Benfica e Sporting passam testes complicados
Benfica e Sporting tiveram uma tarde complicada na Segunda Circular, mas terminaram com os três pontos frente a Tomar e Juventude Pacense. Às águias valeram os golos de Gonçalo Pinto e uma grande exibição de Pedro Henriques. Os leões só resolveram na recta final.

Houve sobressaltos dos dois lados da Segunda Circular nas partidas de Benfica e Sporting. Já se sabia que Tomar e Juventude Pacense seriam testes difíceis e estiveram à altura em pista.
Na Luz, entre duas equipas em que as balizas não têm tido dono esta época, Pedro Henriques e António Marante foram protagonistas, possivelmente os dois melhores em pista, com destaque para o guardião das águias.
O Tomar, que não tem logrado o brilho de outras temporadas, realizou provavelmente o melhor jogo da época, ainda que acabasse por regressar à cidade templária sem pontos.
Num jogo com oportunidades de um e outro lado, o Benfica aproveitou o desequilíbrio de um ataque tomarense para, numa transição rápida, Zé Miranda servir Gonçalo Pinto para o único golo da primeira parte. Ainda que os encarnados até dispusessem de dois minutos de superioridade numérica por azul a Ivo Silva, e os de Tomar tivessem oportunidade de livre directo - que Ivo e Remi Herman, na repetição, tentaram converter -, a poucos segundo do intervalo, na 10ª falta do Benfica.

Na etapa complementar, a equipa de Edu Castro entrou forte e, aos cinco minutos, o Tomar chegava à nona falta. Ainda assim, a equipa leonina equilibrava o jogo e ia somando oportunidades, com Pedro Henriques a chamar a si os holofotes. Foram mesmo várias vezes as que os adeptos do Tomar, nas costas do guardião, cantaram o golo... mas sem se confirmar.
Aos 10 minutos, na 10ª falta, Zé Miranda não conseguiu bater António Marante e, sem preocupação com faltas - também com a dupla de arbitragem mais permissiva, tornando-se o jogo duro, com muitos choques -, o golo parecia eminente em qualquer baliza.
Nuno Lopes arriscou o "cinco-para-quatro" com pouco menos de dois minutos para jogar e esteve perto de ganhar a aposta, mas acabou por perder tudo. Gonçalo Pinto recuperou a bola e rematou para a baliza deserta, para o 2-0 final.
O Benfica soma a nona vitória em outros tantos jogos, fechando esta fase do campeonato, antes da pausa natalícia, nos Carvalhos.
Sporting decide nos últimos seis minutos
No João Rocha, o Sporting venceu o Juventude Pacense por 6-3, segurando o 2º lugar ainda que à condição. O Óquei de Barcelos tem menos dois jogos, um a cumprir este domingo.
Na primeira parte, não houve golos, apesar das oportunidades de grande penalidade, duas para os visitantes e um para os anfitriões, e das superioridades numéricas, com os leões a verem um azul e os pacenses três.
Já na segunda parte, mesmo sobre o final de uma superioridade que vinha da primeira, o Sporting inaugurou o marcador. Alessandro Verona fez o primeiro. E, pouco depois, "Nolito" Romero fez o segundo e Verona bisou para o terceiro.
Os pacenses continuavam a pecar de bola parada, com o capitão Miccoli a perder mais duas ocasiões, mas, a partir dos oito minutos, e no espaço de três, a equipa de Hugo Azevedo acertaria com a baliza e igualaria o marcador. Miccoli bisou, com um golo de Joca Guimarães pelo meio, ficando o jogo completamente relançado.
Entre o acusar de golos sofridos do Sporting e a motivação pela "remuntada" do Juventude Pacense, tardaria a surgir novo golo. E surgiria do mais jovem no jogo. A seis minutos do fim, Santiago Honório - depois de ter assistido para o segundo golo na Corunha - fez o 4-3.
Joca Guimarães dispôs de mais uma bola parada favorável aos pacenses, mas Xano Edo recusava-se a ser batido nesse capítulo, e o Sporting respiraria com novo golo - o terceiro - de Verona. Romero fixou o resultado com dois minutos para jogar.
Ainda este domingo, a 9ª jornada fica concluída com mais três partidas. Porto, Oliveirense e Óquei de Barcelos deslocam-se às pistas de Valongo, Riba d'Ave e Póvoa.
9ª jornada
• Sanjoanense 5-3 Turquel • 13.Dez
• Braga 6-4 Carvalhos • 13.Dez
• Sporting 6-3 Juv. Pacense • 14.Dez
• Benfica 2-0 Tomar • 14.Dez
• Valongo vs. Porto • 14.Dez, 18h
• Riba d'Ave vs. Oliveirense • 14.Dez, 18h30
• Póvoa vs. Óquei de Barcelos • 14.Dez, 19h
Classificação
1º Benfica (27 pontos), 2º Sporting (22), 3º Braga (19), 4º Óquei de Barcelos² (18), 5º Porto¹ (13), 6º Tomar (13), 7º Sanjoanense¹ (12), 8º Valongo¹ (11), 9º Oliveirense¹ (11), 10º Riba d'Ave² (6), 11º Turquel (6), 12º Juv. Pacense¹ (5), 13º Carvalhos (4), 14º Póvoa¹ (0)
¹ menos um jogo, ² menos dois jogos
Horários das partidas na hora local (Portugal continental).
Domingo, 14 de Dezembro de 2025, 16h47







