Novo modelo de Nacional Feminino de Sub-15 adiado

A federação portuguesa avançou com uma ambiciosa proposta para um novo modelo do Nacional de Sub-15 Femininos, mas a ambição e a utopia estão separadas por uma linha ténue. Não houve inscrições suficientes e mantém-se a disputa em três fins-de-semana.

Novo modelo de Nacional Feminino de Sub-15 adiado

O novo Campeonato Nacional de Sub-15 Femininos tinha arranque previsto para o próximo fim-de-semana.

Num novo modelo proposto, as equipas inscritas dividir-se-iam por Zona Norte e Zona Sul para realizarem jornadas de duas em duas semanas. No planeamento publicado, apontava-se a 14 jornadas, disputadas até 31 de Maio, a que se seguia uma Final Eight de 5 a 7 de Junho.

Era ambicioso. Mas, para já, e infelizmente, uma utopia.

Depois de 10 equipas inscritas em 2021/22, de 11 em 2022/23 e 2023/24, e de 12 na pretérita temporada, o almejar de, pelo menos, 14 equipas inscritas não parecia descabido.

No entanto, os quatro nacionais anteriores foram disputados em fases concentrados. Por exemplo, na época finda, em três fins-de-semana (meados de Fevereiro, início de Maio e início de Junho). O desafio do novo modelo passava por até sete deslocações na fase zonal.

Mais relevante ainda, o calendário de várias jornadas implicava retirar mais vezes atletas dos seus clubes de origem. Apesar de poderem actuar com apenas uma guarda-redes e seis jogadoras de pista, são poucos os clubes que têm essas atletas entre os escalões de Sub-15 e Sub-13, e é permitido "recrutar" atletas de outros clubes, onde não há equipa no escalão e, por regra, as atletas jogam entre rapazes.

"Em virtude de se terem registado menos pré-inscrições do que o expectável e desejável para o Campeonato Nacional Sub-15 Feminino, o que inviabiliza a realização da prova de acordo com o modelo competitivo estabelecido no Regulamento Geral do Hóquei em Patins (RGHP), informa-se que após consulta aos clubes pré-inscritos, fica a vigorar para a corrente Época 2025/2026 e de forma transitória, que o modelo competitivo adotado será idêntico ao da época anterior", anunciou em comunicado a Federação de Patinagem de Portugal.

O Nacional, com inscrições abertas até 27 de Novembro, voltará a ser disputado em três momentos concentrados, com fases zonais apontadas a 23, 24 e 25 de Janeiro (primeira volta) e a 10, 11 e 12 de Abril (segunda volta), e a fase final prevista para 5, 6 e 7 de Junho.

Este será o quinto Nacional de Sub-15 Femininos. O Gulpilhares, do agora seleccionador nacional de Sub-17 Filipe Faria, venceu em 2021/22, o BIR foi bicampeão em 2022/23 e 2023/24, e o Famalicense conquistou o título em 2024/25.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Sporting vence campeão nos últimos quatro minutos

Sporting vence campeão nos últimos quatro minutos

A perder por 1-3 na recepção ao Óquei de Barcelos, o Sporting virou o marcador nos últimos quatro minutos para somar os três pontos na primeira jornada da Champions League. Liceo, Trissino e Benfica também venceram em casa, e o Barcelona venceu em Reus.

Rigor defensivo e Carlo Di Benedetto

Rigor defensivo e Carlo Di Benedetto

No arranque da Champions League, o Porto venceu em Igualada. Numa exibição que primou pela solidez defensiva dos dragões, o francês Carlo Di Benedetto foi a figura do jogo ao apontar os três golos do Porto, para uma vitória em Les Comes 35 anos depois.

«Trabalhamos o Hóquei feminino com muita paixão»

«Trabalhamos o Hóquei feminino com muita paixão»

Foi chegar, ver e vencer em Blanes. E chegar, ver e vencer em Lloret. As equipas femininas do Salt estrearam-se na Eurockey Cup e tornaram-se as primeiras a vencer em Sub-15 e Sub-17 no mesmo ano. Quim Rubio, técnico das Sub-15, contou-nos o 'segredo'.

Corrida da Champions League começa em Les Comes

Corrida da Champions League começa em Les Comes

A fase de grupos da Champions League arranca esta quarta-feira, em Les Comes. Num dos palcos míticos da mais importante prova europeia, Igualada e Porto dão a 'stickada de saída' com a reedição da final de 1999. 12 equipas lutam pela coroa europeia.