Sem Respeito, Amizade ou Paixão: 'pilares' foram abalados
A Eurockey Cup de Sub-17 terminou com as festas de Benfica e Salt, mas ensombrada pelo comportamento extradesportivo de atletas, equipas técnicas e adeptos. Com os pilares do Respeito, Amizade e Paixão abalados, os prémios ficaram por entregar.

A edição de 2025 da Eurockey Cup de Sub-17 não terminou com uma cerimónia como as outras. Sim, houve Cinco Ideal, e houve entrega dos prémios aos vencedores. Mas, pelo meio, impunha-se uma tomada de posição.
No momento que costuma ser consagrado à entrega dos prémios de Respect, Friendship e Passion - Respeito, Amizade e Paixão -, a vasta equipa da organização tomou o palco. E o mentor Francesc Gil tomou o microfone.
A Eurockey Cup realiza-se desde 2012 em Sub-15 e, desde 2014, também em Sub-17, não se tendo realizado apenas em 2020, ano de confinamento generalizado na Europa em virtude da pandemia da CoViD-19. É a maior festa do Hóquei em Patins de formação, com uma organização que regateia elogios e que vence - de goleada - qualquer outra organização, a nível logístico e desportivo, seja em que categoria for.
Em 2024, foi pela primeira vez promovida uma reunião generalizada para alertar sobre o comportamento de atletas, equipas técnicas e adeptos (pais na sua maioria) nos dois hotéis que servem de sede à competição de Sub-17. Este ano, houve linhas vermelhas ultrapassadas, com problemas maiores iminentes.

A não entrega dos três prémios foi uma tomada de posição reconhecidamente injusta para os muitos que demonstraram que se regem por esses princípios, mas era necessária para que não caísse no esquecimento.
Certamente, aos olhos de cada um, não se terá passado "nada de mais". Serão "coisas próprias da idade". São "miúdos". Porque aquele pé não escorregou de uma varanda para outra, porque aquilo que foi lançado de um andar alto até falhou um transeunte por mais de um palmo...
A missiva da organização foi transmitida a todos os presentes em inglês e castelhano. Fica a versão em português, para que, quem tenha o privilégio de estar presente, a competir ou a apoiar, saiba respeitar os valores pelos quais a Eurockey Cup se rege.
Hoje é um dia triste para todos nós. Foram dias difíceis para nós.
Desde 2012 que organizamos este torneio com muitíssimo entusiasmo. Sempre o fizemos convencidos de que o desporto vai muito além do resultado: é uma oportunidade para conviver, para aprender e para partilhar valores que cremos fundamentais: respeito, amizade e paixão.
Estes três valores são o coração do torneio. Por isso, em cada ano entregamos os troféus que os representam, como símbolo do que queremos que seja esta experiência. Mas, hoje, temos de dizer que não os vamos entregar.
Não o faremos porque seria incoerente entregar um reconhecimento por valores que, em muitos momentos destes dias, não foram respeitados. Vivemos situações que nos magoaram profundamente: faltas de respeito entre desportistas, atitudes inapropriadas por parte de alguns familiares, e também muitos comportamentos perigosos nos hotéis que podiam ter acabado numa desgraça.
Não dar estes troféus é, para nós, um gesto triste, mas necessário.
Não queremos que este torneio perca o propósito com que nasceu, porque nos bastidores deste torneio há muito entusiasmo e uma equipa de pessoas que apenas querem que os desportistas desfrutem de una experiência bonita e segura.
Assim, preferimos não entregar um prémio em vez de entregá-lo num contexto em que esses valores não foram cumpridos.
Ainda assim, queremos agradecer sinceramente a todos os que demostraram respeito, a quem competiu com desportivismo, quem soube ganhar e perder, e que deu o exemplo com a sua atitude. A todos vocês, o nosso mais sincero agradecimento.
Muito obrigado.
Sábado, 11 de Outubro de 2025, 9h49