Liceo dá golpe 'palaciano'
Em jogo de uma 4ª jornada da OK Liga a meio da semana, o Liceo venceu o Barcelona, na casa dos blaugrana, por 3-5. Um feito num quase inexpugnável Palau, que só testemunhara três vitórias dos visitantes na fase regular nas últimas 10 temporadas.

Esta terça-feira, numa 4ª jornada da OK Liga disputada a meio da semana, houve jogo grande no Palau Blaugrana, com o Barcelona a receber o Liceo. E, num feito raro naquele palco, "los verdes" venceram por 3-5.
Neste triunfo da equipa de Juan Copa, o jovem Bruno Saavedra inaugurou a meio da primeira parte e, um minuto volvido, o português Nuno Paiva ampliava, num forte remate de meia distância, para o 0-2 com que se chegou ao intervalo. Na etapa complementar, logo aos quatro minutos, César Carballeira fez o terceiro.
Com Ricardo Ares sem poder contar com Marc Grau, lesionado, o Barcelona reduziu por Pablito aos oito minutos, mas Bruno Saavedra - que aos 20 anos, só não marcou numa das cinco partidas oficiais do Liceo esta época - repôs a vantagem de três golos que durou até ao "pressing" final dos blaugrana.
Xavi Barroso, a seis minutos do fim, e Sergi Aragonès, com dois minutos por jogar, deixaram os "culé" a um golo de evitar uma inusitada derrota, mas no "tudo-por-tudo", Carballeira "roubou" a bola a Font e patinou para fazer o 3-5 final na baliza deserta ao cair do pano.
Para o Barcelona, que a época passada bateu o recorde de vitórias no arranque de uma OK Liga, segue-se novo jogo grande, em Reus, no dia 18. No regresso ao Palau, dia 22, recebe o Calafell, em jogo em atraso da 2ª jornada em virtude de uma participação no Mundial de Clubes a que não será alheio algum desgaste.
Uma derrota rara
O palácio (do catalão "Palau") em que o Barcelona joga tem sido uma fortaleza praticamente inexpugnável.
A última derrota dos blaugrana em casa datava de 2020, também frente ao Liceo, por 3-4, também em Outubro. De resto, em agora 13 derrotas caseiras na fase regular do principal campeonato espanhol como OK Liga (desde 2002), seis foram num mês de Outubro em que ainda há muito por decidir.
Antes daquela derrota com o Liceo em 2020, que aconteceu sem público nas bancadas - ainda que o público "culé" esteja longe de ser o mais entusiasta -, o Barcelona perdera duas vezes como visitado com o Voltregà, ambas por 2-3. Em 2017 e, com um tal de Ricardo Ares como treinador dos azuis-e-brancos de Sant Hipòlit, em 2015.
Foram não mais do que três derrotas nas últimas 10 fases regulares (seguindo-se play-offs ou não) findas. Olhando para todas as 23 fases regulares como OK Liga terminadas, o Barcelona perdeu no Palau quatro vezes com o Igualada (a última em 2014), duas com Lleida e Voltregà, e uma com Reus e Vic.
Destaque para aquele triunfo de um Vic de outros tempos, que - na primeira derrota caseira do Barcelona em fases regulares da OK Liga - teve a ousadia de vencer por "expressivo" 2-6 em 2003, a 25 de Outubro. Curiosamente, a segunda derrota, aconteceu exactos cinco anos depois, a 25 de Outubro de 2008, frente ao Igualada.
Já o Liceo soma agora a terceira vitória no "palácio" em fases regulares, depois dos triunfos por 1-2 em Dezembro de 2009 e do já citado 3-4 em 2020.
Contas totais, desde a mudança de nome de División de Honor para OK Liga em 2002, são 330 jogos do Barcelona como visitado em fases regulares, com estas 13 derrotas. E 12 empates, e 305 vitórias. E, no dado que realmente interessa, nas 23 edições concluídas da OK Liga, o Barcelona terminou campeão em nada menos que 20.
Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025, 15h58