Porto com presença que não tinha há 14 anos
A Associação de Patinagem do Porto estará representada por cinco equipas na próxima edição do Campeonato Nacional da I Divisão, o que não acontecia há 14 anos, ainda com a prova disputada por 16 equipas. Perdem representação Lisboa e Minho.

No próximo dia 30 de Julho é sorteado o calendário da fase regular do Campeonato Placard. Nas "tômbolas" estarão 14 bolas, cinco delas de equipas da Associação de Patinagem do Porto.
Desde 2011/12 que a associação portuense não tinha uma representatividade tão grande e, então, o quadro da I Divisão era de 16 equipas. Em 2014/15, o quadro foi reduzido a 14 equipas e, neste cenário, apenas nessa mesma época é que o Porto tivera mais equipas do que as associações de Lisboa e Minho. Agora tem tantas como lisboetas e minhotos somados, o que não acontecia desde 2008/09.
A AP Porto, presidida por Delfim Ribeiro, estará representada na categoria máxima do Hóquei em Patins português por Porto, Juventude Pacense, Valongo e os promovidos Carvalhos e Póvoa. O Minho, de Paulo Rainha, com a descida da Juventude de Viana, fica "reduzido" a Óquei de Barcelos, Riba d'Ave e Braga. Nas últimas 10 edições, apenas em 2021/22 tivera tão poucas no mais alto patamar. Já Lisboa, de Luís Nascimento, que viu a despromoção do Murches, só contará com Benfica e Sporting, um mínimo que, nos últimos 17 anos só tem paralelo na temporada de 2020/21.
É uma mudança de figurino drástica se olharmos para apenas três épocas atrás. Então, Lisboa e Minho estavam representadas por cinco equipas cada, a que se juntavam "apenas" duas do Porto. E, contas feitas, sobravam apenas vagas para a Oliveirense, da AP Aveiro, e Tomar, da AP Ribatejo.
Esta época, para além das cinco equipas do Porto, três do Minho e duas de Lisboa, a I Divisão contará com duas equipas de Aveiro (Oliveirense e Sanjoanense) e uma do Ribatejo (Tomar) e outra de Leiria (Turquel). Estarão representadas seis das 14 associações territoriais.

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 9h04