Trono mundial tem Rei Leão

O Sporting é campeão mundial de clubes, depois de vencer, em San Juan, o Barcelona por 3-2. A reviravolta consumada no prolongamento vale aos leões o primeiro troféu mundial da sua História. O Óquei de Barcelos terminou em 3º.

Trono mundial tem Rei Leão
Foto de capa: Ministerio de Turismo, Cultura y Deporte - Gobierno de San Juan

O Sporting é campeão do Mundo de Clubes, depois de vencer o Barcelona na decisão por 3-2. É o primeiro troféu planetário dos leões na sua História, depois de terem falhado a conquista da Taça Intercontinental em 2021 frente ao Porto... de Ricardo Ares.

Agora à frente do Barcelona, o técnico basco ainda conduziu os blaugrana a uma reviravolta. Alessandro Verona marcara o primeiro do jogo, aos 12 minutos, mas o ex-leão Ferran Font igualou ainda na primeira parte e consumou a "cambalhota" aos quatro minutos da segunda.

No duelo entre "convidados" pelos feitos de 2024 - um Barcelona vencedor da Taça Intercontinental e um Sporting campeão europeu -, Font teve até oportunidade de fazer o terceiro, num livre directo depois de azul a Henrique Magalhães, mas, não sendo herói, foi depois vilão, ao ver ele o azul a oito minutos do apito final.

Gonzalo Romero, num Aldo Cantoni que encheu como só o Aldo Cantoni enche para ver um jogo sem equipas da "casa", bateu Sergi Fernandez e igualou a dois, mantendo-se o resultado até ao final do tempo regulamentar. No arranque do prolongamento, o italiano Alessandro Verona terminou o que tinha começado, fazendo o 3-2 que seria final.

Sem poder contar com Facundo Bridge, a recuperar de intervenção cirúrgica, e a ter de deixar outro argentino de fora (a "fava" foi para Danilo Rampulla), Joan Ignasi Edo conduz o Sporting à primeira conquista da temporada. E é uma conquista histórica.

O Mundial de Clubes regressou este ano, depois de primeiras edições em 2006 e 2008, ganhas, respectivamente, por Bassano e Reus.

Óquei de Barcelos em 3º

Na luta por um lugar no pódio, o Óquei de Barcelos não deu hipóteses ao Centro Valenciano, vencendo por expressivos 10-4, com 5-2 ao intervalo. Miguel Rocha assinou um hat-trick, Tato Ferruccio, Pedro Silva e Kyllian Gil bisaram e Carlitos assinou o outro golo das duas mãos cheias dos barcelenses.

Para o 5º lugar, o Olímpia vencia por 5-0 a quatro minutos do intervalo, mas, com um golo ainda na primeira parte e três nos primeiros quatro minutos da segunda, o San Jorge reentrou no jogo. Mas não deu para os chilenos protagonizarem a reviravolta época e evitarem a derrota...

Pelo 7º, o Andes Talleres foi melhor nas grandes penalidades, deixando o Melbourne num último lugar que se vaticinava antes da competição, mas que os muitos reforços argentinos iam contrariando.

Num final emocionante, o tempo regulamentar, terminou com um empate a quatro, quando, a seis minutos do fim, o marcador registava uma igualdade a um. O argentino Facundo Peralta fez os quatro golos do Melbourne, e totalizou 11 em seis jogos, mas o seu esforço foi inglório na "ingratidão" das grandes penalidades.

5º ao 8º lugares

• MF3 • Andes Talleres 1-2 San Jorge • 4.Out

• MF4 • Olímpia 6-3 Melbourne • 4.Out, 16h

Meias-finais

• MF1 • Óquei de Barcelos 1-3 Sporting • 4.Out

• MF2 • Barcelona 5-0 Centro Valenciano • 4.Out

Finais

• 7º / 8º • Melbourne 5-7 Andes Talleres (4-4, 1-3 pen.) • 5.Out

• 5º / 6º • San Jorge 4-5 Olímpia • 5.Out

• 3º / 4º • Óquei de Barcelos 10-4 Centro Valenciano • 5.Out

• 1º / 2º • Sporting 3-2 Barcelona • 5.Out

Classificação final

Sporting, 2º Barcelona, 3º Óquei de Barcelos, 4º Centro Valenciano, 5º Olímpia, 6º San Jorge, 7º Andes Talleres, 8º Melbourne

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
«Traz-nos para outros patamares competitivos»

«Traz-nos para outros patamares competitivos»

Numa realidade que se distancia da norma em Portugal, o Parede levou a equipa feminina de Sub-17 pela segunda vez consecutiva à Eurockey Cup, onde defrontou equipas espanholas e francesas, com um saldo de duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Começou a contagem decrescente para os Mundiais

Começou a contagem decrescente para os Mundiais

O Paraguai lançou no passado sábado a contagem decrescente para os World Skate Games, que incluem os Campeonatos do Mundo de Hóquei em Patins. Numa antecipação que se estranha, mas se saúda, já estão definidas as datas do evento maior da Patinagem.

Os 'Cinco' que mais brilharam

Os 'Cinco' que mais brilharam

Na escolha para os Cinco Ideal da Eurockey Cup de Sub-17, Jana Expósito, Giovanni Pesavento e Afonso Oliveira intrometeram-se entre representantes de equipas finalistas. João Antunes e Martim Nunes, do campeão Benfica, entram no 'Cinco' da prova mista.

Giuseppe Ferraro / Skate Italia
Trissino segue vencedor: agora, a Supercoppa

Trissino segue vencedor: agora, a Supercoppa

O Trissino conquistou a Supercoppa, Supertaça de Itália, pela terceira vez em quatro anos. A equipa, comandada por João Pinto, junta a Supercoppa às Coppa e Serie A1, conquistadas na pretérita temporada também frente ao Lodi.

Elite Cup Hóquei @ Facebook
Sanjoanense esteve na luta, mas Benfica volta a vencer Elite Cup

Sanjoanense esteve na luta, mas Benfica volta a vencer Elite Cup

O Benfica conquistou a Elite Cup ao vencer a Sanjoanense por tangencial 2-1, com bis de Raquel Santos. É a quarta conquista das águias em outras tantas edições da prova e o terceiro ano que juntam o troféu no feminino à conquista no masculino.

Benfica vence Eurockey Cup de Sub-17 seis anos depois

Benfica vence Eurockey Cup de Sub-17 seis anos depois

Finalista vencido na última edição, o Benfica bateu o Barcelona por 4-1 e é vencedor da Eurockey Cup de Sub-17 seis anos depois. Martim Nunes, com um hat-trick e melhor marcador da prova, foi preponderante no triunfo que se junta aos de 2018 e 2019.

Salt vence Eurockey Cup FEM-17

Salt vence Eurockey Cup FEM-17

O Salt venceu a Eurockey Cup de Sub-17 Femininos, ao derrotar na final o Manlleu com dois golos de uma letal Mar Vila, melhor marcadora da prova. O Manlleu 'cai' na decisão pelo segundo ano consecutivo.

Ministerio de Turismo, Cultura y Deporte - Gobierno de San Juan
Sporting e Barcelona lutam pela coroa mundial

Sporting e Barcelona lutam pela coroa mundial

A decisão do Mundial de Clubes será entre Sporting e Barcelona, depois de afastarem, nas meias-finais, Óquei de Barcelos e Centro Valenciano. Leões e blaugranas discutem quem viaja com o troféu para o Velho Continente.

Elite Cup Hóquei @ Facebook
Benfica e Sanjoanense na decisão da Elite Cup

Benfica e Sanjoanense na decisão da Elite Cup

Confirmando o teórico favoritismo, Benfica e Sanjoanense voltam, um ano depois, a disputar a final da Elite Cup. As águias foram esmagadoras frente ao Tojal, e a Sanjoanense venceu o dérbi com a Escola Livre.

Benfica e Barcelona na final

Benfica e Barcelona na final

Depois de afastarem os últimos campeões, Valongo e Oliveirense, há final inédita entre Benfica e Barcelona na Eurockey Cup de Sub-17. Manlleu e Salt disputarão a final feminina.