Mandam os da casa... e o Voltregà

A 1ª mão dos oitavos-de-final da WSE Cup teve triunfos caseiros em sete das oito partidas, com o Voltregà, que venceu em Monza, a ser a excepção que confirma a regra. Juventude Pacense, Sanjoanense, Braga e Riba d'Ave levam vantagem para a 2ª mão.

Mandam os da casa... e o Voltregà

Sete vitórias em casa e a vitória do Voltregà em Monza é o saldo da primeira mão dos oitavos-de-final da WSE Cup. A vantagem de cinco golos do Juventude Pacense será a mais confortável para a segunda mão, podendo carimbar o primeiro apuramento da sua História na Suíça.

Juventude Pacense com apuramento na mão

Depois de se ter estreado na época passada nas andanças europeias, o Juventude Pacense pode escrever nova página inédita com a primeira eliminatória ganha. A vitória por 8-3 sobre o Diessbach na primeira mão abre boas perspectivas.

Yanic Dysli inaugurou o marcador para o campeão helvético, mas os pacenses deram a volta para 4-1 - com golos de Miccoli, Tomás Pereira (de grande penalidade) e bis de Filipe Flórido - ainda na primeira parte.

Na etapa complementar, os helvéticos, com novo golo de Yanic e outro de Maël Dysli reduziram para 4-3 em seis minutos, e o "susto" despertou a equipa de Hugo Azevedo para mais golos: quatro em cinco minutos, provavelmente a resolver a eliminatória. Miccoli assinou mais dois golos, José Cancela fez o sétimo e Tomás Pereira fechou as contas ainda com largos 14 minutos para jogar.

Nos quartos-de-final, Juventude Pacense ou Diessbach terão pela frente adversário catalão. Leve a melhor o Caldes ou o Noia. Para já, está o Caldes em vantagem, ao vencer por 5-3. Na vitória da equipa de Edu Candami, Adrià Ballart assinou um hat-trick e Lluc Vila bisou.

Sanjoanense com três golos de vantagem

A Sanjoanense também logrou uma boa vantagem, vencendo o Coutras por 5-2.

Alex Mount fez o primeiro com apenas dois minutos decorridos e Hugo Santos elevou para 2-0 aos seis, frente a um Coutras treinado por Marc Povedano e que de francês tem muito pouco. De facto, nenhum dos oito jogadores que viajaram até São João da Madeira nasceu em terras gaulesas.

O Coutras, finalista na última (e primeira) edição da WSE Trophy, reduziu pelo catalão Gerard De Sivatte a meio da primeira parte e, aos 11 da segunda, igualava por Emiliano Chiconi.

No entanto, De Sivatte veria azul um minuto volvido, e a Sanjoanense aproveitou a superioridade numérica para dois golos, por Hugo Santos e Nuno Araújo. A vantagem dava tranquilidade e os pupilos de Reinaldo Ventura controlaram o jogo. A seis minutos do fim, João Pedro Pereira fixou o resultado, e os alvinegros levam três golos de vantagem a França.

O vencedor desta eliminatória, terá pela frente Alcoi ou Lleida, sendo que a equipa da comunidade valenciana parte para a segunda mão com uma vantagem tangencial. Com dois golos para cada lado nos primeiros 25 minutos, Joan Pascual desequilibrou o marcador na etapa complementar.

Braga vence Lodi

O Braga recebeu e venceu o Lodi por 5-3. Vice-campeão italiano, o Lodi teve a desfeita de ver o seu "ex" Filipe Fernandes apontar o segundo golo, depois de Pedro Mendes ter inaugurado o marcador. Gonçalo Neto faria o terceiro, para uns primeiros 25 minutos que pareciam perfeitos. Mas, no derradeiro minuto, "Checco" Compagno reduziu.

António Trabulo elevou para 4-1, mas, com golos de Davide Nadini e Andrea Borgo, os de Pierluigi Bresciani relançavam a discussão da eliminatória. E, mesmo que Gonçalo Neto tenha feito o 5-3, os bracarenses terão de ter cautelas na deslocação na segunda mão.

Depois, para quem levar a melhor, segue-se Quévert ou Calafell, e é a formação gaulesa, que conta com os portugueses Tomás Cardoso e Rafa Lourenço, venceu o "primeiro round" por 2-1 aos catalães de Guillem Cabestany.

Riba d'Ave garante vantagem ao cair do pano

Entre equipas portuguesas, o Riba d'Ave venceu o Tomar por 3-2, naquela que é simultaneamente a vantagem lusa mais curta para gerir (para os ribadavenses) e a única desvantagem lusa para virar (para os tomarenses). Sendo que, na caminhada para a final da última edição, o Tomar perdeu a primeira mão nos oitavos-de-final e quartos-de-final...

No "Inferno das Tílias", Nanu Castro fez o primeiro do jogo aos nove minutos, mas os tomarenses deram a volta com golos de Filipe Almeida e Xanoca. Na segunda parte, Nanu voltou a marcar para o empate a 11 minutos do fim e, a poucos segundos do derradeiro apito, Gustavo Pato apontou o tento da vitória.

O vencedor, necessariamente português, deste duelo defrontará provavelmente o Voltregà, única equipa a lograr vencer fora nesta primeira mão.

Alex Rodriguez marcou a meio da primeira parte e aos 15 minutos da segunda. Matteo Galimberti reduziu, mas Aleix Molas repôs uma vantagem de dois golos que a equipa de Ferran López defenderá em Sant Hipólit.

A segunda mão destes oitavos-de-final disputa-se a 22 de Novembro.

Oitavos-de-final - 1ª mão

Juv. Pacense 8-3 Diessbach • 8.Nov

Sanjoanense 5-2 Coutras • 8.Nov

Braga 5-3 Lodi • 8.Nov

Riba d'Ave 3-2 Tomar • 8.Nov

Caldes 5-3 Noia • 8.Nov

Alcoi 3-2 Lleida • 8.Nov

Quévert 2-1 Calafell • 8.Nov

• Monza 1-3 Voltregà • 8.Nov

Oitavos-de-final - 2ª mão

• Diessbach vs. Juv. Pacense • 22.Nov, 17h30

• Tomar vs. Riba d'Ave • 22.Nov, 18h

• Noia vs. Caldes • 22.Nov, 19h30

• Calafell vs. Quévert • 22.Nov, 19h30

• Voltregà vs. Monza • 22.Nov, 20h

• Lleida vs. Alcoi • 22.Nov, 20h

• Coutras vs. Sanjoanense • 22.Nov, 20h30

• Lodi vs. Braga • 22.Nov, 20h45

Horários das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Paulo Paiva
'Leão' rugiu mais alto no Campeonato Brasileiro

'Leão' rugiu mais alto no Campeonato Brasileiro

O Sport, do Recife, sagrou-se, no passado dia 1 de Novembro, campeão brasileiro. A equipa que conta com Bruno Matos venceu, na final, o Mogiana de Alan Karan por 5-4 no culminar de seis dias de muito Hóquei em Patins na pista do Clube Português.

Uma questão de passaporte

Uma questão de passaporte

Como no Mundial de Clubes, as escolhas de Edo Bosch para a Champions League estão condicionadas pelo 'estatuto' de extracomunitários de Gonzalo Romero, Danilo Rampulla e Facundo Navarro. O regulamento para os jogos internacionais permite apenas dois.

Depois da Champions League, a WSE Cup

Depois da Champions League, a WSE Cup

Arranca este sábado a WSE Cup, segunda prova europeia, a mais 'democrática' nos troféus (44) entregues. Há 16 equipas na corrida, com seis ex-campeões e, já nos 'oitavos', Riba d'Ave e Tomar reeditam uma das meias-finais da última edição.

San Juan chama pelo Hóquei em Patins

San Juan chama pelo Hóquei em Patins

Em San Juan, onde decorre o Pan-Americano, vai-se falando nos corredores que há os Mundiais de Hóquei em Patins de 2026 podem realizar-se ali. Para já, não há qualquer confirmação sequer da possibilidade, mas falta muito tempo...