No aproveitar da superioridade esteve o ganho

Com dois golos numa superioridade numérica e sem sofrer golos em duas inferioridades, o Sporting destacou-se no Clássico e controlou a partida, sem que o Porto se reencontrasse. A Oliveirense passou o Porto e, na perseguição ao líder, o Óquei de Barcelos venceu em Valongo.

No aproveitar da superioridade esteve o ganho

O Sporting venceu este domingo o Porto por 5-2, num jogo em que - como para as competições europeias - voltou a ser respeitado um minuto de silêncio por Júlio Rendeiro, certamente vivido de forma diferente por Joan Ignasí e Xano Edo, que viram esta semana partir Joan Edo, respectivamente pai e avô.

Os leões entraram melhor, com mais intensidade, mas o jogo virou com o azul a Rafa Bessa aos seis minutos. O Porto não conseguiu marcar com mais um, mas continuou por cima, no seu melhor período do jogo... até que Hélder Nunes viu o azul aos 10 minutos e meio.

Em superioridade, Facundo Navarro, no embalo de uma Supertaça em que assinou um hat-trick, inaugurou o marcador. E, a um segundo de entrar o quinto jogador azul-e-branco, Nolito Romero fez o 2-0.

O Porto acusou a desvantagem e, num bom envolvimento, o "ex" Diogo Barata fez valer a "lei", e fez o 3-0 a sete minutos do descanso perante uns dragões completamente amorfos.

Dois minutos volvidos, Rafa Bessa via novo azul, e o Porto tinha oportunidade de "voltar ao jogo", mas foi precipitado nos remates, invariavelmente contra as caneleiras adversárias, e também não conseguiu agarrar a partida.

Ainda pior, esteve a equipa de Paulo Freitas no arranque dos segundos 25 minutos. Sucederam-se as oportunidades para o Sporting, com - talvez num risco assumido - completo desequilibrio defensivo do Porto. E, aos três minutos, Alessandro Verona fez o 4-0. E os leões descansaram, sempre controlando a partida.

Telmo Pinto reduziu a meio desta etapa complementar, mas tal em nada fez tremer o Sporting ou galvanizar o Porto, num jogo que foi rolando para os minutos finais sem grandes incidências.

O Porto, muito com o coração, procurou novo golo, mas acabou por ver Danilo Rampulla ampliar a dois minutos do fim, "picando" sobre um desamparado Malián depois de deixar Manrubia para trás.

Gonçalo Alves não conseguiu bater Xano Edo no livre directo da 10ª falta com pouco mais de um minuto para jogar, valendo, numa jogada de insistência, um tento de Carlo Di Benedetto para atenuar - mas pouco... - a derrota azul-e-branca.

O Sporting soma agora 16 pontos no 3º lugar, atrás de Benfica e Óquei de Barcelos, e com mais seis que o Porto.

Óquei de Barcelos segura o 2º lugar

Na perseguição ao líder Benfica, que só joga quarta-feira, o Óquei de Barcelos venceu em Valongo por 3-5.

No primeiro jogo depois do anúncio da saída de Miguel Moura, que não tardou a ser apresentado pelo Juventude Pacense - e com o jovem "Kiko" Pinto convocado por Raul Meca - o Valongo adiantou-se com um golo de Folhetas, irmão do barcelense Pedro Silva. Mas, com dois golos, Miguel Rocha virou o resultado ainda na primeira parte.

Na segunda parte, foi novamente o Valongo - e Folhetas - a marcar primeiro, mas Ivan Morales fez o 2-3 para uma vantagem que Tato Ferruccio dilatou com um bis. João Maló, no derradeiro minuto, fixou o resultado.

Oliveirense passa Porto

Aproveitando a derrota do Porto, a Oliveirense subiu ao 5º lugar, somando a terceira vitória, sempre frente a equipas que esta época regressaram à categoria máxima. Depois de Póvoa e Carvalhos, o Turquel, por 4-1.

Bruno Di Benedetto e Franco Platero marcaram nos primeiros 10 minutos, reduzindo os turquelenses a três minutos do descanso por Martim Costa, quando a equipa de Nuno Resende jogava em inferioridade por azul a João Souto. Na etapa complementar, Di Benedetto assinou um segundo golo e o capitão Lucas Martínez encerrou a contagem.

Esta 7ª jornada da fase regular do Campeonato Placard fica completa a 26 de Novembro, com as restantes quatro partidas. Destaque para mais um teste a um percurso 100% vitorioso do Benfica, que recebe o Juventude Pacense, e para o reencontro entre Tomar e Riba d'Ave, apenas quatro dias depois dos ribadavenses terem logrado um empate que valeu o apuramento para os quartos-de-final da WSE Cup.

7ª jornada

• Valongo 3-5 Óquei de Barcelos • 23.Nov

Oliveirense 4-1 Turquel • 23.Nov

Sporting 5-2 Porto • 23.Nov

• Benfica vs. Juv. Pacense • 26.Nov, 20h30

• Póvoa vs. Braga • 26.Nov, 21h

• Sanjoanense vs. Carvalhos • 26.Nov, 21h

• Tomar vs. Riba d'Ave • 26.Nov, 21h

Classificação

1º Benfica¹ (18 pontos), 2º Óquei de Barcelos (18), 3º Sporting (16), 4º Braga¹ (13), 5º Oliveirense (11), 6º Porto (10), 7º Tomar¹ (9), 8º Valongo (8), 9º Riba d'Ave² (6), 10º Sanjoanense¹ (6), 11º Turquel (6), 12º Juv. Pacense² (4), 13º Carvalhos¹ (1), 14º Póvoa¹ (0)

¹ menos um jogo, ² menos dois jogos

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Dia de Jogo: 23 de Novembro de 2025

Dia de Jogo: 23 de Novembro de 2025

Domingo, 23 de Novembro, é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard, com três jogos da 7ª jornada, entre os quais um acto da época do Clássico entre Sporting e Porto. Os leões costumam mandar perante o seu público, mas os dragões têm boa memória da última deslocação ao João Rocha.

Só Nantes venceu fora no arranque da WSE Cup Women

Só Nantes venceu fora no arranque da WSE Cup Women

Nos cinco jogos da 1ª mão dos oitavos-de-final da WSE Cup Women, o Nantes foi o único a vencer fora. Sanjoanense, Noisy, Sant Cugat e Vordemwald somaram vitórias para defender na 2ª mão.

Emoção na definição dos 'quartos' da WSE Cup

Emoção na definição dos 'quartos' da WSE Cup

O apuramento histórico do Juventude Pacense e a passagem da Sanjoanense foram tranquilos. Mas, da defesa da vantagem do Braga, à recuperação do Riba d'Ave e à reviravolta de Monza, penáltis e um prolongamento, não faltaram emoções no fecho dos 'oitavos' da WSE Cup.

World Skate Europe
Dia de Jogo: 22 de Novembro de 2025

Dia de Jogo: 22 de Novembro de 2025

Sábado, 22 de Novembro, é 'Dia de Jogo' na WSE Cup, Men e Women. No masculino, decide-se a passagem aos quartos-de-final, ao passo que no feminino se joga a primeira mão dos 'oitavos'.