Porto com presença que não tinha há 14 anos

A Associação de Patinagem do Porto estará representada por cinco equipas na próxima edição do Campeonato Nacional da I Divisão, o que não acontecia há 14 anos, ainda com a prova disputada por 16 equipas. Perdem representação Lisboa e Minho.

Porto com presença que não tinha há 14 anos
Foto de capa: Futebol Clube do Porto

No próximo dia 30 de Julho é sorteado o calendário da fase regular do Campeonato Placard. Nas "tômbolas" estarão 14 bolas, cinco delas de equipas da Associação de Patinagem do Porto.

Desde 2011/12 que a associação portuense não tinha uma representatividade tão grande e, então, o quadro da I Divisão era de 16 equipas. Em 2014/15, o quadro foi reduzido a 14 equipas e, neste cenário, apenas nessa mesma época é que o Porto tivera mais equipas do que as associações de Lisboa e Minho. Agora tem tantas como lisboetas e minhotos somados, o que não acontecia desde 2008/09.

A AP Porto, presidida por Delfim Ribeiro, estará representada na categoria máxima do Hóquei em Patins português por Porto, Juventude Pacense, Valongo e os promovidos Carvalhos e Póvoa. O Minho, de Paulo Rainha, com a descida da Juventude de Viana, fica "reduzido" a Óquei de Barcelos, Riba d'Ave e Braga. Nas últimas 10 edições, apenas em 2021/22 tivera tão poucas no mais alto patamar. Já Lisboa, de Luís Nascimento, que viu a despromoção do Murches, só contará com Benfica e Sporting, um mínimo que, nos últimos 17 anos só tem paralelo na temporada de 2020/21.

É uma mudança de figurino drástica se olharmos para apenas três épocas atrás. Então, Lisboa e Minho estavam representadas por cinco equipas cada, a que se juntavam "apenas" duas do Porto. E, contas feitas, sobravam apenas vagas para a Oliveirense, da AP Aveiro, e Tomar, da AP Ribatejo.

Esta época, para além das cinco equipas do Porto, três do Minho e duas de Lisboa, a I Divisão contará com duas equipas de Aveiro (Oliveirense e Sanjoanense) e uma do Ribatejo (Tomar) e outra de Leiria (Turquel). Estarão representadas seis das 14 associações territoriais.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Club Hoquei Caldes
Na dança dos guarda-redes, Igualada garante Arnau

Na dança dos guarda-redes, Igualada garante Arnau

Nas movimentações nas balizas que têm agitado este defeso, Arnau Martínez é o sucessor de Guillem Torrents no Igualada. O catalão mantém o vínculo ao Barcelona, mas troca a cedência ao Caldes por um desafio de Champions League.

Federação agradece ao público

Federação agradece ao público

Cinco acórdãos do Conselho de Disciplina em apenas três dias, rendem aos cofres federativos mais de 12 mil euros. Em causa, nos cinco casos, o comportamento incorrecto do público.

Les Comes no arranque da temporada em Espanha

Les Comes no arranque da temporada em Espanha

Realizou-se o sorteio de várias competições de Espanha. A Supercopa terá um Clássico entre Barcelona e Liceo nas 'meias' e realiza-se no Les Comes, em Igualada, onde, uma semana depois, os blaugrana iniciam a defesa do título.