Sporting vence campeão nos últimos quatro minutos

A perder por 1-3 na recepção ao Óquei de Barcelos, o Sporting virou o marcador nos últimos quatro minutos para somar os três pontos na primeira jornada da Champions League. Liceo, Trissino e Benfica também venceram em casa, e o Barcelona venceu em Reus.

Sporting vence campeão nos últimos quatro minutos

Depois da vitória do Porto na pista do Igualada, completou-se esta quinta-feira a ronda inaugural da fase de grupos da Champions League, merecendo destaque a vitória do Sporting sobre o campeão Óquei de Barcelos, com reviravolta nos derradeiros quatro minutos, o triunfo forasteiro - o único da noite - do Barcelona, e uma estrondosa goleada do Trissino.

Trissino com vitória maior

No Grupo A dos dragões, o Trissino goleou o Saint-Omer por "escandalosos" 9-0, e o Barcelona venceu em Reus por 3-5.

Em Itália, a equipa de João Pinto foi categórica. Alvarinho inaugurou o marcador aos 11 minutos e Malagoli, Guilherme Silva e Giulio Cocco ampliaram para 4-0 antes do intervalo.

No arranque da segunda parte, Jordi Mendez ampliou para uma mão cheia, mas o Trissino não abrandou. Geoele Piccoli e Davide Gavioli elevaram para 7-0, Giulio Cocco fez o oitavo e Jordi Mendez o nono, para a maior goleada da mais importante prova europeia, neste formato que se estreou na época passada.

Depois de uma participação decepcionante na última edição, o Barcelona entrou a ganhar, e na pista do rival Reus. Sergi Aragonés anulou a vantagem madrugadora conseguida por Joan Salvat, e Eloi Cervera "anulou" nova vantagem, lograda por Martí Casas.

No reatamento, Aragonés fez o seu segundo golo e, antes de estarem cumpridos cinco minutos, Ignacio Alabart ampliou para 2-4, deixando os blaugrana, agora orientados por Ricardo Ares, em posição de poder gerir o jogo. Guillem Jansá relançou o Reus aos 10 minutos, mas Ferran Font repôs pouco depois a diferença de dois golos, segurada até ao apito final.

Reviravolta no João Rocha

No Grupo B, o destaque é necessariamente a reviravolta leonina no João Rocha para uma vitória por 4-3.

Com Alessandro Verona de regresso, mas a "baixa" de Nolito Romero, o Sporting sentiu muitas dificuldades para chegar à baliza de Guillem Torrents e, no duelo entre campeões do Mundo e campeões da Europa, Miguel Rocha - a capitanear os barcelenses na ausência de Luís Querido - foi a figura maior da primeira parte, com dois golos a levantar a bola para ludibriar a marcação de Roc Pujadas, rematando para o fundo das redes em raquete.

Na segunda parte, Facundo Navarro reduziu, mas Carlos Ramos repôs a vantagem de dois golos e os campeões em título, a vencer por 1-3 a quatro minutos do fim, pareciam ter a vitória na mão. Mas Danilo Rampulla, aplicando a "lei do ex", fez o 2-3, Alessandro Verona igualou com minuto e meio para jogar, e Navarro consumou a reviravolta.

Miguel Rocha ainda dispôs de um livre directo, mas Xano Edo, numa grande segunda parte, ganhou o duelo.

Do outro lado da Segunda Circular, o Benfica adiantou-se com um golo de Zé Miranda aos oito minutos, mas o internacional português veria um azul e o Bassano não se fez rogado em superioridade, repondo a igualdade por Gerard Riba.

As águias mandavam no jogo, mas tardavam em voltar à vantagem. E caberia novamente a Zé Miranda desequilibrar o marcador, bisando praticamente ao cair do pano na primeira parte.

Na segunda parte, João Rodrigues deu maior conforto à equipa de Edu Castro com o 3-1. Diogo Rafael fez o quarto tento, que, com seis minutos e meio para jogar, decidia o jogo. O melhor que os de Alessandro Bertolucci conseguiram foi reduzir para 4-2 com poucos segundos para jogar.

Na Corunha, a Oliveirense viu Arnau Xaus marcar ainda não estavam decorridos quatro minutos, e andou atrás do resultado. Marc Rouzé reduziu já César Carballeira tinha dilatado, e quando Lucas Martinez fez o segundo oliveirense, o jovem Jacobo Copa já tinha feito o terceiro dos liceístas.

Sobrava toda a segunda parte, e houve emoção até final. Mas não houve mais golos. Nem a Oliveirense igualou, nem o Liceo "matou", mas "los verdes" ficaram com os três pontos.

A 2ª jornada desta fase de grupos disputa-se a 20 de Novembro.

Grupo A

• Igualada 1-3 Porto • 5.Nov

Trissino 9-0 Saint-Omer • 6.Nov

• Reus 3-5 Barcelona • 6.Nov

 

Classificação: 1º Trissino (3 pontos), 2º Porto (3), 3º Barcelona (3), 4º Reus (0), 5º Igualada (0), 6º Saint-Omer (0)

Grupo B

Liceo 3-2 Oliveirense • 6.Nov

Sporting 4-3 Óquei de Barcelos • 6.Nov

Benfica 4-2 Bassano • 6.Nov

 

Classificação: 1º Benfica (3 pontos), 2º Liceo (3), 3º Sporting (3), 4º Óquei de Barcelos (0), 5º Bassano (0), 6º Oliveirense (0)

2ª jornada

• Saint-Omer vs. Igualada • 20.Nov, 20h

• Barcelona vs. Trissino • 20.Nov, 20h30

• Porto vs. Reus • 20.Nov, 20h30

• Sporting vs. Bassano • 20.Nov, 20h30

• Oliveirense vs. Benfica • 20.Nov, 21h

• Óquei de Barcelos vs. Liceo • 20.Nov, 21h30

Horários das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Rigor defensivo e Carlo Di Benedetto

Rigor defensivo e Carlo Di Benedetto

No arranque da Champions League, o Porto venceu em Igualada. Numa exibição que primou pela solidez defensiva dos dragões, o francês Carlo Di Benedetto foi a figura do jogo ao apontar os três golos do Porto, para uma vitória em Les Comes 35 anos depois.

«Trabalhamos o Hóquei feminino com muita paixão»

«Trabalhamos o Hóquei feminino com muita paixão»

Foi chegar, ver e vencer em Blanes. E chegar, ver e vencer em Lloret. As equipas femininas do Salt estrearam-se na Eurockey Cup e tornaram-se as primeiras a vencer em Sub-15 e Sub-17 no mesmo ano. Quim Rubio, técnico das Sub-15, contou-nos o 'segredo'.

Novo modelo de Nacional Feminino de Sub-15 adiado

Novo modelo de Nacional Feminino de Sub-15 adiado

A federação portuguesa avançou com uma ambiciosa proposta para um novo modelo do Nacional de Sub-15 Femininos, mas a ambição e a utopia estão separadas por uma linha ténue. Não houve inscrições suficientes e mantém-se a disputa em três fins-de-semana.

Corrida da Champions League começa em Les Comes

Corrida da Champions League começa em Les Comes

A fase de grupos da Champions League arranca esta quarta-feira, em Les Comes. Num dos palcos míticos da mais importante prova europeia, Igualada e Porto dão a 'stickada de saída' com a reedição da final de 1999. 12 equipas lutam pela coroa europeia.