Sétima conseguida à tangente
O Benfica venceu um Juventude Pacense que deu luta até ao fim por tangencial 2-1 e, com a sétima vitória em sete jogos, volta a destacar-se na liderança da fase regular do Campeonato Placard.

O Benfica é, de novo, líder isolado da fase regular do Campeonato Placard, depois de somar a sétima vitória em outros tantos jogos para o campeonato, a 12ª entre todas as competições. Mas o Juventude Pacense vendeu cara a derrota, no único triunfo tangencial das águias neste arranque de campeonato.
Num início de jogo marcado pela homenagem do Benfica a Sérgio Caetano, líder da claque Diabos Vermelhos, com a entrega de uma coroa de flores pelo capitão Diogo Rafael, o Benfica beneficiou cedo de uma superioridade numérica por azul a José Cancela.
Viti, de novo titular, ameaçou o golo que, Zé Miranda, aos três minutos, concretizou, surgindo solto para picar sobre Gabriel Costa.
Os encarnados estavam mais fortes, pressionantes, rematadores, mas o Juventude Pacense ganhou uma grande penalidade aos seis minutos. Pedro Rocha não conseguiu bater Conti Acevedo, mas foi o tónico para a reacção da sua equipa, que passou a ter mais posse de bola e a reclamar mais oportunidades de golo.
O Benfica voltaria a mandar no jogo nos derradeiros minutos dos primeiros 25, a carregar em busca do segundo golo, mas, contra a corrente do jogo, seriam os pacenses a marcar. A menos de um minuto do descanso, Miccoli, o capitão, desfeiteou o guardião argentino das águias para a igualdade com que se chegaria ao intervalo.
Na segunda parte, entrou Nil Roca, de regresso depois de ter estado ausente nas partidas com o Póvoa, para o campeonato, e Oliveirense, para a Champions League. E, com pouco mais de cinco minutos cumpridos, respondia ao segundo poste para o 2-1, no culminar de uma entrada forte da equipa de Edu Castro.
O Juventude Pacense voltou a reagir. A equipa de Hugo Azevedo, apesar de só ter quatro pontos em cinco jogos (aguardando decisão do jogo interrompido em Riba d'Ave) neste arranque de campeonato, mostrou a personalidade que a afirmou nas duas últimas épocas na categoria máxima e, com o reforço de Janeiro, Miguel Moura, na bancada, condicionou de sobremaneira o jogo dos encarnados.
Aos 12 minutos, a equipa de Hugo Azevedo beneficiou de nova grande penalidade, mas Diogo Abreu também não conseguiu bater Conti, e a diferença tangencial persistiria até final, não obstante algumas oportunidades de parte a parte e a aposta em cinco jogadores no derradeiro "assalto" pacense em busca da igualdade.
As águias terminaram a gerir o tempo de jogo, adiaram a entrada do quinto jogador de pista do adversário e seguraram a vitória e os três pontos que as voltam a destacar do Óquei de Barcelos no topo da classificação.
Para as duas equipas - como para todas do Campeonato Placard -, seguem-se os 32-avos-de-final da Taça de Portugal, prova a que chegaram às meias-finais na última edição. O Benfica joga em Santa Cita no sábado e o Juventude Pacense visita o CART no domingo.
7ª jornada
• Valongo 3-5 Óquei de Barcelos • 23.Nov
• Oliveirense 4-1 Turquel • 23.Nov
• Sporting 5-2 Porto • 23.Nov
• Benfica 2-1 Juv. Pacense • 26.Nov
• Póvoa vs. Braga • 26.Nov, 21h
• Sanjoanense vs. Carvalhos • 26.Nov, 21h
• Tomar vs. Riba d'Ave • 26.Nov, 21h
Classificação
1º Benfica (21 pontos), 2º Óquei de Barcelos (18), 3º Sporting (16), 4º Braga¹ (13), 5º Oliveirense (11), 6º Porto (10), 7º Tomar¹ (9), 8º Valongo (8), 9º Riba d'Ave² (6), 10º Sanjoanense¹ (6), 11º Turquel (6), 12º Juv. Pacense¹ (4), 13º Carvalhos¹ (1), 14º Póvoa¹ (0)
¹ menos um jogo, ² menos dois jogos
Horários das partidas na hora local (Portugal continental).
Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025, 22h07





