Benfica vence Elite Cup pela terceira vez consecutiva

Com um triunfo frente ao Sporting por 2-4, com uma grande primeira parte mas apenas selado sobre o apito final, o Benfica conquistou a Elite Cup pela terceira vez consecutiva. Os leões mostraram garra na etapa complementar, e estiveram perto do empate.

Benfica vence Elite Cup pela terceira vez consecutiva

O Benfica venceu a Elite Cup pela terceira vez consecutiva, em cinco edições realizadas como prova integrada no calendário oficial de provas da federação. As águias, numa reedição da final de 2023, venceram o Sporting por 2-4.

Na decisão da prova que reúne os oito melhores da época anterior, estavam nomeados oito árbitros - três para a pista, três para a mesa e dois no Sistema de Revisão Vídeo - mas, numa competição que prima pela evolução, faltaram os marcadores de tempo de ataque na primeira parte. Um detalhe que acabaria por não ter consequências.

Com o Multiusos de Odivelas bem composto, mas longe das enchentes que costumam marcar os "dérbis capitais", Sporting e Benfica entraram em pista com três caras novas: os guarda-redes Xano Edo e Conti Acevedo, e Facundo Navarro. Na primeira parte, mostrou-se melhor o Benfica.

Depois de rasgos de parte a parte, os encarnados pegaram no jogo, embalados nos arranques difíceis de travar de Roberto Di Benedetto. E logo aos seis minutos, Joan Ignasi Edo parou o jogo. Mas não serviu de muito.

Pouco depois, Roberto, atrás da baliza, deixou um desamparado Xano Edo à procura da bola e serviu João Rodrigues para um remate colocado para o 0-1. Três minutos e meio volvido, houve grande penalidade clara de Rafael Bessa sobre Gonçalo Pinto, e, num duelo de recém-campeões da Europa, Xano ainda defendeu o primeiro remate, mas Zé Miranda não perdoou na recarga.

O Benfica baixou um pouco a intensidade, mas controlava o jogo, obrigando a precipitação dos leões. Pesavam talvez as inúmeras mudanças no plantel leonino, ao passo que o das águias trabalha junto há um ano.

A três minutos do intervalo, Facundo Navarro, em mais uma daquelas inúmeras arrancadas de Di Benedetto, viu azul. O primeiro dos cinco que o jogo teve, não redundando nenhum em golo.

No derradeiro minuto da primeira parte (e no primeiro da segunda), seria a vez do Sporting atacar em superioridade, também sem sucesso.

Os leões não baixaram os braços e, na segunda parte, apesar de terem voo para a Argentina marcado para daí a umas horas [partem às 6h], mostraram mais intensidade. Ainda na superioridade, tiveram uma grande penalidade assinalada com o SRV, mas Roc Pujadas rematou para defesa de Conti. No entanto, aos seis minutos, Nil Roca fazia o 0-3. Era o carimbo do ascendente encarnado no jogo. Mas não o canto de cisne leonino.

O Sporting continuou em procura do golo. Aos 11 minutos e meio, Rafa Bessa reduziu, com muitos protestos - e três amarelos - sobre uma possível falta sobre Nil Roca. Um minuto volvido, aquele que, por vários motivos distintos, terá sido o momento do jogo.

Rafa Bessa, numa grande iniciativa individual, fez aquele que seria o 2-3. Porém, a baliza virou com um choque de Roberto Di Benedetto - tocado por Navarro? -, que bateria com a nuca na pista.

O golo não foi validado, houve um segundo amarelo para "Nolito" Romero que deixou o Sporting em inferioridade - e já com nove faltas -, e foi dado golpe duplo depois de uma interrupção longa para assistir Roberto. O internacional gaulês terá perdido a consciência por instantes, instalando-se o pânico, com a equipa médica leonina a apressar-se para auxiliar. Já a maca, não se apressou tanto. Aliás, demorou tanto, que Roberto acabou por sair pelo seu pé...

Sem Di Benedetto, o Benfica perdeu o controlo do jogo. O Sporting pressionou muito, sufucou os encarnados, mas o golo tardou, com o bloco defensivo montado por Edu Castro a ser eficaz e Conti a mostrar-se atento.

A pouco mais de um minuto do fim, Joan Ignasi arriscou o ataque a cinco, e apenas oito segundos bastaram para Rafa Bessa fazer o 2-3. A aposta manteve-se, mas não voltou a dar frutos. Pelo contrário. Zé Miranda isolou-se e, contrariando a "estatística" de Edu Castro, fez o 2-4 final.

O Benfica repete a conquista da Elite Cup. Na pretérita temporada, seria o único troféu conseguido. Agora, as águias ambicionarão que seja o primeiro de quatro possíveis, havendo Taça de Portugal, Champions League e - de forma inédita depois da conquista da "maldita" Elite Cup - também Campeonato Placard para ganhar.

Quartos-de-final

• QF1 • Porto 5-3 Juv. Pacense (3-3, 2-0 ld) • 26.Set

• QF2 • Óquei de Barcelos 1-2 Oliveirense • 26.Set

• QF3 • Benfica 3-2 Tomar • 26.Set

• QF4 • Sporting 4-2 Sanjoanense • 26.Set

Meias-finais

• MF1 • Porto 1-2 Sporting • 27.Set

• MF2 • Oliveirense 2-3 Benfica • 27.Set

Final

• Sporting 2-4 Benfica • 28.Set

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
«Os jogos muito competitivos acabam 3-2»

«Os jogos muito competitivos acabam 3-2»

Edu Castro apontou após a meia-final que já há uns tempos que pensa que os jogos muito competitivos acabam 3-2. E assim foi frente ao Tomar e, agora, frente à Oliveirense. Nuno Resende congratulou-se com os argumentos mostrados pela sua equipa.

«Um jogo espectacular, de grandes artistas do Hóquei em Patins»

«Um jogo espectacular, de grandes artistas do Hóquei em Patins»

Paulo Freitas e Joan Ignasi Edo concordaram num excelente espectáculo oferecido na Elite Cup. O treinador do Porto lamentou alguma 'ineficácia', ao passo que o técnico leonino destacou ambos os guarda-redes e mais uma grande segunda parte da sua equipa.

Benfica vence Oliveirense e Elite Cup terá Dérbi na final

Benfica vence Oliveirense e Elite Cup terá Dérbi na final

Na reedição da final de 2024, o Benfica venceu a Oliveirense por 2-3 e, agora em busca de uma terceira conquista consecutiva na Elite Cup, defrontará o Sporting na final. Águias e leões voltam a encontrar-se na decisão dois anos depois.

Sporting na final

Sporting na final

O Sporting está na final da Elite Cup, depois de vencer o Porto por 1-2. Os dragões marcaram o único golo da primeira parte, mas os leões viraram o marcador na segunda.

Sporting completa meias-finais

Sporting completa meias-finais

O Sporting venceu a Sanjoanense e tem Clássico este sábado nas meias-finais da Elite Cup. O triunfo por dois golos, com uma excelente réplica da equipa de Reinaldo Ventura na primeira parte, acabou por ser o mais 'tranquilo' dos quartos-de-final.

Benfica avança, guiado pelo 'faro' de Ordoñez

Benfica avança, guiado pelo 'faro' de Ordoñez

Dois golos de Lucas Ordoñez, sobre o final da primeira parte, desequilibraram decisivamente o duelo entre Benfica e Tomar nos quartos-de-final da Elite Cup. As águias seguem em frente, em busca da terceira conquista consecutiva.

Oliveirense vence Óquei de Barcelos 'à francesa'

Oliveirense vence Óquei de Barcelos 'à francesa'

Com golos dos gauleses Marc Rouzé e Bruno Di Benedetto, a Oliveirense eliminou o Óquei de Barcelos nos quartos-de-final da Elite Cup, num duelo com muitas caras novas de parte a parte.

Porto passa no desempate por livres directos

Porto passa no desempate por livres directos

Depois de estar a perder por 1-3 já na segunda parte, o Porto anulou a desvantagem e decidiu a passagem às meias-finais no desempate por livres directos. Estreante na prova, a Juventude Pacense continua a causar problemas aos dragões.