Óquei de Barcelos retém lição e vence no João Rocha para o campeonato

Depois de ter deixado fugir a vantagem para a Champions League, o Óquei de Barcelos venceu no João Rocha para o Campeonato Placard e iguala o Benfica, que tem menos um jogo, no topo da classificação com 12 pontos. A Oliveirense cumpriu em casa.

Óquei de Barcelos retém lição e vence no João Rocha para o campeonato

No arranque da 5ª jornada, o Óquei de Barcelos "vingou" a derrota para a Champions League apenas três dias antes e, num segundo acto no João Rocha, venceu por 2-4.

Desta feita com "Nolito" - e titular -, o Sporting adiantou-se aos cinco minutos por Facundo Navarro, a finalizar com um toque de classe sobre Guillem Torrents. O argentino tinha fechado as contas da partida de quinta-feira e abria agora o marcador.

O Sporting estava melhor e criava oportunidades, condicionando muito o Óquei de Barcelos, mas não conseguia voltar a bater Torrents. A sete minutos do intervalo, Tato Ferruccio fez falta para grande penalidade sobre o compatriota Facundo Navarro, mas o próprio Navarro não conseguiria marcar.

E, penálti dado, penálti ganho por Tato na outra grande área, Miguel Rocha não perdoava, e igualava a partida.

A igualdade penalizava uma ineficácia leonina que Gonzalo Romero contrariaria. Logo na resposta ao golo barcelense, o capitão dos leões arrancava pela esquerda para um autêntico "míssil" a valer a vantagem ao intervalo.

Na segunda parte, o Sporting voltou a entrar bem, mas com o Óquei de Barcelos a mostrar-se mais afoito desde cedo. Aos 11 minutos, no regresso de um desconto de tempo, Tato mostrava que também sabe colocar potência no remate e, da zona frontal, "fuzilava" Xano Edo.

Agora, os barcelenses já justificavam um golo que deixava marcas na equipa de Edo Bosch. Sendo que, com a nona falta pouco depois (quando o Óquei de Barcelos apenas tinha quatro), ficava algo condicionada.

Os de Rui Neto acreditavam num desfecho diferente daquele da Champions League e trabalhavam para isso, atacando sem risco e defendendo sem desequilibrios. Ainda que Torrents fosse várias vezes chamado a intervir.

A sete minutos do fim, Kyllian Gil surgia solto e colocava, pela primeira vez na partida, o campeão da Europa a vencer o campeão do Mundo. O Sporting teve de subir linhas e expunha-se muito aos passes verticais - várias vezes de Miguel Rocha - dos barcelenses.

Protagonistas de duas boas exibições, Kyllian Gil não aproveitaria nova situação isolado e Carlitos acabaria por sofrer grande penalidade, num lance em que Fábio Leitão, de frente para o lance, nada assinalou, e foi Bruno Henriques, nas costas, que descortinou a falta de Romero. Miguel Rocha voltou a ser eficaz.

Com apenas dois minutos para jogar, o Sporting procurou repetir o "milagre" da Chmapions League, mas o Óquei de Barcelos aprendeu, controlou bem a posse de bola e somou os três pontos que o colocam a par do Benfica no topo da classificação. Mas as águias têm menos um jogo, recebendo o Riba d'Ave na quarta-feira.

Oliveirense cumpre em casa

A Oliveirense somou a segunda vitória para o Campeonato Placard, vencendo o Carvalhos, lanterna-vermelha, por 7-4.

Guilherme Frias ainda empatou depois do capitão oliveirense Lucas Martinez ter inaugurado o marcador, mas João Souto garantiria a vantagem ao intervalo.

No arranque da segunda parte, Bruno Di Benedetto e Franco Platero destacaram a equipa de Nuno Resende, mas dois golos de Rúben Sousa voltavam a equilibrar a partida. Num equilibrio que talvez não se esperasse.

Coube novamente a Souto desequilibrar, respondendo ao bis de Rúben com outro bis (que se juntava ao golo da primeira parte para um hat-trick) em menos de três minutos. E, na segunda desvantagem de três golos, o Carvalhos já não conseguiu responder. No selar do resultado, Lucas Martinez fez o sétimo da Oliveirense, e Vasco Casanova fechou a contagem da partida.

Esta 5ª jornada ficará fechada na próxima quarta-feira, com as partidas das equipas que tiveram compromissos na WSE Cup. Destaque para o duelo entre Juventude Pacense e Porto, pelo histórico de "problemas" que os pacenses têm causado aos dragões.

5ª jornada

Oliveirense 7-4 Carvalhos • 9.Nov

• Sporting 2-4 Óquei de Barcelos • 9.Nov

• Benfica vs. Riba d'Ave • 12.Nov, 18h

• Sanjoanense vs. Póvoa • 12.Nov, 21h

• Valongo vs. Braga • 12.Nov, 21h

• Tomar vs. Turquel • 12.Nov, 21h

• Juv. Pacense vs. Porto • 12.Nov, 21h30

Classificação

1º Benfica¹ (12 pontos), 2º Óquei de Barcelos (12), 3º Sporting (10), 4º Oliveirense (8), 5º Braga¹ (7), 6º Valongo¹ (7), 7º Porto¹ (6), 8º Riba d'Ave¹ (6), 9º Turquel¹ (6), 10º Tomar¹ (6), 11º Sanjoanense¹ (3), 12º Juv. Pacense¹ (3), 13º Póvoa¹ (0), 14º Carvalhos (0)

¹ menos um jogo

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
World Skate Europe
Dia de Jogo: 9 de Novembro de 2025

Dia de Jogo: 9 de Novembro de 2025

9 de Novembro de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard, com o arranque da 5ª jornada. Em virtude da WSE Cup, disputam-se apenas duas partidas, com reedição de Clássico no João Rocha três dias depois e uma 'obrigação' em Oliveira de Azeméis.

Andes Talleres e SEC vencem Pan-Americano

Andes Talleres e SEC vencem Pan-Americano

Andes Talleres, no masculino, e SEC, no feminino, são os grandes vencedores do Pan-Americano de Clubes que decorreu esta semana em San Juan, depois de vencerem, respectivamente Hispano e Independiente de la Florida. Olímpia e IMPSA venceram nos Sub-19.

Mandam os da casa... e o Voltregà

Mandam os da casa... e o Voltregà

A 1ª mão dos oitavos-de-final da WSE Cup teve triunfos caseiros em sete das oito partidas, com o Voltregà, que venceu em Monza, a ser a excepção que confirma a regra. Juventude Pacense, Sanjoanense, Braga e Riba d'Ave levam vantagem para a 2ª mão.

Paulo Paiva
'Leão' rugiu mais alto no Campeonato Brasileiro

'Leão' rugiu mais alto no Campeonato Brasileiro

O Sport, do Recife, sagrou-se, no passado dia 1 de Novembro, campeão brasileiro. A equipa que conta com Bruno Matos venceu, na final, o Mogiana de Alan Karan por 5-4 no culminar de seis dias de muito Hóquei em Patins na pista do Clube Português.

Uma questão de passaporte

Uma questão de passaporte

Como no Mundial de Clubes, as escolhas de Edo Bosch para a Champions League estão condicionadas pelo 'estatuto' de extracomunitários de Gonzalo Romero, Danilo Rampulla e Facundo Navarro. O regulamento para os jogos internacionais permite apenas dois.

Depois da Champions League, a WSE Cup

Depois da Champions League, a WSE Cup

Arranca este sábado a WSE Cup, segunda prova europeia, a mais 'democrática' nos troféus (44) entregues. Há 16 equipas na corrida, com seis ex-campeões e, já nos 'oitavos', Riba d'Ave e Tomar reeditam uma das meias-finais da última edição.

San Juan chama pelo Hóquei em Patins

San Juan chama pelo Hóquei em Patins

Em San Juan, onde decorre o Pan-Americano, vai-se falando nos corredores que há os Mundiais de Hóquei em Patins de 2026 podem realizar-se ali. Para já, não há qualquer confirmação sequer da possibilidade, mas falta muito tempo...