Morreu Mario Agüero

Morreu, aos 68 anos, Mario Agüero, uma das figuras maiores da modalidade, preponderante nos primeiros grandes títulos da Argentina e do Liceo. Em Portugal, treinou Oliveirense e Porto, lançando, por 'linhas tortas', os dragões para o deca.

Morreu Mario Agüero

Faleceu, aos 68 anos, Mario Rodolfo Agüero, um dos nomes maiores do Hóquei em Patins.

Depois de treinar os austríacos do Wolfurt em 2023/24, preparava-se para iniciar a sua segunda temporada no modesto Amposta, nos campeonatos catalães, mas, há poucos dias, o clube anunciava a sua saída, tendo de regressar à Argentina por motivos de saúde. Não resistiu, partindo para o Olimpo dos melhores praticantes da modalidade.

Agüero foi figura na conquista do primeiro Campeonato do Mundo pela Argentina, em 1978, em San Juan. Depois, no início da década de 80, venceu os primeiros troféus do Liceo. Uma Taça do Rei, uma Taça CERS e - sem Daniel Martinazzo ao seu lado - o campeonato espanhol.

Em 1984, voltava a ser campeão do Mundo pela albiceleste. Em Itália, onde jogou largos anos. E em Novara, onde regressaria 38 anos depois, em 2022, para treinar o Azzurra Novara, então na Serie A2. Não foi feliz, não terminando a temporada.

De resto, como treinador, Agüero terá ficado aquém do brilhantismo que alcançou como jogador. Em Portugal, teria a oportunidade maior quando foi chamado para suceder a Cristiano Pereira no Porto em 2001.

Chegara, para a Oliveirense, um ano antes. Foi 4º no campeonato e seria aposta de Ilídio Pinto nos dragões. Por um lado, foi uma aposta falhada, sendo afastado ainda numa primeira fase em que o Porto não foi além do 4º lugar. Por outro lado, no assumir do comando técnico de Franklim Pais, os jogadores terão transformado uma certa "falta de química" com o treinador argentino em combustível para uma reviravolta épica. Seriam campeões esse ano. E nos nove anos seguintes.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny