Benfica vence Porto e é líder isolado
O Benfica venceu o Porto por 4-2 e, à 3ª jornada, é líder isolado. Os dragões reagiram na segunda parte depois das águias chegarem a vencer por 3-0 ao intervalo, mas não foi suficiente para evitar a derrota.

Em jogo a contar para a 3ª jornada da fase regular do Campeonato Placard, o Benfica venceu, esta quarta-feira, o Porto por 4-2. Com esta vitória, as águias assumem a liderança isolada da prova, sendo a única equipa com três vitórias em outros tantos jogos.
Na primeira parte, Zé Miranda, o único jogador do Benfica a sagrar-se campeão da Europa às ordens do agora ex-seleccionador Paulo Freitas, mostrou serviço.
Inaugurou, de grande penalidade, aos oito minutos e meio, o marcador. Serviu Gonçalo Pinto para o segundo tento da partida seis minutos e meio volvido. E, a cinco do intervalo, fez o bloqueio a Gonçalo Alves que permitiu a Viti entrar pela direita e rematar cruzado para o 3-0 com que se chegaria ao intervalo.
Era um castigo para um Porto sem ideias, sem intensidade, talvez a acusar o esforço das duas partidas da Taça Continental no fim-de-semana. Para o Benfica, eram três golos portugueses, o terceiro numa altura em que Edu Castro tinha em pista quatro jogadores de pista lusos (Diogo Rafael para além dos citados), com o argentino Conti Acevedo na baliza.
Com um saldo de apenas uma vitória nos regulamentares 50 minutos nos sete jogos disputados, o Porto de Paulo Freitas chegava ao intervalo ferido no seu orgulho, e a meio caminho de repetir uma pesada derrota por 6-0 da última visita à Luz, em Março último, ainda com Ricardo Ares ao leme. E os dragões reagiram com golos na etapa complementar.
Antes de estarem cumpridos cinco minutos, Hélder Nunes, com um bom trabalho e um remate forte, infligiu o primeiro golo no campeonato ao Benfica, depois de duas “folhas limpas” – uma de Pedro Henriques e outra de Conti - nas duas primeiras rondas.
Pouco depois, Carlo Di Benedetto via azul, mas o Porto sobreviveu à inferioridade e, a terminar, até teve um livre directo. No entanto, Hélder Nunes não voltou a desfeitear Conti.
No “conforto” da vantagem, Zé Miranda também desperdiçou uma grande penalidade, e os encarnados voltaram a não aproveitar nova superioridade, por azul a Rafa, continuando o Porto em busca demais golos.
Conti negaria a oportunidade em nova bola parada, o livre directo da 15ª falta, a Gonçalo Alves, mas, a seis minutos do final, à terceira foi de vez. Gonçalo marcou de grande penalidade para reduzir para a desvantagem mínima, e o Porto atacava a igualdade.
No tudo por tudo azul-e-branco, Nil Roca recuperou na sua defensiva e rematou, de junto do seu banco, quase de baliza a baliza (a do Porto sem guarda-redes…), para “matar” o jogo.
Também esta quarta-feira, a 3ª jornada fica concluída com os jogos entre Tomar e Carvalhos, e entre Juventude Pacense e Óquei de Barcelos.
Na próxima jornada, que se realiza na íntegra no dia 1 de Novembro, o Benfica joga no "caldeirão" da ainda invicta Sanjoanense, e o Porto recebe o Riba d'Ave.
3ª jornada
• Sporting 8-2 Braga • 25.Out
• Oliveirense 7-0 Póvoa • 25.Out
• Valongo 4-4 Sanjoanense • 25.Out
• Riba d'Ave 3-0 Turquel • 25.Out
• Benfica 4-2 Porto • 29.Out
• Tomar vs. Carvalhos • 29.Out, 21h
• Juv. Pacense vs. Óquei de Barcelos • 29.Out, 21h30
Classificação
1º Benfica (9 pontos), 2º Sporting (7), 3º Riba d'Ave (6), 4º Braga (6), 5º Valongo (4), 6º Oliveirense (4), 7º Turquel (3), 8º Porto (3), 9º Tomar¹ (3), 10º Óquei de Barcelos¹ (3), 11º Sanjoanense (3), 12º Juv. Pacense¹ (3), 13º Carvalhos¹ (0), 14º Póvoa (0)
¹ menos um jogo
Horário das partidas na hora local (Portugal continental).
Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025, 20h09






