam o dedo à idade. A Oliveirense reduziu para a margem mínima (3-2) por Caio e, já perto do final, chegou ao empate por João Souto num lance em que Trabal reclamou desvio com o patim.
Domingo de decisões
Este domingo, jogam-se as duas restantes jornadas do Dr. Joaquim Guerra. Na jornada matutina, que tem início às 10h, o Turquel mede forças com a Oliveirense enquanto o Benfica defronta o Valongo, e a fechar o torneio, a partir das 17h, o Valongo joga com a Oliveirense e os anfitriões encerram com as águias.
Domingo, 20 de Setembro de 2015, 4h19