Tomás Santos prolonga vínculo até 2029

A poucos dias de completar 18 anos, Tomás Santos viu o Porto anunciar o prolongar do vínculo até 2029. Talvez 'a cereja no topo do bolo' de um 2025 em que se sagrou campeão europeu de Sub-23 e de Sub-19 de quinas ao peito e campeão nacional pelo Porto.

Tomás Santos prolonga vínculo até 2029

A escassos 18 dias de completar 18 anos, Tomás Santos já teve uma "prenda" do Porto, que anunciou o prolongamento do vínculo com o jovem jogador até 2029.

Tomás, o mais jovem do plantel às ordens de Paulo Freitas, torna-se o jogador com vínculo anunciado por mais tempo, superando o final de contrato de Gonçalo Alves e Pol Manrubia, ambos até 2028.

Carlo Di Benedetto, Ezequiel Mena, Hélder Nunes e Telmo Pinto foram anunciados até 2027, e Rafa terá contrato até 2026, tal como Xavi Malián, sendo que o zerozero já anunciou que o guardião catalão acordado ficar até 2028. De Edu Lamas, que terminava ligação no último defeso, e Leonardo Pais não houve anúncio público da duração dos contratos vigentes.

Aposta de futuro

Tomás Santos chegou ao Porto (ou melhor, regressou, depois de uma primeira passagem entre Carvalhos, onde se iniciou, e Valongo) em 2024, com apenas 16 anos. Era Sub-17 do Valongo, onde regressara depois de uma temporada na Oliveirense, mas já ia surgindo na equipa principal. E, mesmo escolhido para 11º jogador de Ricardo Ares, trabalharia com o plantel principal, com um vínculo até 2027.

No infortúnio de algumas lesões dos companheiros, foi várias vezes convocado, mas poucas vezes foi a pista. Esta época, em 10 jogos oficiais dos dragões, foi apenas chamado à partida da 4ª jornada do Campeonato Placard, frente ao Riba d'Ave, mas aproveitou em pleno, marcando um golo quando Paulo Freitas o fez entrar.

Internacional jovem português, Tomás foi vice-campeão europeu de Sub-17 em 2023 e vice-campeão mundial de Sub-19 em 2024. Este ano de 2025, tem sido de glória. Campeão europeu de Sub-23 às ordens de Paulo Freitas, sagrar-se-ia campeão nacional pelo Porto e ainda campeão da Europa de Sub-19, capitaneando a selecção das quinas e terminando como melhor marcador. Apontou oito tentos, marcando em todos os cinco jogos.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Federação de Patinagem de Portugal
Primeiros passos no caminho da 'prova rainha'

Primeiros passos no caminho da 'prova rainha'

Arrancou a Taça de Portugal, com a realização da pré-eliminatória. Pelas condicionantes dos sorteios, dificilmente alguma das equipas desta pré-eliminatória chegará a uma fase avançada, mas houve emoção, figuras maiores e motivos para festa.