Portugal supera França no derradeiro teste na Catalunha

Com uma vitória sobre a França por 4-3, Portugal passou com 'melhor nota' o teste catalão antes do Europeu e reclamou a conquista da GoldenCat pela terceira vez consecutiva. Miguel Rocha, eficaz na superioridade numérica, desequilibrou.

Portugal supera França no derradeiro teste na Catalunha

Pela terceira vez consecutiva, Portugal é o vencedor da GoldenCat, prova integrada na Semana Catalã do Desporto e que tem servido de preparação às grandes competições.

Depois de vitórias sobre Catalunha (3-4) e Itália (0-8) e um empate frente à França (4-4) na primeira fase, o derradeiro teste era novamente frente aos gauleses, e Portugal 'passou', com um triunfo por 4-3.

Zé Miranda marcou logo no primeiro minuto, mas a resposta não tardou. Aos dois minutos, Roberto Di Benedetto colocou na área portuguesa e a bola desviou no patim do mesmo Zé Miranda para a igualdade.

Com mais iniciativa, a selecção orientada por Nuno Lopes chegaria à vantagem aos 10 minutos num forte remate cruzado de Roberto Di Benedetto, a marcar desta vez sem tabelas. E o 1-2 perduraria até ao intervalo.

Cedo na segunda parte, Portugal repôs a igualdade. Gonçalo Alves arrancou pela direita e, mais ou menos de onde Roberto marcara, rematou rasteiro para bater Pedro Chambel.

Foram minutos iniciais fatais para a França. Aos quatro, Roberto Di Benedetto viu azul por falta sobre Zé Miranda e - tal como várias vezes ao longo deste torneio, num aspecto a trabalhar por Nuno Lopes - a inferioridade numérica definiu o jogo.

Nos dois minutos com menos um, os pupilos de Paulo Freitas pressionaram alto e o "homem-golo" do Campeonato Placard foi letal. Num remate forte e numa finalização com arte em transição, Miguel Rocha deu uma vantagem de dois golos à selecção das quinas.

A França tinha de ir atrás do resultado e pesavam quatro dias de jogos consecutivos com uma rotação mais curta que a portuguesa, com Xano Edo - que até foi escolhido como MVP - a parar quase tudo. "Quase", porque Remi Herman, de grande penalidade, reduziu no derradeiro suspiro do jogo, o que já não evitaria a festa portuguesa.

As duas equipas voltam a defrontar-se, pelo menos, na 2ª jornada da primeira fase do Campeonato da Europa.

Catalunha em 3º, Itália só com derrotas

Pelo 3º lugar, a Catalunha venceu Itália por 6-5, na quarta derrota em outros tantos jogos dos transalpinos.

Aleix Marimón inaugurou o marcador, selando o jogador do Calafell a prova com golos em todos os jogos. Alessandro Faccin igualou aos 11 minutos, mas, de pronto, Jordi Badia recolocou os catalães na frente.

A quatro do intervalo, Roger Bars ampliou. No entanto, Davide Gavioli e Giulio Cocco - que, com Bars, venceram a Liga Europeia em 2022 pelo Trissino às ordens de Alessandro Bertolucci - igualaram num ápice, valendo aos catalães um tento de Sergi Folguera para chegarem ao intervalo na frente do marcador.

Na etapa complementar, a reviravolta italiana. Cocco empatou e Pozzato colocou a Itália pela primeira vez na frente. Mas, mais uma moedinha, mais uma voltinha, e nova cambalhota no marcador. Marc Julià igualou e Sergi Folguera colocou os catalães de Jordi Camps na frente com oito minutos para jogar.

Sem mais golos, o bronze era dos anfitriões.

Primeira fase

• Itália 0-9 França • 21.Ago

• Catalunha 3-4 Portugal • 21.Ago

• Itália 0-8 Portugal • 22.Ago

• Catalunha 6-6 França • 22.Ago

Catalunha 6-4 Itália • 23.Ago

• França 4-4 Portugal • 23.Ago

 

Classificação: 1º Portugal (7 pontos), 2º França (5), 3º Catalunha (4), 4º Itália (0)

3º e 4º lugares

Catalunha 6-5 Itália • 24.Ago

Final

Portugal 4-3 França • 24.Ago

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
World Skate Europe
Estreias vitoriosas de Portugal e Espanha

Estreias vitoriosas de Portugal e Espanha

Portugal e Espanha entraram a ganhar no Campeonato da Europa de Sub-19. Os portugueses, campeões da Europa, golearam a França, ao passo que os espanhóis, campeões do Mundo, sentiram dificuldades para vencerem a Itália de forma tangencial.

«É o Hóquei...»

«É o Hóquei...»

A GoldenCat serviu de preparação para os Campeonatos da Europa que se avizinham. Desde logo, na aplicação das novas regras. Mas foram 'questões' antigas (de sempre?) que despoletaram um desabafo de Roberto Di Benedetto.

Celebração lusa nos livres directos

Celebração lusa nos livres directos

Portugal venceu a competição feminina no desempate por livres directos, depois de novo empate a três - e nenhum golo no prolongamento - com a selecção catalã. A selecção das quinas, no primeiro teste às ordens de Ricardo Barreiros, volta a vencer a prova dois anos depois.

World Skate Europe
O Euro de Sub-19, antes dos 'crescidos'

O Euro de Sub-19, antes dos 'crescidos'

Arranca, esta segunda-feira, o Campeonato da Europa de Sub-19. Antes do início do Europeu sénior, Portugal procura, na cidade italiana de Viareggio, o tri com Vasco Vaz ao leme, numa prova que domina desde 2008.