Passagem de ano ao ritmo de vitórias

Nas várias zonas dos vários campeonatos nacionais a decorrer em Portugal, sete equipas entrarão em 2026 apenas com vitórias. Destaque para a Juventude de Viana, com 11 vitórias, para o domínio do costume do Benfica no feminino, e para um dueto na Zona Norte B da III Divisão.

Passagem de ano ao ritmo de vitórias

O Benfica lidera o Campeonato Placard só com vitórias, perseguindo o seu melhor registo de sempre, de 2015/16, quando venceu os 12 primeiros jogos no que seria um bom auspício para a conquista do campeonato. O penúltimo conquistado pelas águias.

Mas não é só no mais mediático dos campeonatos portugueses que há campanhas a assinalar.

Desde logo, na Zona Norte da II Divisão, a Juventude de Viana é quem leva mais jogos a vencer para o campeonato, com 11 vitórias, liderando com melhor ataque (68 golos marcados) e melhor defesa (20 golos sofridos).

A equipa de André Torres caminho a passos largos para o regresso à categoria máxima apenas um ano volvido, até porque os perseguidores mais directos são três equipas "B", que não entram nas contas da subida. A Académica, em 5º, iria ao play-off de subida caso a primeira fase terminasse agora, sendo que está a distantes 14 pontos dos vianenses.

Trio vencedor na III Divisão

Na III Divisão, há três equipas só com vitórias, todas em nove partidas. O Vila Praia lidera a Zona Norte A, havendo uma inusitada igualdade entre Gulpilhares e Vila Boa do Bispo na Zona Norte B.

Ambos com iguais 27 pontos, Gulpilhares e Vila Boa do Bispo têm também iguais 42 golos marcados, estando os gulpilharenses no topo da classificação por terem menos um golo sofrido.

Benfica (Placard), Juventude de Viana (II Divisão), Vila Praia, Gulpilhares e Vila Boa do Bispo (III Divisão), Os Limianos (Sub-23) e Benfica (Nacional Feminino) contam por vitórias todos os jogos que disputaram até ao momento nos seus campeonatos.

Gulpilhares e Grândola sem perder

Na Zona Centro do Nacional Sub-23, o Gulpilhares também ainda não perdeu, mas já tem dois empates nas oito partidas disputadas. Actualmente, é 2º, atrás do Mealhada, mas a equipa de Gaia tem menos um jogo realizado.

Também invicto em dois campeonatos distintos, segue o Grândola, mas quer a equipa principal, quer os Sub-23, falham o registo 100% vitorioso por um empate.

Na Zona Sul B da III Divisão, o Grândola tem oito vitórias e um empate, ao passo que na Zona Sul do Nacional de Sub-23 tem cinco vitórias e um empate. Mas impressionantes 45 golos em seis jogos, num máximo de golos por jogo (7.5) nas provas masculinas. Mas depois há o inevitável Benfica no feminino.

De resto, nos Sub-23, o melhor registo - e o único 100% vitorioso - é d'Os Limianos, que lideram a Zona Norte com sete vitórias em sete jogos, o melhor ataque e a melhor defesa.

O "amasso" do costume

Na Zona Sul do Campeonato Nacional Feminino, o Benfica soma oito vitórias em outros tantos jogos, com 128 golos marcados (16 golos por jogo!) e apenas cinco sofridos.

Nas oito partidas realizadas, a equipa de Paulo Almeida, que procura o 13º título consecutivo, só em duas ficou abaixo da dezena de golos. Curiosamente, foram ambos em casa, frente a Académica (5-1) e Parede (9-1).

AMGRoller Compozito