«Têm de ser nomeados dois árbitros internacionais para decisões no feminino»
Após a Supertaça Feminina, João Maia, vice da Sanjoanense, pediu que, como no masculino, haja dois árbitros internacionais para as decisões no feminino. Numa crítica construtiva, não pede três árbitros, nem SRV. Apenas um passo para a igualdade.

O vice-presidente para o Hóquei em Patins da Sanjoanense, João Maia, aproveitou a conferência de imprensa após a Supertaça Feminina para fazer uma declaração. E deixar um pedido.
"A semana passada tivemos o nosso treinador expulso e, esta semana, se analisarmos friamente o jogo, não discutindo a arbitragem, se foi ou não foi, tivemos três penáltis contra", começou por referir. Não se escudando nas arbitragens para o desfecho da Elite Cup e da Supertaça, ambas frente ao Benfica, João Maia pediu que se trate o feminino da mesma forma que se trata o masculino. Se, no masculino, na Elite Cup e na Supertaça, são nomeados dois árbitros internacionais, têm de ser nomeados dois árbitros internacionais para decisão do feminino. "É só isso que pedimos", apontou.
"Na semana passada, tivemos dois árbitros que nem sequer são de I Divisão. Esta semana, na Supertaça, tivemos árbitros que são de I Divisão, mas não são internacionais", explicou. Frisando que, quando perde, ninguém fica satisfeito, - e mesmo para salvaguardar eventuais queixas - a única coisa que pede é "tratamento igual". "É apenas uma crítica construtiva para o futuro", sublinhou.
De facto, um "mundo" separou - nas condições criadas - as decisões da Supertaça António Livramento e da Supertaça Feminina, apesar de se realizarem no mesmo palco, no Multiusos de Odivelas, e com o início desfasado de apenas seis horas. Mas João Maia não pede a utilização de três árbitros ou do Sistema de Revisão Vídeo.
"Compreendo que haja contingências orçamentais, para o vídeo-árbitro ou os três árbitros, isso só a Federação poderá dizer. O único repto que deixamos é que sejam nomeados dois árbitros internacionais para as decisões do feminino", reiterou.
Domingo, 12 de Outubro de 2025, 17h13