Benfica vence Turquel; Braga e Valongo surpreendem fora

Arrancou o Campeonato Placard, e logo com duas surpresas: com novos treinadores, Braga, de goleada, e Valongo venceram em Paços de Ferreira e Oliveira de Azeméis. O candidato Benfica entrou com patim direito, numa vitória segura frente ao Turquel.

Benfica vence Turquel; Braga e Valongo surpreendem fora

Aí está o Campeonato Placard, a prometer surpresas desde a primeira jornada. E Braga e Valongo já concretizaram a promessa.

Nas estreias de Jorge Silva e Raul Meca no comando técnico de bracarenses e valonguenses em provas nacionais, houve três pontos conseguidos em casa de equipas que disputaram o play-off na temporada finda.

O Braga, mais do que pelo triunfo, surpreendeu pela expressão do mesmo, ao vencer por 1-7 na pista do Juventude Pacense. Gonçalo Neto, que há umas épocas foi figura na chegada dos pacenses à categoria máxima, inaugurou para os bracarenses, e o agora capitão António Trabulo ampliou.

Aos pacenses faltaria eficácia. De bola corrida e bola parada. Diogo Abreu reduziu, mas desperdiçou um livre directo. E Tomás Pereira também não conseguiu bater Diogo Fernandes de grande penalidade no arranque da etapa complementar.

O Braga veria Bruno Abreu expulso (por segundo amarelo ao banco) e Pedro Mendes azulado, mas, mesmo em inferioridade, logrou o 1-3 por Trabulo, que voltaria a marcar depois de Joca Guimarães não aproveitar novo livre directo.

Depois, a tal "atroz" diferença de eficácia. Neto, na 10ª falta contrária, fez o 1-5, Ferran Gimènez apontou o sexto, e Paulo Pereira, nos instantes finais, fixou o resultado final. O Juventude Pacense, que protagonizou uma excelente campanha na temporada finda, volta a arrancar em falso. Em 2024, na ronda inaugural, perdera em casa, com o Benfica, por 2-10.

Em Oliveira de Azeméis, o Valongo venceu a Oliveirense por 1-3, com João Pedro a abrir e fechar a contagem. O capitão valonguense marcou o único golo da primeira parte, para Miguel Moura, em superioridade numérica, fazer o segundo com menos de dois minutos decorridos na segunda.

A Oliveirense andou atrás do resultado e conseguiria reduzir a oito minutos do fim por Lucas Martínez. Soava a muitas das partidas da última época, com pontos garantidos nos últimos minutos, mas a equipa de Raul Meca resistiu.

Martinez não conseguiu bater Guga Bento na 10ª falta valonguense e, a três minutos do final, João Pedro fez o 1-3 que seria final.

Benfica com o patim direito

Na Luz, o Benfica não deixou margem para surpresas, apesar do Turquel mostrar um jogo interessante, com alguns argumentos que poderão terminar com o "permanente" sobe-e-desce.

Com Pedro Henriques na baliza (quem surge entre os postes das águias, será sempre uma curiosidade esta época), o Benfica adiantou-se aos 10 minutos, pelo "dínamo" Roberto Di Benedetto, mas as águias não tinham um volume de jogo ofensivo avassalador e até permitiam algum "arrojo" aos visitantes.

No entanto, na recta final da primeira parte, o marcador desequilibrou definitivamente, quando Viti reclamou protagonismo. O jovem jogador assistiu para golo de Gonçalo Pinto e "arrancou" uma grande penalidade que Zé Miranda converteu para o 3-0 com que se chegaria ao intervalo.

A contagem de golos ficou fechada nos primeiros 10 minutos da etapa complementar, com golos dos "matadores" João Rodrigues e Lucas Ordoñez, ainda antes que Benfica e Turquel cometessem a segunda falta de equipa.

A equipa da Aldeia do Hóquei procurou mostrar-se neste regresso ao convívio dos grandes, agora às ordens de André Luís, mas nem de grande penalidade lograria o procurado tento de honra.

Tomar e Riba d'Ave vencem regressados

Também de regresso à I Divisão, estão Póvoa (10 anos depois) e Carvalhos (com um interregno de apenas uma época).

Os poveiros perderam em Tomar, no Jacome Ratton por impedimento eleitoral do Municipal, por 2-0, com Xanoca a marcar cedo na primeira parte, com pouco mais de dois minutos cumpridos, e Remi Herman a dilatar a 10 minutos do fim, depois da expulsão de Vítor Silva no banco do Póvoa.

Num jogo de seis azuis, nota para os três do Tomar, todos ao capitão Pedro Martins, que terminaria expulso com um minuto para jogar.

No Parque das Tílias, Jorge Ferreira conseguiu, com Jorge Silva e Raul Meca, uma estreia vitoriosa - ainda que tangencial - à frente da sua nova equipa.

O Riba d'Ave venceu o Carvalhos por 2-1 num jogo com sete azuis e dois vermelhos, a redundarem em largos momentos de jogo com as equipas em inferioridade.

Nanu Castro fez o primeiro do jogo aos seis minutos, ainda longe de se pensar em 12 minutos finais da primeira parte com quatro azuis para a equipa da casa, oito minutos em superioridade que o Carvalhos não conseguiu aproveitar.

Na etapa complementar, Gustavo Pato ampliou, mas Vasco Casanova relançou o jogo ainda com meia parte para jogar... mas o resultado já não se alteraria.

Disputadas cinco partidas, esta ronda inaugural completa-se a meio da semana com os jogos dos protagonistas da Supertaça. O Sporting recebe a Sanjoanense esta terça-feira, e há Clássico no Dragão Arena, entre Porto e Óquei de Barcelos, na quarta.

1ª jornada

• Juv. Pacense 1-7 Braga • 12.out

• Oliveirense 1-3 Valongo • 12.out

Tomar 2-0 Póvoa • 12.out

Riba d' Ave 2-1 Carvalhos • 12.out

Benfica 5-0 Turquel • 12.out

• Sporting vs. Sanjoanense • 14.out, 21h

• Porto vs. Óquei de Barcelos • 15.out, 20h

Classificação

1º Braga (3 pontos), 2º Benfica (3), 3º Valongo (3), 4º Tomar (3), 5º Riba d'Ave (3), 6º Porto¹ (0), 7º Óquei de Barcelos¹ (0), 8º Sporting¹ (0), 9º Sanjoanense¹ (0), 10º Carvalhos (0), 11º Póvoa (0), 12º Oliveirense (0), 13º Turquel (0), 14º Juv. Pacense (0)

¹ menos um jogo

2ª jornada

• Sanjoanense vs. Oliveirense • 18.Out, 18h

• Braga vs. Tomar • 18.Out, 18h

• Carvalhos vs. Juv. Pacense • 18.Out, 18h

• Valongo vs. Benfica • 18.Out, 18h30

• Póvoa vs. Sporting • 18.Out, 18h30

• Turquel vs. Porto • 18.Out, 21h

• Óquei de Barcelos vs. Riba d'Ave • 18.Out, 21h30

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
«Têm de ser nomeados dois árbitros internacionais para decisões no feminino»

«Têm de ser nomeados dois árbitros internacionais para decisões no feminino»

Após a Supertaça Feminina, João Maia, vice da Sanjoanense, pediu que, como no masculino, haja dois árbitros internacionais para as decisões no feminino. Numa crítica construtiva, não pede três árbitros, nem SRV. Apenas um passo para a igualdade.

«Vamos continuar a trabalhar, porque queremos conquistar títulos»

«Vamos continuar a trabalhar, porque queremos conquistar títulos»

Rui Pedro e a Sanjoanense não se rendem a um hegemónico Benfica e, apesar da derrota na Supertaça, o técnico promete trabalho para lograr títulos com o projecto alvinegro. Na decisão deste sábado, faltou felicidade na finalização.

Veludo faz 'linha' nos três grandes campeonatos

Veludo faz 'linha' nos três grandes campeonatos

Ao serviço do Cerdanyola na OK Liga, máxima categoria espanhola, Francisco Veludo completa o percurso pelos três históricos campeonatos europeus, depois da I Divisão portuguesa e da Serie A1 italiana. Provavelmente, inédito para um guardião português.

«O segredo foi a alma desta equipa»

«O segredo foi a alma desta equipa»

Após a conquista da Supertaça, Joan Ignasí Edo não escondia o orgulho no seus jogadores e na forma como reagiram às adversidades, somando o segundo troféu no espaço de uma semana. E, garante, os seus jogadores 'vão querer muito mais durante a época'.

«Temos de saber gerir melhor os momentos do jogo»

«Temos de saber gerir melhor os momentos do jogo»

No rescaldo da derrota para a Supertaça, Paulo Freitas lamentou a falta de determinação da equipa na superioridade quando estava a vencer 2-0 e um golo podia ser decisivo. E, pouco depois, sofria o 2-1. Sobre os três árbitros, 'é demais em pista', disse.

Aquela inevitabilidade: Benfica soma 12ª Supertaça

Aquela inevitabilidade: Benfica soma 12ª Supertaça

O Benfica venceu a Sanjoanense por 3-1 e conquistou a 12ª Supertaça consecutiva, todas as que se realizaram desde 2013. As alvinegras mostraram, a espaços, argumentos para ombrear nesta temporada, mas há muito trabalho pela frente.

Sporting vence Supertaça António Livramento

Sporting vence Supertaça António Livramento

O Sporting venceu a Supertaça António Livramento pela terceira vez na sua História, ao bater o Porto, no prolongamento, por 3-4. Os leões vindos da celebração do Mundial de Clubes, continuam em festa.

Sem Respeito, Amizade ou Paixão: 'pilares' foram abalados

Sem Respeito, Amizade ou Paixão: 'pilares' foram abalados

A Eurockey Cup de Sub-17 terminou com as festas de Benfica e Salt, mas ensombrada pelo comportamento extradesportivo de atletas, equipas técnicas e adeptos. Com os pilares do Respeito, Amizade e Paixão abalados, os prémios ficaram por entregar.