Benfica vence Porto e é líder isolado

O Benfica venceu o Porto por 4-2 e, à 3ª jornada, é líder isolado. Os dragões reagiram na segunda parte depois das águias chegarem a vencer por 3-0 ao intervalo, mas não foi suficiente para evitar a derrota.

Benfica vence Porto e é líder isolado

Em jogo a contar para a 3ª jornada da fase regular do Campeonato Placard, o Benfica venceu, esta quarta-feira, o Porto por 4-2. Com esta vitória, as águias assumem a liderança isolada da prova, sendo a única equipa com três vitórias em outros tantos jogos.

Na primeira parte, Zé Miranda, o único jogador do Benfica a sagrar-se campeão da Europa às ordens do agora ex-seleccionador Paulo Freitas, mostrou serviço.

Inaugurou, de grande penalidade, aos oito minutos e meio, o marcador. Serviu Gonçalo Pinto para o segundo tento da partida seis minutos e meio volvido. E, a cinco do intervalo, fez o bloqueio a Gonçalo Alves que permitiu a Viti entrar pela direita e rematar cruzado para o 3-0 com que se chegaria ao intervalo.

Era um castigo para um Porto sem ideias, sem intensidade, talvez a acusar o esforço das duas partidas da Taça Continental no fim-de-semana. Para o Benfica, eram três golos portugueses, o terceiro numa altura em que Edu Castro tinha em pista quatro jogadores de pista lusos (Diogo Rafael para além dos citados), com o argentino Conti Acevedo na baliza.

Com um saldo de apenas uma vitória nos regulamentares 50 minutos nos sete jogos disputados, o Porto de Paulo Freitas chegava ao intervalo ferido no seu orgulho, e a meio caminho de repetir uma pesada derrota por 6-0 da última visita à Luz, em Março último, ainda com Ricardo Ares ao leme. E os dragões reagiram com golos na etapa complementar.

Antes de estarem cumpridos cinco minutos, Hélder Nunes, com um bom trabalho e um remate forte, infligiu o primeiro golo no campeonato ao Benfica, depois de duas “folhas limpas” – uma de Pedro Henriques e outra de Conti - nas duas primeiras rondas.

Pouco depois, Carlo Di Benedetto via azul, mas o Porto sobreviveu à inferioridade e, a terminar, até teve um livre directo. No entanto, Hélder Nunes não voltou a desfeitear Conti.

No “conforto” da vantagem, Zé Miranda também desperdiçou uma grande penalidade, e os encarnados voltaram a não aproveitar nova superioridade, por azul a Rafa, continuando o Porto em busca demais golos.

Conti negaria a oportunidade em nova bola parada, o livre directo da 15ª falta, a Gonçalo Alves, mas, a seis minutos do final, à terceira foi de vez. Gonçalo marcou de grande penalidade para reduzir para a desvantagem mínima, e o Porto atacava a igualdade.

No tudo por tudo azul-e-branco, Nil Roca recuperou na sua defensiva e rematou, de junto do seu banco, quase de baliza a baliza (a do Porto sem guarda-redes…), para “matar” o jogo.

Também esta quarta-feira, a 3ª jornada fica concluída com os jogos entre Tomar e Carvalhos, e entre Juventude Pacense e Óquei de Barcelos.

Na próxima jornada, que se realiza na íntegra no dia 1 de Novembro, o Benfica joga no "caldeirão" da ainda invicta Sanjoanense, e o Porto recebe o Riba d'Ave.

3ª jornada

Sporting 8-2 Braga • 25.Out

Oliveirense 7-0 Póvoa • 25.Out

• Valongo 4-4 Sanjoanense • 25.Out

Riba d'Ave 3-0 Turquel • 25.Out

Benfica 4-2 Porto • 29.Out

• Tomar vs. Carvalhos • 29.Out, 21h

• Juv. Pacense vs. Óquei de Barcelos • 29.Out, 21h30

Classificação

1º Benfica (9 pontos), 2º Sporting (7), 3º Riba d'Ave (6), 4º Braga (6), 5º Valongo (4), 6º Oliveirense (4), 7º Turquel (3), 8º Porto (3), 9º Tomar¹ (3), 10º Óquei de Barcelos¹ (3), 11º Sanjoanense (3), 12º Juv. Pacense¹ (3), 13º Carvalhos¹ (0), 14º Póvoa (0)

¹ menos um jogo

Horário das partidas na hora local (Portugal continental).

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Dragões com arranque em falso

Dragões com arranque em falso

Com a derrota na Luz, o Porto soma sete jogos sem ganhar em tempo regulamentar em oito no arranque da época. Para o campeonato, nunca tinha começado com apenas uma vitória em três jogos, mas os dragões e Paulo Freitas sabem que não é como começa...

Arrancou a Eurockey Cup de Sub-15

Arrancou a Eurockey Cup de Sub-15

Começou a prova de Sub-15, que esteve na origem, em 2012, da Eurockey Cup, hoje a referência em torneios de formação na Europa. As equipas portuguesas entraram a ganhar, num dia em que se pediu, acima de tudo, um valor inegociável: Respeito.

Não houve 'ressaca' para Óquei de Barcelos e Tomar

Não houve 'ressaca' para Óquei de Barcelos e Tomar

Vindos da participação na Taça Continental, Óquei de Barcelos e Tomar venceram, respectivamente, Juventude Pacense e Carvalhos no regresso ao Campeonato Placard, somando a segunda vitória na prova no fecho da 3ª jornada.

Dia de Jogo: 29 de Outubro de 2025

Dia de Jogo: 29 de Outubro de 2025

29 de Outubro de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard, caindo o pano sobre a 3ª jornada. Na Luz, há Clássico maior entre um Benfica que ainda só ganhou e um Porto que, em tempo regulamentar, leva apenas uma vitória em sete jogos.