«Apenas começámos a pagar a dívida do ano anterior»

Uma grande primeira parte catapultou o Benfica para a conquista da Elite Cup. Edu Castro, com a vantagem de um ano de trabalho acumulado com a sua equipa, aponta esta conquista como apenas o início de algo, apostado em 'mudar a estatística'.

«Apenas começámos a pagar a dívida do ano anterior»

Esforçado em trocar o castelhano por português nas conferências de imprensa, Edu Castro vai descobrindo a diferença de pronúncia. "Rezente? Recente? Pensava que era o treinador da Oliveirense", brincou, no momento a que se permite no embalo e conforto das vitórias.

A vitória por 2-4 sobre o Sporting na final da Elite Cup estragou-lhe a estatística. "Disse que, estatisticamente, estes jogos acabam 3-2. Os jogadores estão a brincar comigo porque marcaram no último segundo e me tiraram a razão", revelou.

O Benfica protagonizou uma grande primeira parte, que os leões não conseguiram igualar em termos de intensidade, como assumira Joan Ignasi Edo. "Se, durante grande parte do jogo, o melhor jogador do Sporting é o guarda-redes, quer dizer que estamos a fazer muita coisa bem. Mas também, ao intervalo, os jogadores já tinham parado 17 remates do Sporting", destacou, realçando o compromisso defensivo.

Depois o jogo mudou. Os leões reagiram, houve bolas paradas, a lesão de Roberto, e foi preciso defender a vantagem. "No fim, tivemos de sofrer", confessou Edu Castro.

As águias repetem a conquista de 2024 já às ordens de Castro, mas essa seria o único troféu ganho na temporada de estreia do galego no comando técnico. "Os adeptos do Benfica podem ter a certeza que apenas começámos a pagar a dívida do ano anterior. Aprenderemos do ano passado. Será difícil, mas esperamos que este não seja o único da época", almeja.

Um ano depois, houve poucas mexidas. Saiu Bernardo Mendes e chegou Conti, e, no infortúnio de Pau Bargalló, Viti está mais presente. "É uma vantagem um ano. Não é só os resultados, mas o trabalho acumulado de toda a época. Há muitas coisas que tínhamos de mudar, mas acho que estamos no caminho certo. Todos os dias temos de trabalhar para ser melhores", afirmou.

Roberto Di Benedetto - que assustou, mas ainda quis voltar ao jogo e acabou impedido pelo protocolo clínico - foi figura em destaque, reclamando o troféu de MVP. Mas na retina ficou também a utilização de Viti apesar dos jogos competitivos [os quartos e meias terminaram com vitórias por 3-2] que os encarnados tiveram.

Recordando as prestações no Benfica, nas selecções e até no Valongo, Edu Castro já conta com o internacional jovem português como conta com os outros, e não apenas para as eventualidades. "É um jogador fantástico. Muito jovem, mas contamos com ele como um jogador mais do plantel. E acho que, com a capacidade que tem, física e mental, e com o trabalho diário, ainda evoluirá mais", observou o técnico que, por exemplo, na sua última temporada de blaugrana, integrou Eloi Cervera, então com apenas 18 anos, na equipa principal do Barcelona.

Viti é já 'membro de pleno direito' da equipa principal das águias
Viti é já 'membro de pleno direito' da equipa principal das águias

Conquistada a Elite Cup, é inevitável pensar na "maldição" estatística. "As estatísticas existem para ser mudadas", sublinhou Edu Castro. "Se alguma coisa aprendemos do ano anterior, é que isto é o principio de algo. Temos de aprender da História, e espero ser o primeiro a conquistar o Campeonato tendo a Elite Cup nas nossas vitrines", ambiciona.

O Benfica só regressa à competição a 12 de Setembro, na primeira jornada do Campeonato Placard. Receberá o Turquel, recém-regressado à categoria máxima.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Mundial arranca esta quarta-feira

Mundial arranca esta quarta-feira

Ultimam-se os detalhes em San Juan e no Aldo Cantoni para o Mundial de Clubes. O Barcelona antecipou a jornada da OK Liga e a chegada à Argentina, Sporting e Óquei de Barcelos chegam esta terça, depois da participação na Elite Cup e de demoradas viagens.

«Chegámos 15 minutos tarde à final»

«Chegámos 15 minutos tarde à final»

No rescaldo da final da Elite Cup, Joan Ignasi Edo visou a falta de intensidade do Sporting em parte dos primeiros 25 minutos, mas destacou a resposta, que quase valia o empate na etapa complementar. Sem tempo para descanso, é hora de pensar no Mundial.

Real Federación Española de Patinaje
Fraga vence Supercopa

Fraga vence Supercopa

Batendo o campeão do Mundo na meia-final e o campeão da Europa na final, o Fraga arranca a nova temporada com a conquista da Supercopa. Depois de afastar o Vila-sana nos penáltis, a equipa de Jordi Capdevilla venceu, na final, o Palau por 3-0.

SCRA Saint-Omer
A Super Coupe tem dono

A Super Coupe tem dono

Na sua sétima edição, a Super Coupe, Supertaça de França, volta a ser, como sempre foi, do Saint-Omer. A equipa do português Pedro Chambel, que vai dominando o Hóquei em Patins gaulês, bateu - pela quarta vez consecutiva - o Quévert na decisão.

A elite da Elite

A elite da Elite

Numa eleição que deixou de fora portugueses, Conti Acevedo, Gonzalo Romero, Nil Roca, Danilo Rampulla e Roberto Di Benedetto foram os escolhidos para o 'Cinco Ideal' da Elite Cup, com o gaulês a ser o MVP. Zé Miranda reclamou o troféu de melhor marcador.