Saindo, pé ante pé, de 2025

A 10ª jornada do Campeonato Placard, derradeira de 2025, arranca esta quarta-feira, mas só ficará completa na segunda-feira, dia 22, ao quinto dia de jogos. Destaque para o dérbi minhoto entre Óquei de Barcelos e Braga, e para o duelo leonino entre Tomar e Sporting.

Saindo, pé ante pé, de 2025

Se a 9ª ronda se "espalhou" por três dias, a 10ª, que fecha o ano civil de 2025, será realizada em nada menos que cinco. Paulatinamente, as equipas entrarão de férias, para voltarem apenas após a Passagem de Ano.

A jornada arranca com três partidas esta quarta-feira.

Nos Carvalhos, o líder Benfica é favorito, em busca da 10ª vitória no campeonato. Se vencer, bate o arranque de 1982/83 e começa 2026 apenas atrás dos dois melhores arranques de campeonato, ambos às ordens de Pedro Nunes: 11 vitórias consecutivas em 2016/17 e 12 em 2015/16.

À mesma hora, o Sporting defronta o Tomar na cidade templária. O Sporting venceu nove dos últimos 10 duelos oficiais com a sua filial nº 1, mas, na última vez que as duas equipas se encontraram, no passado mês de Setembro, a equipa de Nuno Lopes fez a desfeita de vencer o Troféu Stromp em pleno João Rocha. E, agora, vem de uma elogiada exibição na Luz.

No Minho, há dérbi entre Óquei de Barcelos e Braga, respectivamente 3º e 4º classificados, separados por meros dois pontos, sendo que os barcelenses têm um jogo a menos. Os bracarenses têm estado em destaque nesta fase regular, somando apenas derrotas frente a Sporting e Benfica.

Dois dias depois, sexta-feira, há duelo entre Porto e Sanjoanense no Dragão Arena, com os dragões a tentarem - depois da primeira vitória fora - o terceiro triunfo consecutivo no campeonato.

No sábado, o Turquel recebe o Póvoa num jogo de sobremaneira importante na luta pela manutenção. A equipa da Aldeia do Hóquei é - à condição por o Juventude Pacense ter menos um jogo - a primeira acima da linha de água com seis pontos, ao passo que os poveiros empunham a lanterna-vermelha, ainda à procura dos primeiros pontos.

Domingo, há encontro entre o passado e presente de Raul Meca. O técnico, que orientou o Riba d'Ave nas últimas cinco temporadas, regressa ao "Inferno das Tílias", agora como adversário, ao comando do Valongo.

Finalmente, segunda-feira, dia 22, a fechar a jornada (e 2025), o Juventude Pacense tem a visita da Oliveirense. Será a sexta oportunidade para a equipa de Oliveira de Azeméis se estrear a vencer fora neste campeonato, enquanto os pacenses, com um jogo a menos, procuram uma segunda vitória que os tire da ingrata posição na zona de despromoção.

10ª jornada

• Carvalhos vs. Benfica • 17.Dez, 21h

• Tomar vs. Sporting • 17.Dez, 21h

• Óquei de Barcelos vs. Braga • 17.Dez, 21h30

• Porto vs. Sanjoanense • 19.Dez, 20h30

• Turquel vs. Póvoa • 20.Dez, 21h

• Riba d'Ave vs. Valongo • 21.Dez, 17h

• Juv. Pacense vs. Oliveirense • 22.Dez, 21h30

Classificação

1º Benfica (27 pontos), 2º Sporting (22), 3º Óquei de Barcelos¹ (21), 4º Braga (19), 5º Porto (16), 6º Tomar (13), 7º Oliveirense (12), 8º Sanjoanense¹ (12), 9º Valongo (11), 10º Riba d'Ave¹ (7), 11º Turquel (6), 12º Juv. Pacense¹ (5), 13º Carvalhos (4), 14º Póvoa (0)

¹ menos um jogo

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
«Ter dois guarda-redes deste nível é fantástico»

«Ter dois guarda-redes deste nível é fantástico»

Num jogo em que Benfica e Tomar tiveram 'as mesmas chegadas à baliza', as águias marcaram e os tomarenses não. Sem querer personalizar, Edu Castro regozijou-se com a qualidade dos seus guarda-redes e analisou a importância da mobilidade de João Rodrigues.

«Faltam golos, e tivemos oportunidades para os fazer»

«Faltam golos, e tivemos oportunidades para os fazer»

No final da partida na Luz, Nuno Lopes lamentou a falta de golos, destacando Pedro Henriques como o 'homem do jogo'. O técnico tomarense elogiou a partida da sua equipa e a intensidade colocada em pista e, não obstante a derrota, a fórmula terá de ser esta nas próximas partidas.