Andes Talleres e SEC vencem Pan-Americano
Andes Talleres, no masculino, e SEC, no feminino, são os grandes vencedores do Pan-Americano de Clubes que decorreu esta semana em San Juan, depois de vencerem, respectivamente Hispano e Independiente de la Florida. Olímpia e IMPSA venceram nos Sub-19.

Terminaram este sábado, no imponente Aldo Cantoni, os Campeonatos Pan-Americanos de Clubes, análogos à europeia Champions League.
Em disputa no Aldo Cantoni e nas pistas de Richet y Zapata, Bancaria, Social e Olimpia, estiveram desde dia 2 quatro competições: de Seniores Masculinos e Femininos, e de Sub-19 também nos dois géneros.
Andes Talleres campeão
O Andes Talleres venceu o Pan-Americano de Clubes, repetindo o sucesso de 2016. Os mendoncinos venceram o Hispano e sucedem ao San Jorge, com quem tinham perdido na final em 2024, contando os chilenos com o contributo do português Tiago Sanches.
24 equipas foram distribuídas por seis grupos, apurando-se os oito melhores para a Copa Oro, outras oito para a Copa Plata e as restantes para a Copa Bronce, todas com disputa em quartos-de-final, meias-finais e final, garantindo sete dias de jogos a todas as equipas.
No caminho para a principal final destes Pan-Americanos, o Andes Talleres - que esteve no recente Mundial de Clubes - eliminou o Leonardo Murialdo por 1-5 e o Huracán por 1-2, ao passo que o Hispano venceu a Casa de Italia por 2-7 e o Lomas de Rivadavia por 3-1.
Na final, um triunfo por 0-3, mas apenas com golos nos últimos sete minutos.
Num ritmo bem alto, tendo em conta que era o sexto jogo na semana, o Andes Talleres foi mais perigoso na primeira parte, chegando mesmo a festejar um golo. Mas com a baliza fora do sítio, o golo não foi validado, e Lucas Ramella, guardião do Hispano, seria o principal responsável do nulo ao intervalo.
O Hispano foi mais afoito no arranque da segunda parte, mas o Andes Talleres recuperou o controlo da partida e, a sete minutos do fim, Exequiel Tamborindegui, num excelente lance individual, serviu Nicolas Muzzio para o tento inaugural. Três minutos depois, quando o Hispano já se precipitava ofensivamente, Muzzio voltou a estar no sítio certo depois de nova iniciativa de Tamborindegui, desta feita a rematar para o fundo das redes na recarga a um primeiro remate.
Com três minutos para jogar, Valentino Rossignoli, jogador de apenas 19 anos, saiu em contra-ataque, com um pormenor delicioso tirou o adversário directo do caminho, e rematou para - com muita felicidade, que Ramella não merecia - matar o jogo.
Um golo decidiu no feminino
Em Seniores Femininos, com 15 equipas, as argentinas do SEC venceram com um golo solitário de Julieta Martin Romeu, numa transição com um remate da zona frontal, a seis minutos do fim, mas a campanha do Independiente de la Florida merece destaque.
As chilenas, com a consagrada Fernanda Hidalgo na baliza, tinham vencido o detentor do troféu Aberastain (1-0), Vilanova (1-5), Andes Talleres (0-6) e Concepción (3-2) na primeira fase, vencendo depois as compatriotas do San Jorge por 5-0 e, novamente, as argentinas do Concepción, agora por claros 5-1, nas meias-finais.
O SEC, Sindicato Empleados de Comercio, protagonizou um percurso mais complicado. Na primeira fase, empatou com o San Jorge (2-2), mas venceu o Parana (1-3), o Leonardo Murialdo (2-3) e o San Martin (0-3). A eliminar, foi de empate em empate. Nos "quartos" com o Leonardo Murialdo, a dois, com vitória por 1-3 nas grandes penalidades, e nas "meias" a zero com o Social, valendo novamente maior acerto nos castigos máximos, com triunfo por 2-1.
As duas equipas, a manterem-se as regras deste ano, disputarão o Mundial de Clubes de 2026 com as finalistas da Champions League.
Valentina Diaz, dos chilenos do Vilanova, foi a melhor marcadora, com 12 golos, só não marcando num dos oito jogos que disputou.

Olímpia e IMPSA vencem Sub-19
Em Sub-19, com 16 equipas no masculino e 11 no feminino, os vencedores foram Olímpia e IMPSA. E o finalista vencido foi o Concepción.
No masculino, o Olímpia venceu por 7-2, com um hat-trick de Santiago Butazzoni (melhor marcador da competição com 11 golos), um bis do capitão Lorenzo Cañamero e golos de Benjamin Bailon e Bautista Pérez. Ignacio Sotomayor apontou os dois golos do Concepción.
No feminino, o título é para as mendoncinas do IMPSA, que venceram o Concepción por 2-1. Só houve golos na primeira parte, com o IMPSA a virar o marcador por Angelina Giunta e Morena Padilla (a mais certeira da prova, com 10 golos) depois de Maria Illanes ter inaugurado o marcador.
Termina o Pan-Americano de Clubes, mas não pára o Hóquei em Patins internacional em San Juan. Já esta segunda-feira, arranca o Pan-Americano de selecções, qualificatório para os World Skate Games.
Nos Sub-19 Masculinos e nos Seniores Femininos, a competição contará com Argentina, Brasil, Chile e Colômbia, acrescendo os Estados Unidos na prova de Seniores Masculinos.
Haverá também competição de Sub-19 Femininos, que não constam no cartaz dos World Skate Games, que contará apenas com Argentina, Chile e Colômbia.
Domingo, 9 de Novembro de 2025, 0h16







