Benfica vence Manlleu e lidera grupo na Champions League Women
Com uma vitória sobre o Manlleu, o Benfica fecha a ronda inaugural da fase de grupos da Champions League Women na frente do Grupo B, dado que Palau e Fraga dividiram pontos no outro jogo. Vila-sana e Gijón confirmaram, com vitórias, favoritismo no Grupo A.

Aos três minutos, Mireia Codinach viu azul por falta sobre Sara Roces, com direito a livre directo. Roces não conseguiu transformar em golo, mas a destacadíssima melhor marcadora da última edição da prova (16 golos contra 10 da segunda melhor) redimiu-se na superioridade numérica com o tento inaugural da partida. E, aos oito minutos, bisou, num remate forte que Abril Alonso não conseguiu deter.
A grande aposta para o Benfica repetir a "excepção" de 2015, quando conseguiu o único título europeu que, em toda a história da competição, escapou às equipas espanholas, mostrava serviço, mas as águias, apesar de algum ascendente, não conseguiriam destacar-se mais no marcador, com a formação orientada pela histórica Maria Diez ("Peke") a mostrar argumentos, não obstante o 6º lugar actual na OK Liga. O que diz muito do valor do campeonato espanhol.
Com as argentinas Valentina Fernandez e Flor Felamini a serem o toque de experiência numa equipa jovem - por exemplo, Tania Padrosa tem 16 anos e a guarda-redes suplente Judit Serra tem 15 -, o Manlleu reduziu aos 11 minutos, numa grande penalidade transformada por Blanca Angrill, com um remate forte e colocado.
Na segunda parte, o Manlleu tentou ter a bola mais tempo, planeando mais os seus ataques, mas a estratégia não parecia dar frutos. O Benfica organizava-se bem e criava perigo no ataque. E, aos sete minutos, a capitã encarnada Marlene Sousa dilatou, em lance individual.
O Manlleu voltaria a marcar. Maria Celeste Vieira defendeu um primeiro remate forte de Blanca Angrill, mas a catalã reagiu rápido e foi fazer a recarga ao seu próprio tiro para o 3-2 aos oito minutos e meio. Mas Blanca viu pouco depois azul e o Benfica voltou a ser eficaz na superioridade. Marlene inventou um passe entre as pernas e, solta ao segundo poste, Raquel Santos fez o 4-2.
O Benfica parecia ter o jogo na mão. Até porque, à entrada dos 10 minutos finais, Blanca teve oportunidade de reduzir em nova grande penalidade, mas não conseguiu, mantendo-se uma "almofada" de dois golos.
No entanto, em iniciativa individual, a catalã de 21 anos que brilhou nesta partida, assinaria um terceiro golo a quatro minutos e meio do final, e o desfecho ficava em aberto, mas o Benfica controlou bem. Com poucos segundos para jogar, Marlene Sousa sofreu a 10ª falta e Aimee Blackman acabou com a discussão.
No outro jogo do Grupo B, Palau e Fraga, os dois últimos campeões europeus, dividiram pontos com um empate a dois. Laura Puigdueta fez o primeiro ainda não estavam cumpridos cinco minutos. A argentina Julieta Fernandez igualou a meio da primeira parte, mas a compatriota Ana Lucia Maldonado voltou a colocar o Palau na frente quase de pronto.
As duas albicelestes desperdiçaram livres directos a meio da segunda metade de uma partida pautada pelo equilíbrio, sendo a igualdade final ditada por novo golo de Julieta Fernandez, logrado a seis minutos do final.
O Fraga recebe na próxima jornada o Benfica.
Vila-sana e Gijón confirmam favoritismo
No Grupo A, Vila-sana e Gijón confirmaram o favoritismo que lhes é apontado aos dois primeiros lugares.
O Vila-sana, com Sandra Bento Coelho entre os postes, goleou o Trissino por 7-0, com os dois reforços ex-Palau, campeãs europeias de clubes e selecções, em destaque. Aina Florenza marcou quatro e Elsa Salvanyà, de apenas 17 anos, assinou um hat-trick.
O Trissino resistiu até ao intervalo, quando perdia por apenas 1-0, mas, no arranque da etapa complementar, o Vila-sana de Lluis Rodero disparou para quatro golos de vantagem.
O Gijón, líder da OK Liga "ex aequo" com o Fraga, venceu na pista do Cerdanyola, 8º classificado, por 0-2. A portuguesa Ana Catarina Ferreira inaugurou o marcador a meio da segunda parte e Maria Igualada confirmou o triunfo já nos cinco minutos finais.
Na próxima ronda, agendada para 13 de Dezembro, Gijón e Vila-Sana medem forças nas Astúrias.
1ª jornada
• Cerdanyola 0-2 Gijón • 29.Nov
• Vila-sana 7-0 Trissino • 29.Nov
• Palau 2-2 Fraga • 29.Nov
• Benfica 5-3 Manlleu • 30.Nov
Grupo A
1º Vila-sana (3 pontos), 2º Gijón (3), 3º Cerdanyola (0), 4º Trissino (0)
Grupo B
1º Benfica (3 pontos), 2º Fraga (1), 3º Palau (1), 4º Manlleu (0)
2ª jornada
• Manlleu vs. Palau • 13.Dez, 17h
• Fraga vs. Benfica • 13.Dez, 19h
• Gijón vs. Vila-sana • 13.Dez, 19h15
• Trissino vs. Cerdanyola • 13.Dez, 20h30
Horários das partidas na hora local.
Domingo, 30 de Novembro de 2025, 12h39








