Adeptos de coisa nenhuma: racismo na Serie A1
O Azzurra Novara insurgiu-se contra cânticos e insultos racistas dirigidos a Bruno Dinis por 'adeptos' do Lodi. O clube vice-campeão italiano distanciou-se dos actos desses pseudo adeptos, condenando também veemente as atitudes de quem não tem lugar no desporto. E não só.

Este sábado, em jogo a contar para a 9ª jornada da fase regular da Serie A1, o Lodi venceu o Azzurra Novara por 3-5 no Pala Dal Lago, palco dos World Skate Games em 2024. Mas, além de vitória e derrota, golos marcados, sofridos e desperdiçados, tudo parte do desporto, a partida ficou manchada pelas atitudes racistas de um punhado de ditos "adeptos" do Lodi.
Perto do intervalo, esses "adeptos" dirigiram cânticos e insultos racistas a Bruno Dinis, ex-Riba d'Ave e reforço do Azzurra Novara para esta temporada, tendo marcado um golo neste jogo. O jogador de 27 anos, internacional jovem português, não demorou a conquistar os adeptos locais na sua chegada a Itália. e o Azzurra Novara saiu em sua defesa e contra atitudes que nada têm a ver com o desporto.
A Azzurra Hockey Novara afasta-se e condena os cânticos chocantes e claramente racistas iniciados por um grupo de pseudo-adeptos do Amatori Lodi durante o jogo de sábado, 29 de Novembro, no Pala Dal Lago, dirigidos ao nosso Bruno Dinis: um atleta que sempre se destacou pelo seu espírito desportivo, fair play, profissionalismo e devoção às cores da Azzurra.
Reportámos este incidente, ocorrido no final da primeira parte, à federação, para que se tomem medidas não só com palavras, mas também com ações contra aqueles que - ainda hoje, em 2025 - utilizam epítetos que nada têm a ver com desporto saudável e limpo, sobretudo quando gritados num contexto onde estiveram presentes alunos do primeiro ano de uma escola de Novara (no âmbito de um projeto relacionado com a promoção do Hóquei nas escolas da cidade), com crianças de 6 e 7 anos e os respectivos pais ‘obrigados’ a ouvir palavras que nada têm a ver com o civismo.
Estamos a recolher material áudio e vídeo para corroborar o exposto.
Defenderemos sempre um desporto inclusivo, sério e civilizado que diga claramente "Não" ao racismo. Sem "ses", "mas" ou "poréns".
O Lodi, vice-campeão italiano, também reagiu, condenando o comportamento dos seus "adeptos" - que de forma alguma representam os adeptos dos "giallorossi" - e apresentando as suas desculpas a Bruno Dinis.
O Amatori Wasken Lodi condena e afasta-se do comportamento de alguns dos seus adeptos durante a partida de ontem em Novara. Os nossos adeptos não se comportam de maneira tão degradante; o Amatori Wasken sempre se comprometeu activamente a combater e prevenir situações vergonhosas como esta, com a máxima determinação. Assim, temos tolerância zero para incidentes desta gravidade. Lamentamos profundamente o sucedido, apresentamos as nossas mais sinceras desculpas ao atleta Bruno Dinis e esperamos que tal nunca se repita, em qualquer contexto.
O Azzurra Novara terá feito uma exposição à federação italiana, aguardando-se uma acção que poderá penalizar o Lodi, apesar do clube em si nada ter a ver com o comportamento daqueles "adeptos".
De resto, para além de Bruno Dinis, visado com insultos racistas, também Domenico Illuzzi foi alvo da falta de civismo, não obstante ter capitaneado o Lodi a várias conquistas. Verdadeiros adeptos saberiam e reconheceriam isso...
Domingo, 30 de Novembro de 2025, 17h10








