'Clã' Edo de luto pelo seu decano
Em Outubro, Joan Ignasi e Xano conquistaram o Mundial de Clubes em San Juan, onde Joan, pai e avô, conquistara o Mundial pela Espanha, 55 anos antes. O decano de uma linhagem que vai somando conquistas faleceu esta quinta-feira, aos 79 anos.

Em Setembro último, Xano Edo conquistou, com apenas 24 anos, o Campeonato da Europa. Na sucessão anunciada de Ângelo Girão, terá muitas oportunidades de somar mais títulos, mas este foi inédito para uma linhagem de campeões. E o último de selecções que o avô, Joan Edo testemunhou entre os mortais. Joan faleceu, esta quinta-feira, aos 79 anos.
Internacional espanhol, Joan Edo foi campeão da Europa júnior em 1962 e 1964, e campeão do Mundo absoluto em 1970 e 1972. Nos Europeus, foi "apenas" vice-campeão em 1967. Começou nos Maristas de Sants. E ali colocou o filho, Joan Ignasi, também na modalidade. Mas, se Joan era jogador de pista, Joan Ignasi foi para a baliza.
Joan Ignasi chegou a Portugal em 1998 para representar o Porto. Cedo o apelido se tornou nome próprio, ficando como Edo Bosch. Foi decacampeão, 13 vezes campeão em 18 temporadas. Pela selecção espanhola, foi vice-campeão do Mundo em 1999. Pagou cara a opção de ser figura no campeonato português, dado que, longe da OK Liga, deixou de ser opção para "La Roja".
Casou com uma portuguesa, formou família em Portugal. E, da mistura entre o imenso talento - mas temperamento explosivo - de Joan Ignasi e a tranquilidade de Susana Castro, nasceu, no Porto, Alejandro. Xano.

Xano foi campeão da Europa de Sub-17 em 2015 e 2017, e ainda foi tentado pela federação espanhola para mudar de "lado", mas, chamado muito jovem à Taça Latina de 2018 por Luís Sénica, as quinas ficaram cravadas no seu peito.
O jovem guarda-redes esteve depois no Europeu de Sub-19, em 2018, em Viana do Castelo, onde o pai terminara a carreira. E esteve no Mundial de Sub-19, em 2019, em Barcelona. Onde o pai se sagraria campeão do Mundo como treinador-adjunto.
Volvida a página da pandemia, o treinador Joan Ignasi e o guarda-redes Xano estiveram juntos no Valongo, e conquistaram a Taça Continental. Voltaram a estar juntos na Oliveirense. E agora estão juntos no Sporting.
Finalistas na Elite Cup, venceram a Supertaça António Livramento no regresso a Portugal. Depois de terem sido campeões do Mundo de Clubes em San Juan, onde, 55 anos antes, Joan - ao lado do irmão Manel - fora campeão do Mundo pela Espanha.
A Joan Ignasi Edo e Xano Edo em particular, mas a todos os familiares e amigos de Joan - um adepto incondicional em Paredes -, o HóqueiPT deixa as suas mais sentidas condolências. O Hóquei em Patins vive desde sempre da capacidade de cada um transmitir a sua paixão, e há famílias com um legado muito próprio, que perdurará neste Mundo ou em qualquer outro.
Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025, 23h42







